Fala fanático por aventura! Tudo bem? Existem pessoas que, para viver o espirito aventureiro move montanhas, aliás, sobe montanhas. Trilhas e trekkings são atividades em que os aventureiros unem a prática do exercício físico com o prazer de se conectar com a natureza. Calçar um bom tênis para trilha e trekking é vital.

Para isso, a escolha dos sapatos ideais é muito necessária para tornar ainda mais agradável a atividade. Pensando nisso, diversas marcas desenvolvem tênis para trilhas e trekking, que são específicos para a prática destas atividades.

Por isso a Fut preparou para os fanáticos por aventuras 5 dicas de como escolher o melhor calçado na hora pegar a mochila e partir para uma caminhada ao ar livre.

Condições do clima e terreno

Em primeiro lugar é importante lembrar que para a escolha de um tênis para trilha e trekking adequado é preciso saber como o clima estará no dia. Além disso, saber o tipo de terreno que irá praticar o exercício também requer atenção.

Dias de chuva e terrenos úmidos podem prejudicar sua atividade física se não escolher o tênis adequado. Calçado desconfortável, além de atrapalhar, pode causar bolhas e feridas. Por isso escolher um tênis para trilha ou trekking confortável.

Tipo de material

Avaliar o tamanho do impacto e a dificuldade do percurso também interfere na escolha dos tênis para trilha e trekking, ainda mais quando a caminhada será realizada em locais ainda desconhecidos.

Então escolher calçados com amortecimento, solado resistente e aderente, ser impermeável, ter proteção em locais estratégicos e uma boa circulação de ar.

Essas características podem por muitas vezes evitar acidentes, lesões ou até acidentes inesperados, como escorregões.

Dificuldade do percurso

Existem vários tipos de trilhas e com diversas dificuldades. Para iniciantes, que normalmente irão encarar trilhas mais tranquilas, escolher o tênis para trilha com aspectos mais confortáveis é o mais indicado.

Essa escolha passa pelo item anterior. Materiais mais leves, solados menos resistentes e boa circulação de ar fazem do tênis para trilha ou trekking para iniciantes uma escolha perfeita.

Tipo de pisada

Também importante para escolher o tênis para trilha ideal é conhecer o seu tipo de pisada. Isso pode interferir e muito no conforto, amortecimento e até durabilidade do seu calçado. Outro fator é na escolha do tamanho. Tênis apertado pode causar um transtorno gigante para o seu exercício.

Conheça agora qual o seu tipo de pisada.

Tênis para trilha: 5 dicas de como escolher o melhor calçado para se aventurar - Adidas Terrex
Tênis Adidas Outdoor Terrex AX4 Preto é um dos modelos disponíveis aqui na Fut

Bota ou Tênis para trilha

Essa pergunta é corriqueira para amantes de trilhas e trekking. Saber quando e onde optar por um dos dois também pode interferir no seu desempenho.

As botas moralmente são escolhidas para caminhadas mais longas, com inclinação elevada e quando se está carregando mochila ou outros utensílios para acampar, por exemplo.

A bota traz mais firmeza e segurança para seu pé, deixando o calçado mais estável e evitando possível lesões.

Já o tênis para trilha é indicado em terrenos de menor dificuldade, que requer mais leveza e movimentos mais fluídos na hora de atravessar algum obstáculo.

Agora que já anotaram as nossas dicas, que tal conferir a seção de calçados para trilha e trekking aqui da Fut?

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!