E aí, fanáticos! Tudo certo? Bora aprender ou conhecer mais sobre como jogar tênis?

Esse esporte garante a ganha de diversos benefícios e ainda te pode te acompanhar pela vida toda (se você quiser, é lógico).

Vale lembrar que esse texto não é apenas para aqueles que querem aprender a jogar tênis, mas também para aqueles que já conhecem a modalidade e querem aperfeiçoar ainda mais o conhecimento sobre esse esporte.

O que é a modalidade de tênis?

De origem inglesa, o jogo de tênis é composto por dois jogadores, duas raquetes, uma bola de tênis, uma quadra e uma rede. Claro, existem as modalidades em dupla.

O objetivo, simplificando bem, é rebater a bola para além da rede com a ajuda de uma raquete. E, para marcar o ponto, é necessário que a bola atinja o chão adversário, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola.

Crédito: Luis Cândido/Luz Press

Sendo assim, já dá para ter uma noção de que a modalidade exige aspectos de ataque e defesa, ou seja:
– rebater bem a bola e dificultar para o adversário: ataque;
– bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário, etc: defesa.

Falando tudo assim até parece até fácil, né? Mas quando vai aprender a como jogar tênis o assunto fica um pouco mais sério. Isso porque o esporte, apesar de parecer, não consiste apenas em alcançar a bola, e sim em:
– Equilíbrio;
– Força na perna e nos braços;
– Respiração coordenada;
– Raciocínio rápido.

Como jogar tênis?

Talvez você tenha ficado um pouco impressionado pelo tanto de coisas que o tênis exigirá de você, caso comece a aprender como jogar tênis.

Crédito: Getty Images

Mas a melhor dica é também o melhor conselho que é dado para você que quer aprender a como jogar tênis: procurar um profissional de educação física para te dar aulas.

Normalmente, na maioria das cidades, existem escolas que são montadas exclusivamente para dar aulas dessa modalidade e, dessa forma, facilita a escolha para aqueles que querem saber como jogar.

Além disso, são esses locais que garantem que você realmente vai aprender a jogar tênis da forma correta. Isso porque, não é de hoje, que muitos se dizem profissionais para ensinar a técnica mas não são.

Vale lembrar que a contratação de um professor que não seja formado em educação física traz riscos para a saúde daquele que busca aprender como jogar tênis. O risco de lesões, por ter sido ensinado de maneira errada, é muito grande.

Por isso, a primeira dica é essa, procure sempre um profissional para aprender a como jogar tênis, beleza?

Benefícios da modalidade

Como já citamos, os benefícios são gigantes para aqueles que procuram como jogar tênis e iniciam o treinamento da modalidade. Dá só uma olhada em alguns benefícios que o tênis oferece:

– Você pode jogar em todas as idades, ou seja, não é algo que você começa hoje e tem tempo para terminar;

Crédito: Getty Images

– O tênis é um esporte que pode envolver a família toda;

– A modalidade é desenvolver fisicamente o corpo, garantindo resistência cardíaca, força das pernas e reação rápida;

– Além da parte física, o tênis desenvolve o raciocínio também;

– Assim como a maioria dos esportes, o tênis permite que você tenha uma socialização maior, principalmente durante as aulas com outros alunos.

Lógico que esses são apenas alguns benefícios daqueles que optam por aprender a como jogar tênis. Aliás, muitos praticantes afirmam que a modalidade pode oferecer muitas outras vantagens.

Se faltava algum motivo para você ir aprender a como jogar tênis, nós te demos cinco. Então não tem mais desculpa para começar a praticar.

Regras do jogo

É lógico que para aprender como jogar tênis, é essencial que você também aprenda as regras do jogo. Aliás, elas podem parecer bem difíceis, mas ao longo dos dias de treino, você vai pegando o jeito.

O jogo de tênis consiste em uma marcação de pontos que subdivide o jogo em set e games.

No caso dos games, eles são constituídos por um conjunto de pontos que são contados por 15, 30, 40 e game.

Já o set é um agrupamento dos games, com contagens feitas por 1, 2, 3, 4, 5 e set.

Vale lembrar que o jogo pode ser feito em dupla ou individualmente. E, para que a partida comece, independente do número de jogadores, é feito um sorteio. Para conquistar esse jogo, o ganhador tem que conseguir 6 games e com, pelo menos, 2 games de vantagem.

