Fala Fanático! Tudo bem? Hoje o assunto por aqui é Natação. Você sabia que o Mundial de Esportes Aquáticos terá início no próximo dia 18 de junho? Pois é, o Mundial de Natação será disputado em Budapeste, na Hungria. Mas aí eu te pergunto: Você conhece ao menos 5 regras da natação?

Antes de elencar as 5 regras da natação, vou contar algumas curiosidades. A piscina olímpica, usada em Jogos Olímpicos e Mundiais necessariamente deve ter 50 metros de comprimento por 25 de largura. Outra curiosidade é a profundidade da piscina, que deve ter 3 metros.

Outra curiosidade é que durante uma prova de nado livre, o atleta pode ficar em pé na piscina. Isso mesmo, ele não será desclassificado por isso, desde que não comece a andar. Está lá no livro de regras da Fina (Federação Internacional de Natação. Garanto que vai ser difícil encontrar alguém com 3 metros de altura.

Outra curiosidade é que durante competições organizadas pela Fina existem 16 pessoas trabalhando por prova. São eles: Árbitro Geral (2); Supervisor da Mesa de Controle (1); Juízes de Nado (4); Juízes de Partida (2); Chefe dos Juízes de Viradas (2, 1 em cada cabeceira da piscina); Juízes de Viradas (1 em cada raia nas duas cabeceiras da piscina); Anotador Chefe (1); Banco de Controle (2); Locutor (1).

Agora vamos ao o que interessa: 5 regras da natação

1 – Trajes dos nadadores

Essa é uma das 5 regras da natação que mais causou polêmica e discussão nos últimos anos. Em meados de 2008, pouco antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, os trajes ultra tecnológicos começaram a ser usados. Até aí, tudo bem! Mas aos poucos todos os grandes recordes mundiais e posteriormente olímpicos começaram a ser quebrados.

Os trajes eram compostos por uma película ultra fina que repelia a água e contraia os músculos dos atletas. Dessa forma, eles nadavam muitos mais leves, sem a resistência da água, e os tempos passaram a cair rapidamente.

Em 31 de dezembro de 2009 a Fina decidiu por acabar com os ‘Supermaiôs’ e definiu novas regras paras os trajes. Além dos tradicionais óculos e toucas, o material usado nos trajes dos atletas deve ser fabricado de um material têxtil. Qualquer material que ajude na flutuação ou mobilidade do atleta é proibido.

Outra mudança foi o tamanho destes trajes. Antes era permitido que as vestimentas cobrissem todo o corpo do atleta, agora foram limitados. No masculino é permitido sungas ou shorts que não passem dos joelhos. No feminino os maiôs não podem também ultrapassar os joelhos das atletas.

Confira trajes de natação aqui na Fut!

5 regras da natação - foto 1
Reprodução/Unsplash

2 – Provas

A modalidade é dividida em 6 tipos de provas diferentes, são eles: Livre, Costas, Peito, Borboleta, Medley (mistura dos 4 estilos) e revezamento. Dentro dessas provas as distancias são definidas assim:

– Livre: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m;

– Costas: 100m e 200m;

– Peito: 100m e 200m;

– Borboleta:  100m e 200m;

– Medley: 200m (50m cada estilo) e 400m (100m cada estilo);

– Revezamento: 4x100m livre (100m cada integrante da equipe), 4x200m livre (200m cada) e 4x100m medley (100m cada integrante, um estilo por nadador).

Equipamentos para natação é com a gente!

5 regras da natação - foto 2
Reprodução/Unsplash

3 – Saída do bloco de partida

As regras de saída do bloco de largada seguem regras distintas de acordo com cada estilo de nado. Nas provas Livre, Peito, Borboleta e medley as largadas acontecem em cima do bloco com os atletas saltando e mergulhando na piscina.

Existem sinais sonoros conduzidos pelos árbitros para indicar aos atletas o ritual de largada. O árbitro geral apita, os atletas devem subir no bloco. Ao comando de “às suas marcas”, os atletas se posicionam para a largada com pelo menos um pé a frente. Quando todos estiverem imóveis, um sinal sonoro é disparado indicando o início da prova.

Já nas provas de costas e, consequentemente o medley, as partidas se dão dentro da água. O ritual é praticamente o mesmo das largadas em cima do bloco. Ao soar o apito, todos atletas dentro da água. Ao ouvir o comando “às suas marcas” os atletas devem colocar as mãos no bloco. A saída acontece após o sinal sonoro.

4 – ‘Golfinhada’

Certamente você já notou golfinhos fofinhos nadando. Na natação a técnica de submersão ganhou este apelido: Golfinhar. Essa talvez seja uma das 5 regras da natação que poucos conseguem notar. Mas os atletas não podem ficar mergulhados por muitos metros.

Mais precisamente, é proibido ficar debaixo da água por mais de 15 metros, se ficar, um dos 16 árbitros escalados para a prova pode te flagrar. Essa técnica de golfinhar consiste em esticar os dois braços, ondular o corpo e as pernas. Isso faz com que a resistência da água diminua e assim ganhe mais velocidade.

Para saber a distância correta em que ele deve sair de baixo d’água, as raias da piscina contam com marcações específicas e aquelas linhas, no fundo da piscina, são demarcadas para indicar ao atleta até onde ele pode ‘golfinhar’.

5 – Sal na Piscina (Isso mesmo!)

Sal na piscina não pode. Pois é, para a atribuição de um recorde mundial, a água da piscina também é analisada. Os recordes mundiais e os recordes mundiais juniores só serão homologados quando estabelecidos em piscina de água com menos de 3g de sal por litro de água. Nenhum recorde será reconhecido quando estabelecido em com níveis acima destes estabelecidos.

A segunda curiosidade dessa regra é que os recordes devem ser obtidos em competições ou prova realizada em público e publicamente anunciada por pelo menos três dias de antecedência da sua realização. Na hipótese de uma prova individual contrarrelógio ser mencionada por uma Federação, como tentativa de recorde, durante uma competição, então o aviso com antecedência de três dias não será necessário.

Eaí, curtiu as 5 regras da natação. Deixando claro que existem muitas outras regras além dessas citadas, mas colocamos aqui as 5 mais curiosas e importantes.

Regras do Beach Tennis: saiba como é jogado o esporte do momento

Regras do boxe: conheça tudo sobre o esporte

Regras do Futebol Americano: Saiba como jogar o esporte da bola oval

Como jogar tênis: Dicas para aprender a modalidade

Confira também aqui no Blog da Fut:

Quer começar a nadar? Ou então já é um praticante da modalidade, clique aqui e confira os PRODUTOS DE NATAÇÃO DA FUT!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!