Fanático que é fanático de verdade sabe tudo de esportes. Caso não saiba, chegamos com as regras do tênis, esporte que explodiu no Brasil depois do fenômeno Guga Kuerten, e aos poucos está ganhando espaço novamente no coração dos brasileiros.

Como as regras do tênis definem o tamanho da quadra? Como é a pontuação do jogo na regra do tênis? Qual altura da rede está na regra do tênis? Tudo isso você vai saber agora!

Antes disso, confira os produtos de tênis disponíveis na Fut.

Conheça as principais regras do Tênis

regras do tênis - FutFanatics

Quadra de Tênis: A quadra de tênis pode ser de grama, saibro, cimento ou carpete, com dimensões específicas. As quadras podem ser de simples (um jogador contra outro) ou duplas (dois jogadores em cada lado). A quadra deve ser um retângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura, para os jogos de simples. Para os jogos de duplas e quadra deve medir 10,97 m de largura.

Redes:

regras do tênis - FutFanatics
Close-up photo of tennis ball hitting to net. Sport concept.

Altura da rede: 0,914m

Altura dos postes: 1,07m

Diâmetro máximo do cabo que suspende a rede: 0,8cm

Largura máxima da alça central: 5cm

Raquetes e Bolas

O jogo é jogado com raquetes e uma bola de tênis. As raquetes têm uma área de cabeça específica e devem cumprir regulamentos de tamanho e peso. As bolas de tênis também têm especificações padrão.  A bola de tênis deve ter um diâmetro entre 6,54 e 6,86 centímetros e um peso entre 56 e 59,4 gramas. Os tamanhos e pesos variam de acordo com o tipo de piso que é jogado.

Pontuação

O tênis é jogado em sets e jogos. Um set é composto por games, e um game é composto por pontos. A pontuação é contada como “15”, “30”, “40” e “jogo” (ou “zero”). Se ambos os jogadores estão em 40-40, é chamado de “deuce”. O próximo ponto após o deuce é vantagem para o jogador que ganhou o ponto. Se esse jogador ganhar o próximo ponto, ele ganha o “game”; se perder, o jogo volta a ficar em deuce. Um jogo é composto por pontos, games e sets. Os pontos são contados dentro do “game”. O game é somado dentro do set. Vence quem alcançar 6 games primeiro. Em caso de empate em 5 a 5, quem abrir dois games de vantagem, chegando a 7, vence. Em caso de empate em 6 a 6 o set vai para o tie-breack. O jogo é decidido em melhor de 3 sets para homens e mulheres em todos os torneios. Existem quatro torneios que são exceções para os homens, os Grand Slams são jogadores em 5 sets.

Serviço

O jogo começa com um saque, onde um jogador lança a bola para o ar e a acerta em direção ao lado oposto da quadra. O serviço deve ser feito dentro das linhas da área de saque e cair na quadra diagonalmente oposta. O jogador tem duas chances para fazer um saque válido. Se o serviço tocar a rede e cair na quadra do oponente, é chamado de “let”, e o saque deve ser refeito.

Faltas e Penalidades

Existem várias maneiras pelas quais um jogador pode cometer uma falta, como não conseguir devolver a bola dentro das linhas da quadra, tocar a rede com a raquete ou o corpo, ou cometer uma falta de pé durante o serviço. Essas faltas resultam em pontos para o adversário.

E aí, fanático, agora que você está pronto para pegar a raquete e ir para a quadra, confira aqui os produtos que vão ajudar a melhorar o teu jogo.

Confira também no Blog da Fut: Regras do Beach Tennis: saiba como é jogado o esporte do momento

Regras do Futebol Americano: Saiba como jogar o esporte da bola oval

Regras do Futebol Society: tudo o que você precisa saber para se tornar um craque do esporte

5 Regras da natação: Conheça as principais normas do esporte

Regras do boxe: conheça tudo sobre o esporte

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!