Mas, caso tenha o empate em 40 x 40, o desempate é feito com a conquista de dois pontos seguidos por uma equipe.

Já no caso dos sets, quando há empate em 6 a 6, acontece a disputa do tie-break. Para que o desempate ocorra, o jogador tem que conquistar 7 pontos com a vantagem de 2 pontos.

Materiais para jogar tênis

Crédito: Getty Images

Lógico que aqui, você terá uma noção mais resumida dos materiais que você precisará ter para aprender a como jogar tênis. Isso porque seu professor pode te indicar modelos específicos para o seu caso, como tamanho de raquete e tudo mais.

Mas, em geral, os materiais necessários para jogar tênis, são:

– Raquete;

– Tênis adequado:

Crédito: Divulgação

Como esse da Adidas, modelo Gamecourt. Com maior amortecimento, o modele contribui para a prática de tênis.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Adidas Gamecourt!

– Roupas leves e confortáveis,  confeccionadas em materiais leves, o que garante mais conforto na movimentação.

Crédito: Getty Images

Ficou com vontade de ter essa tal roupa leve, se liga nessa regata e nessa bermuda da Head! Ambos estão disponíveis na loja da Fut!

– Além, de claro, as bolas, que também estão disponíveis na loja a Fut.

Crédito: Divulgação Wilson

Na loja da Fut, existem vários modelos de bolas para jogar tênis, como é o caso do Kit Bolas de Tênis Wilson Roland Garros All Court.

– E também existem os materiais opcionais que dão mais conforto na hora dos jogos, como a munhequeira e a faixa de cabeça.

Na loja a Fut, você pode conferir a faixa para cabeça da Under Armour, uma das marcas mais conhecidas mundialmente e, também, a munhequeira da Adidas! Clica nos links e dá uma conferida!

como-jogar-tenis

Crédito: Getty Images

Onde jogar tênis

A modalidade de tênis é uma das que mais oferecem tipos de lugares diferentes para jogar. Claro que não é em qualquer canto, mas quadras com diferentes tipos de piso podem ser utilizadas.

O motivo de poder ser jogado em diferentes quadras, é o fato de que o quique da bolinha muda em cada cenário. Sendo assim, uma quadra é mais indicada para treinar, outra é mais indicada para aprender e outra para jogar.

Mas melhor do que explicar, é dar exemplos dos tipos de quadras existentes, né? Então se liga:

– Saibro: esse tipo de quadra é feita com pó de tijolo batido, o que deixa o piso bem fofo. Por isso, quando a bolinha quica, quase todo o peso dela é absorvido pelo chão, fazendo com que ela perca a velocidade.

Crédito: Getty Images

Um tênis indicado para quem está começando e aprendendo como jogar tênis, é o Asics Gel-Pacemaker. O modelo conta com uma tecnologia que melhora a estabilidade e protege as regiões de maior impacto.

Crédito: Divulgação Asics

Se interessou? Se liga que na loja da Fut o Asics está disponível! Clique aqui e confira!

– Pequeno deslize: feita de pó de saibro, essa é uma das quadras mais lisas. Com isso, o jogador consegue deslizar e chegar na bolinha mais rápido que o normal;

Crédito: Divulgação Masters Monte

Para jogos mais movimentados, o tênis Adidas Adizero Club é um dos mais indicados. Isso porque ele protege, é leve, o que permite maior movimentação e ainda garante que a transpiração do pé ocorra.

Crédito: Divulgação Adidas

Ah, ele também está disponível na loja da Fut, clica aqui e já vai dar uma olhada!

– Sintético: As quadras sintéticas são as que menos absorvem o impacto da bolinha contra o chão, mesmo tendo uma camada interna de borracha. Deste modo, a bolinha perde menos a velocidade e não sobe tanto, porém, deixa o jogo cada vez mais rápido;

Crédito: Getty Images

Falando novamente em jogo rápido, outro tênis indicado para esse tipo de jogo é o Fila Top Spin. Além de ser perfeito para jogos rápidos, ele se adapta a todos os tipos de quadra, o que permite que você tenha uma maior usabilidade do tênis.

