Salve, salve meus fanáticos! Quem também está ficando acordado até mais tarde pra acompanhar as Olimpíadas? Pra quem não está conseguindo acompanhar tantos esportes ao mesmo tempo, se liga nesse resumão da primeira semana de competições no Japão que nós preparamos pra você.

Olimpíadas de Tóquio

olimpiadas

A abertura das Olimpíadas como todos esperávamos foi um show de tecnologia. Tóquio, umas das cidades referência em desenvolvimento de tecnologias no mundo, usou seu ponto forte para produzir um espetáculo incrível, mas com o número de pessoas bem reduzido. A Festa aconteceu sem público, devido aos protocolos de segurança contra a covid 19.

Mas as delegações de atletas dos países participantes não deixaram a desejar, e fizeram a animação de todo o público que assistiu de casa as 2h30m de cerimônia de abertura. Uma festa que teve como foco principal mostrar que esses são os jogos da união entre os povos e da superação, não só dos atletas, mas de todos nós.

Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do Judô, foram os porta bandeiras brasileiros na abertura das Olimpíadas

As medalhas brasileiras

Nessa primeira semana de competições o Brasil já conquistou 7 medalhas, três de bronze, três de prata e uma medalha de ouro.

O judoca Daniel Cargnin, categoria até 66kg garantiu a primeira medalha do Brasil na competição. O segundo bronze veio da natação, o atleta Fernando Scheffer garantiu o terceiro lugar nos 200m livres. A judoca Mayra Aguiar garantiu a terceira medalha de bronze do Brasil em Tóquio. A judoca fez história por ser a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual, ela também foi medalhista em Londres 2012 e na Rio 2016. Mayra é também a primeira brasileira a ganhar medalhas em três olimpíadas seguidas.

Duas das medalhas de prata vieram do Skate street. Nossa “Fadinha”, Raissa Leal, conquistou não só a medalha de prata, mas também o coração da torcida brasileira. Aos 13 anos Raissa é a atleta do Brasil mais nova a conquistar uma medalha olímpica na história. Já no skate street masculino a medalha de prata ficou com Kelvin Hoefler. O atleta brasileiro entrou para a história, assim como Raissa, ao fazer parte do primeiro pódio do skate street em olimpíadas.

Nossa terceira medalha de prata veio com a ginasta Rebeca Andrade. A atleta conquistou a inédita medalha olímpica na ginástica feminina. A prata veio na categoria individual geral, mas o ponto alto da apresentação da ginasta foi a prova de solo que teve a música “Baile de Favela” como pano de fundo.

Rebeca Andrade com a primeira medalha de prata da ginástica feminina brasileiraO primeiro ouro olímpico veio também de um esporte estreante em olimpíadas, o surf. Ítalo Ferreira, com direito a prancha quebrada durante a disputa pelo título, mesmo assim ele conseguiu o ponto mais alto no pódio e se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surf.

Ítalo Ferreira primeiro campeão olímpico da história do Surf

Futebol nas Olimpíadas

Nos esportes coletivos o Brasil também está na corrida pela medalha dourada. A seleção feminina de futebol já levou a melhor em três partidas. O primeiro jogo venceu a China por 5 X 0, na segunda partida Marta e companhia empataram com a seleção Holandesa em 3X3. E no terceiro jogo, as meninas que estão em busca da primeira medalha de ouro do do Brasil no futebol feminino, venceu a seleção da Zâmbia 1 X 0 e está classificada para as quartas de final.

Marta comemora gol com as atletas da seleção

O futebol masculino também está classificado para as quartas rumo ao título de bicampeão olímpico. No primeiro jogo o Brasil enfrentou a Alemanha, reeditando a final olímpica de 2016, e igual aconteceu no Rio, o Brasil levou a melhor, mas dessa vez com mais facilidade, ganhando por 4 X 2. No segundo jogo o Brasil empatou com a Costa do Marfim em 0 X 0 e no último jogo da fase de grupos venceu a Arábia Saudita por 3 x 1.

Vôlei nas Olimpíadas

O vôlei de quadra feminino estreou nas Olimpíadas de Tóquio vencendo facilmente a Coréia do Sul por 3 X 0. Já no segundo jogo, contra a República Dominicana, as brasileiras oscilaram durante a partida, perderam o primeiro set, mas conseguiram se recuperar e fechou o jogo contra as Dominicanas por 3 X 2. E no último jogo das meninas do vôlei o Brasil superou a difícil seleção do Japão por 3 X 0, Infelizmente, no jogo contra as japonesas a levantadora Macris sofreu uma lesão no tornozelo e pode ser desfalque nas próximas partidas. Com essa vitória a seleção está garantida para as quartas de final do torneio.

Levantadora Macris recebe atendimento em quadra

A seleção masculina de vôlei do Brasil estreou nos jogos olímpicos vencendo a Tunísia por 3 X 0. No segundo jogo, contra a Argentina, os meninos do vôlei começaram perdendo os dois primeiros sets, mas conseguiu se recuperar e levou a partida por 3 X 2. Infelizmente, na terceira partida os brasileiros perderam o jogo por 3 X 0 para os atletas da Rússia.

