Fala, Fanático! Tudo certo? Se já falamos de filmes sobre futebol, hoje é dia de listarmos os 10 melhores documentários de futebol. O motivo? É simples! Vamos te apresentar outros conteúdos que te fazem apaixonar ainda mais por esse esporte.

Ah, outro motivo também é simples: o fato de que esses 10 melhores documentários de futebol nos fazem relembrar momentos importantes. Ou seja, nada de pensar que uma partida acaba após o apito final. É hora de entender o que se passa por trás de cada jogo, cada time ou cada jogador.

Os 10 melhores documentários de futebol imperdíveis

É lógico que, como todas as listas que fazemos aqui, haverão divergências com aqueles que farão a leitura. Alguns documentários não deveriam estar aqui e dariam lugar para grandes nomes.

Então, vamos no esquema de sempre, se não concordar com alguma das nossas escolhas, é só comentar aqui. Aí, quem sabe, nós podemos fazer até uma outra lista dos 10 melhores documentários de futebol.

Afinal, é muita história para pouco espaço… Mas, como hoje vamos para o top 10 de melhores documentários de futebol, bora focar em explicar aqueles que escolhemos.

Top 10 melhores documentários de futebol

10- Andrés Iniesta: O herói inesperado

Divulgação

Todo mundo já sabe que Andrés Iniesta foi um dos melhores jogadores da Espanha ( eu afirmo o maior). Porém, nem todos sabem as histórias que Iniesta viveu fora dos gramados. Como foi o caso de depressão do atleta, após inúmeras lesões.

Durante o documentário, diversas personalidades do futebol e também da vida pessoal de Iniesta marcam presença. Todos revelam momentos vividos pelo jogador e também contam aspectos pessoais da vida do ídolo.

9- Make Us Dream

Divulgação

Falou em Liverpool, lembrou de quem? Claro que de Steven Gerrard! Pelo tamanho da idolatria no Reds, nada mais justo que um documentário para relatar diversos momentos do jogador pelo clube.

Desde pequeno no Liverpool, Make Us Dream detalha momentos em imagens e vídeos. Além disso, permite que os torcedores se lembrem de momentos que fizeram de Steven G um dos maiores ídolos do clube.

8- Kicking It

A Champions League é gigante e sobre isso ninguém fala o contrário. Porém, Kicking It conta outra versão da competição que tanto amamos.

O documentário serve para nos alertar que o futebol serve para muitos outros objetivos que vão além dos gastos anuais. Kicking It acompanha a história de seis jogadores que lutam para tentar entrar nos esquadrões para a Taça do Mundo.

As lutas dos jogadores giram em torno de vícios, pobreza e o fato de que vivem na rua. Se muitos dizem que a Fifa não fez o que pode pelos jogadores, esse documentário é a prova disso.

7- Ser Campeão é Detalhe – Democracia Corinthiana

10 melhores documentários de futebol

Divulgação

A Democracia Corintiana arranca suspiros e discussões até hoje. Por isso, o documentário conta as origens e o desenvolvimento do momento que proporcionou maior liberdade de expressão.

Além disso, no desenvolvimento do documentário, é possível observar a organização dos jogadores, que foi essencial para o movimento.

6- Hillsborough

Divulgação

A palavra “Hillsborough” causa sensações desconfortantes em diversos torcedores, inclusive torcedores do Liverpool. O documentário trata de forma articulada e dolorosa a “Tragédia de Hillsborough”, que tirou a vida de 96 torcedores do Reds.

Daniel Gordon, diretor do documentário, foi o responsável por investigar e abordar todos os tópicos que envolvem 25 anos de sofrimento e encobrimentos. Apesar do documentário ser difícil, é crucial para o entendimento de um dos momentos mais históricos e tristes do futebol inglês.

5- Keane e Vieira

Divulgação

Dois ídolos do futebol inglês travaram uma das batalhas mais difíceis dentro de campo – e também fora dele. O documentário sobre a história de Roy Keane e Patrick Vieira, cobre momentos importantes dos jogadores que envolvem muita paixão e devoção pelo esporte.

O ponto alto do documentário é o fato de que, juntos, Keane e Vieira relembrar os bons momentos de quando eram jogadores.

4- Bola no Asfalto

Divulgação

Não é apenas no Brasil que a prática do futebol nas ruas é importante e essencial na formação de diversos jogadores. Afinal, na França também é assim.

O documentário relata como pequenos jogadores aprendem desde dribles na rua até a rivalidade entre bairros. Riyad Mahrez, Serge Aurier, Mehdi Benatia e Ousmane Dembélé são alguns dos entrevistados para contar seus relatos sobre o jogo das ruas.

3- Pelé eterno

O documentário Pelé Eterno é um dos documentários mais elogiados sobre ídolos brasileiros. E não teria como ser de outro jeito, afinal, é sobre o Rei do futebol.

Narrando a trajetória de Edilson Arantes do Nascimento, Pelé eterno permite que os torcedores lembrem de gols e momentos marcantes do jogador no futebol. Além disso, nomes que foram importantes para toda a sua jornada fazem parte do documentário.

2- Miller e Fried – As origens do país do futebol

Divulgação

O documentário foca na reconstrução do período de fundação do futebol no Brasil. Com foco em dois dos maiores personagens da época, Charles Miller e Arthur Friedenreich , o filme resgata fotos e imagens raras do começo do século XX.

Além do futebol, o documentário relata um pouco da história da cidade de São Paulo e as diversidades culturais que permitiriam que a cidade se tornasse uma das maiores cidades do mundo.

1- The Two Escobars

Divulgação

Se você quer um documentário que junte futebol e história, o “The Two Escobars” é a melhor opção. Com base em entrevistas com as estrelas da Colômbia de 94, os tenentes de cartéis de Escobar, o documentário relata um grande talento que tentou florescer num momento sombrio do país.

Entre narrativas de jogadores, clubes…

Há muita história! O nosso futebol é capaz de realizar momentos históricos pelos mais diversos motivos e, por isso, merece que dediquemos tempos para eles.

E aí, fanático, curtiu a nossa lista? Já assistiu algum desses documentários? Se não, já sabe que tem uma grande lista para acompanhar agora.

Mas, caso você queira algo mais simples e um pouco menos complexo, se liga na lista de filmes que preparamos: 10 filmes sobre futebol que você precisa assistir

E, lógico, não esquece que na Loja da Fut tem todos os produtos sobre futebol que você quer!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!