E se você está achando que esse tênis também tem na loja da Fut, você achou certo! Clique aqui e já adquire o seu!

– Carpete: primeiramente não, esse tipo de carpete não é o modelo usado em casas. Comparando os dois tipos de carpete, o que é usado em uma quadra de tênis é mais borrachudo, o que permite que a bola perca um pouco a velocidade do quique. Uma diferença válida é que esse tipo de quadra é feita apenas em locais fechados;

Por ser quadra fechada e por já termos indicado diferentes tipos de tênis, decidimos te indicar, no caso da quadra de carpete, uma camiseta super leve. Com a camisa Fila Azetec Box Team 84, você garante que não vá transpirar tanto durante o jogo.

como jogar tênis

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre esse modelo!

Piso errante: o piso é feito com compostos de borracha e, além disso, o piso pode ser enrolado e levado para outra quadra;

Se tem outra vestimenta que você tem que escolher a dedos quando for aprender como jogar tênis, essa vestimenta é o short. Nada de short super apertado e que não permitam a transpiração.

Por isso, uma ótima pedida é a bermuda Fila Since II. Clique aqui e dá uma olhada.

– Grama: nada de comparar esse piso com campo de futebol, beleza? O tipo de grama usado para jogar tênis é outro, além disso, ela é densa e baixa, podendo ser podada a uma altura de apenas 8 milímetros. Esse tipo de piso oferece pouco atrito para frear a bola, por isso, é o jogo que ganha mais velocidade.

Jogadores de tênis que fizeram história

Se faltava inspiração para você começar a aprender como jogar tênis, aqui vai um top 5 dos melhores da história na modalidade. Se liga:

1 – Novak Dejokovic

Crédito: Divulgação/APT TOUR

O tenista sérvio é referência não apenas em títulos, como também em controle emocional. Até hoje, Dejokovic é dono de 12 Grand Slam, sendo 5 no Open da Austrália, 3 em Roland Garros, 3 em Wimbledon e 1 no Open dos EUA.

2- Rafael Nadal

Crédito: Philippe Montigny/FFT

Nascido em Manacor, na Espanha, Rafael Nadal tem como características marcantes sua dedicação e entrega. Ao todo, são 14 Gram Slam conquistados, com 9 em Roland Garros, 1 no Open da Austrália, 2 em Wimbledon, e 2 no Open dos EUA.

3- Roger Federer

Crédito: Getty Images

O sueco começou a jogar tênis aos 8 anos de idade e se destacou logo de cara. Com capacidade técnica elevada, seu jogo é marcado pela elegância e classe. Aliás, quando o assunto são os títulos, Federer também se destaca.

Ao todo, são 17 Grand Slam, 7 em Wimbledon, 4 no Open da Austrália, 1 em Roland Garros e 5 no Open dos EUA.

4- Pete Sampras

como jogar tênis

Crédito: Getty Images

O americano é conhecido como um dos mais rápidos, já que seus jogos sempre se adaptaram aos pisos rápidos. Sampras ganhou 7 torneio do Grand Slam em Wimbledon, além de 5 torneios no Open dos EUA e 2 Open da Austrália.

5- André Agassi

como jogar tênis

Crédito: Filip Singer

O também americano, André Agassi fez história com seus looks alternativos e sua vida pessoal midiática. Agasse foi responsável por vencer 8 torneios Grand Slam, 4 no Open da Austrália, 2 no Open dos EUA, 1 em Roland Garros e 1 em Wimbledon. Além disso, Agassi foi o primeiro a completar o Grand Slam.

6- Gustavo Kuerten

Crédito: Julian Finney/ Getty Images

Mais conhecido como Guga, o tenista é considerado o maior tenista nacional. Condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais, o brasileiro é tricampeão de Rolland Garros.

E aí, curtiu entender um pouco mais sobre a modalidade e como jogar tênis? Só não vai esquecer de procurar um profissional para colocar tudo isso em prática.

Aliás, quer continuar no assunto? Aproveita para conferir o texto que temos aqui no blog sobre partes de cada tênis. A partir disso você entende o motivo de que a escolha certa para cada modalidade é importante.

E, corre pra loja da Fut para conferir os materiais disponível para você colocar em prática a modalidade!

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!