Vôlei de praia nas Olimpíadas

As duplas de vôlei de praia também já estão dando show em Tóquio. Começando pelas duas duplas femininas, temos Agatha e Duda que estrearam vencendo as Argentinas, e perderam no segundo jogo para a China por 2 X 0. Mas na terceira partida as duas se recuperaram, venceram as Canadenses, e avançaram para as oitavas de final.

Enquanto isso a outra dupla brasileira, Ana Patrícia e Rebecca, venceram as quenianas por 2 X 0, Já no segundo jogo contra as atletas da Letônia, a dupla perdeu por 2 X 1. Elas enfrentarão as americanas para saber se avançam na competição.

Também temos duas duplas no vôlei de praia masculino. Alisson e Alvaro Filho estrearam vencendo contra os argentinos por 2 X 0, mas perderam para os americanos por 2 X 1. A dupla se recuperou ao conquistar a vitória sobre os holandeses por 2 X 0 se garantindo nas oitavas de final.

A outra dupla masculina, Evandro e Bruno Schmidt, também disputou duas partidas, na estreia a dupla venceu contra os irmãos chilenos, Marco e Esteban Grimalt, por 2 X 0. E no segundo jogo, contra os Marroquinos, Abicha e Elgraoui o Brasil também venceu por 2 X 0. A dupla aguarda o jogo contra os poloneses para saber se avança no torneio.

Alisson e Alvaro Filho avançam para as oitavas de final

Judô nas Olimpíadas

Depois das medalhas de bronze de Daniel Cargnin na categoria até 66kg e de Mayra Aguiar na categoria até 78kg, tivemos algumas baixas de atletas brasileiros no judô. Gabriela Chibana, categoria até 48 kg e Eric Takabatake, categoria até 60kg, perderam a segunda luta em suas respectivas categorias e foram eliminados do torneio.

Ainda no judô, a brasileira Larissa Pimenta (categoria até 52kg feminino) perdeu para a japonesa bicampeã mundial e foi eliminada nas oitavas. Ketleyn Quadros, nossa porta-bandeira na abertura dos jogos, foi eliminada nas quartas de final da categoria até 63 kg. Eduardo Yudi, da categoria até 81 kg, perdeu na estreia e também não tem mais chances de medalha.

Ginástica nas olimpíadas

Graças a Rebeca Andrade, já conquistamos a inédita medalha do Brasil na ginástica feminina, mas ainda estamos disputando mais medalhas. A própria Rebeca ainda disputa duas finais por aparelho, no solo e no salto. Ainda na ginástica feminina temos Flávia Saraiva na final da trave. A atleta corre contra o tempo para se recuperar de uma lesão sofrida durante sua apresentação de solo nas eliminatórias para a final. Devido a lesão Flavinha deixou de competir nas provas de salto e nas barras assimétricas para conseguir descansar e se recuperar a tempo de disputar a final da trave.

Flávia Saraiva e Rebeca Andrade ginastas brasileiras

A ginástica masculina infelizmente não chegou tão bem quanto a feminina. Arthur Nory caiu na apresentação de solo e foi eliminado ainda na primeira fase. Diogo Soares e Caio Souza chegaram as finais do individual geral mas não conquistaram medalhas para o Brasil. Nossa esperança na ginástica masculina é Arthur Zanetti, o atleta disputará a final das argolas. Zaneti já tem duas medalhas olímpicas nas argolas, ouro em Londres 2012 e prata na Rio 2016, e está em busca da terceira medalha.

Brasil nas Olimpíadas

No Taekwondo Netinho Marques (categoria até 68kg masculino) perdeu para o turco Hakan Recber e foi eliminado. Na natação o Brasil chegou as finais do 4 X 100M mas ficou apenas em oitavo lugar, já nos 100m borboleta masculino, 800m livre feminino e 4×100 medley misto

No tênis de mesa o Brasil fez história ao chegar as quartas de finais, mas infelizmente Hugo Calderano foi eliminado e não chegou a disputar medalha, mas já colocou o Brasil na melhor posição do esporte na história. No tênis de duplas feminino as brasileiras Laura Pigossi e Luisa Stefani perderam para as Suíças Bencic e Golubic e vão disputar o bronze.

Na canoagem slalom a atleta Ana Sátila não conquistou medalha, mas já fez história ao ser a primeira mulher brasileira a chegar nas finais olímpicas do esporte.

Pra quem curte as olimpíadas esse foi o resumão da participação do Brasil nessa primeira semana de competições, o Brasil teve participações de destaque em outros esportes, mas vamos colocar no próximo resumo suas qualificações esperando mais medalhas do time Brasil. Quer saber um pouco mais da história de alguns atletas olímpicos?

Confira também: Rafaela Silva: a história da judoca brasileira #Olimpíadas 

E para os apaixonados por esporte confira o site da FutFanatics, a loja dos Fanáticos por esporte.

Tudo para quem busca uma variedade de acessórios de todos os esportes.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!