Fanáticos e Fanáticos mundo afora, chegou o momento tão esperado de quatro em quatro anos: É hora dos Jogos Olímpicos! Por isso, o Blog da Fut separou uma lista com curiosidades do Brasil nas Olimpíadas.
O Brasil é um país com muita história nas Olimpíadas, marcada por momentos emocionantes, conquistas inspiradoras e curiosidades que nem todos conhecem. Mas, antes de conhecer as maiores curiosidades do Brasil nas Olimpíadas, confira a página especial da FutFanatics sobre Olimpíadas e participe do nosso Quiz Olímpico para ganhar cupons de desconto.
Curiosidades do Brasil nas Olimpíadas
Estreia Olímpica em Paris
Sabia que a primeira participação do Brasil em uma Olimpíada foi em 1900, em Paris? Naquela época, apenas seis atletas representaram o país, competindo em modalidades como natação, tiro e atletismo. Logo na segunda edição de Jogos Olímpicos, a primeira de muitas curiosidades do Brasil nas Olímpiadas.
Primeiro Ouro
A primeira medalha de ouro do Brasil veio logo na segunda edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1904, em St. Louis. O responsável por este feito histórico foi Guilherme Paraense, na prova de tiro livre com pistola.
O herói Adhemar da Silva
Adhemar Ferreira da Silva foi um dos maiores atletas da história olímpica brasileira. Entre 1952 e 1960, conquistou três medalhas no salto triplo, sendo bicampeão olímpico e recordista mundial por 17 anos. Até hoje, Adhemar é homenageado pelo clube que competia. O São Paulo Futebol Clube mantém duas estrelas amarelas em sua camisa para relembrar os ouros do brasileiro.
A gigante Rebeca Andrade
A Ginasta que quebrou barreiras, Rebeca Andrade fez história nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao conquistar a primeira medalha individual feminina de ginástica artística para o Brasil. Sua prata na trave foi um marco para o esporte nacional. Mas o melhor estava por vir. Rebeca foi campeã olímpica do Salto e foi a primeira medalha de ouro das mulheres na ginástica.
Futebol: Uma Paixão Olímpica
O futebol é uma das modalidades mais populares nas Olimpíadas, e o Brasil tem um histórico de sucesso na competição. A Seleção Brasileira masculina já conquistou duas medalhas de ouro. A primeira medalha dourada do futebol brasileiro veio apenas em 2016. Porém, não poderia ser melhor. No Maracanã lotado, Neymar conduziu o Brasa rumo ao ouro em cima da Alemanha nos pênaltis.
Marta: A Rainha do Futebol
Marta, considerada por muitos a melhor jogadora de futebol de todos os tempos, também brilhou nas Olimpíadas. Ela é a maior medalhista olímpica da história do futebol feminino, com duas medalhas de prata e uma de bronze. Em Atenas, 2004, Marta conduziu o Brasil rumo a prata. Além disso, a Rainha marcou época, disputando em Paris sua última edição de Jogos Olímpicos.
Vôlei: Uma História de Glória
O vôlei é outro esporte que rende muitas alegrias para o Brasil nas Olimpíadas. A Seleção Brasileira masculina é tricampeã olímpica (1992, 2004 e 2016), enquanto a feminina bicampeã (2008 e 2012). Além das medalhas na quadra, nas areias olímpicas o Brasil também deita e rola. São 13 medalhas conquistadas pela modalidade que entrou na programação olímpica em Atlanta 1996.
Mais de 100 medalhas
O Brasil já conquistou 150 medalhas em Jogos Olímpicos. 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze. O Judô é a modalidade esportiva que mais conquistou medalhas para o Brasil, com 22 conquistas no total, sendo 4 ouros, 3 pratas e 17 bronze
Maiores Medalhistas brasileiros
Ao longo da história das Olimpíadas, o Brasil já conquistou medalhas em muitas modalidades. Mas você sabe qual é o atleta que mais conquistou medalhas em Olimpíadas? Na verdade são dois. Os velejadores Torben Grael e Robert Sheidt conquistaram cinco medalhas cada.
Legado Olímpico
Mais do que Esporte As Olimpíadas vão além das competições esportivas. Elas trazem consigo um legado de infraestrutura, desenvolvimento social e cultural para os países sede. No Brasil, os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixaram um legado importante, com a revitalização de áreas degradadas e a construção de novos equipamentos urbanos. Claro que não poderia ficar de fora das curiosidades do Brasil nas Olimpíadas.
E aí, bora saber se agora você acerta todas nossas perguntas na página Olímpica da Fut? Clique aqui e confira!
Veja também no Blog da Fut: Skate nas Olimpíadas – conheça mais do esporte que é esperança de medalha pro Brasil em Paris 2024
Kamilla Cardoso – Quem é a promessa do Basquete Brasileiro
Regras do Tênis: conheça como funciona um dos esportes mais fantásticos do mundo
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!