Você já se perguntou como aqueles atletas que não nasceram no Brasil podem competir pelos Jogos Olímpicos representando o país? Essa realidade é mais comum do que imagina! Diversos esportistas se naturalizaram brasileiros ao longo dos anos e trouxeram medalhas importantes para o Time Brasil.
Mas afinal, quem são esses atletas? De quais modalidades fazem parte? Vem com a FutFanatics descobrir os nomes que fizeram (e ainda fazem) história pelo Brasil nos Jogos Olímpicos!
Confira a lista dos atletas que não nasceram no Brasil:
1. Julia Bergmann e Lukas Bergmann (Vôlei)
Nascidos na Alemanha, Julia e Lukas se mudaram para o Brasil com sua família em 2011. Filhos de pai alemão e mãe brasileira, os atletas iniciaram a carreira no vôlei quando foram morar na cidade de Toledo, Paraná.
Ao passar do tempo, Julia se juntou a seleção brasileira feminina de vôlei e chegou a conquistar a medalha de prata na Liga das Nações de 2022 e o ouro no Campeonato Sul-Americano de 2023. Enquanto isso, Lukas também seguiu os passos da irmã no vôlei e durante sua passagem na seleção brasileira masculina, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

2. Nicolas Albiero (Natação)
Nascido nos EUA, Nicolas Albiero, é filho de pai brasileiro e mãe norte-americana. Com uma carreira brilhante no circuito universitário norte americano, Nick, ganhou títulos importantes em 2021 e 2022. Entretanto, decidiu se mudar para o Brasil, em julho de 2023, para treinar no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
O grande passo na sua carreira profissional aconteceu em 2024, quando conquistou a medalha de ouro nos 200m borboleta durante a Seletiva Olímpica de Natação, garantindo sua vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris.

3. Nathalie Moellhausen (Esgrima)
Representando o Brasil na esgrima, Nathalie, nasceu em Milão, Itália. Filha de pai alemão e mãe ítalo-brasileira, a atleta representou a Itália por anos, até conquistar a nacionalidade brasileira em 2014. Desde então, conquistou diversas medalhas pela esgrima brasileira, incluindo o ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

4. Yoandy Leal (Vôlei)
Da saga de atletas que não nasceram no Brasil, Yoandy Leal, é natural de Havana, Cuba, e iniciou sua carreira na seleção cubana de vôlei em 2007. Ele veio para o Brasil continuar sua carreira, conquistando um espaço na equipe de vôlei do Cruzeiro e, em 2015, conseguiu a nacionalidade brasileira. Já em 2019, o atleta estreou na seleção brasileira, se tornando o primeiro estrangeiro a defender o Brasil no vôlei masculino.

5. Rodrigo Pessoa (Hipismo)
Filho do renomado cavaleiro brasileiro Nelson Pessoa, Rodrigo nasceu em Paris, França. Apesar de ter vivido na Bélgica e nos Estados Unidos, sempre manteve fortes laços com o Brasil. Rodrigo se destacou no hipismo, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Em Paris 2024, participou de sua oitava Olimpíada, e se tornou um dos atletas brasileiros com mais participações olímpicas.

6. Luana Silva (Surfe)
Para fechar a lista de atletas que não nasceram no Brasil, temos um nome de peso no surfe: Luana. Nascida em Honolulu, Havaí, é filha de pais brasileiros e iniciou no surfe influenciada pela família. Aos 12 anos já competia no Circuito Mundial de Surfe, mostrando o seu talento nato para o esporte.
A atleta decidiu representar o Brasil nas competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

E aí, curtiu a lista? Você também pode encontrar notícias, fatos e curiosidades sobre o universo do esporte aqui no Blog da FutFanatics.
Leia também:
Dez Curiosidades do Brasil nas Olimpíadas: Conheça 10 histórias que marcaram para sempre os brasileiros em Olimpíadas
Top 10: Ligas de futebol mais famosas do mundo e seus clubes mais fortes
João Fonseca: conheça 5 fatos sobre a promessa do tênis brasileiro