Fala, Fanáticos! Tudo certo? A Copa está para começar e, nada melhor, do que relembrar um dos momentos mais felizes do Brasil na Copa do Mundo nos últimos 20 anos: a conquista do penta!

Bora refazer o caminho do sonho que só nós conquistamos até o momento? Partiu!

Dá desconfiança ao título: as escolhas de Felipão

Depois de duas décadas, é até difícil lembrar que o convocados por Felipe Scolari foram postos em xeque pela imprensa e torcida, quando anunciados. Mas foi isso mesmo o que aconteceu.

Dias antes do início da Copa do Mundo de 2002, o brasileiro não estava nenhum pouco feliz com alguns dos nomes que representariam a nossa camisa no Mundial e, principalmente, pelo técnico não levar o jogador Romário – o herói do Tetra.

Brasil na Copa do Mundo - 2002
Alliance/dpa

A lista de convocados do Brasil na Copa do Mundo de 2022 foi composta por:

Goleiros: Marcos (Palmeiras), Rogério Ceni (São Paulo) e Dida (Corinthians);

Zagueiros: Lúcio (Bayer Leverkusen), Roque Júnior (Milan), Edmilson (Lyon) e Anderson Polga (Grêmio);
Laterais: Cafú (Roma), Roberto Carlos (Real Madrid), Belletti (São Paulo), Júnior (Parma);

Meio-campistas: Ricardinho* (Corinthians), Gilberto Silva (Atlético-MG), Ronaldinho Gaúcho (PSG), Kléberson (Athletico-PR), Denilson (Real Betis), Vampeta (Corinthians), Juninho Paulista (Flamengo) e Kaká (São Paulo);

Atacantes: Ronaldo Fenômeno (Inter de Milão), Rivaldo (Barcelona), Luizão (Grêmio) e Edilson (Cruzeiro).

Vale lembrar que o jogador Ricardinho foi convocado após o corte do Emerson, que, na ocasião, atuava pelo Roma.

O nascimento da “Família Scolari”

Uma das bases sólidas de uma família, com toda certeza, é a união. E, apesar de todas as discussões pré-copa, foi isso que fortaleceu a Seleção Brasileiro para a conquista do Penta.

Não é de hoje que exaltam a união e confiança que aconteciam nos bastidores. Muitos comentam sobre brincadeiras, conversas e resenhas entre os jogadores e, claro, Felipão.

Outro fator importante a ser destacado foi que, toda essa união, teve como suporte o fator psicológico. A preparação mental permitiu que a amizade sobressaísse ao ego e individualidade de cada um e todos fossem em busca de um só objetivo.

Brasil na Copa do Mundo - 2002

O começo de tudo – Fase de Grupos

Passadas todas as tensões e desconfianças, era hora do torcedor mandar energia positiva, porque chegou a hora de vermos Brasil na Copa do Mundo.

Na ocasião, a Seleção estava no Grupo C, acompanhada de: Turquia, China e Costa Rica. A classificação foi tranquila – quando vista apenas nos números: 3 vitórias, 11 gols marcados e apenas 3 sofridos.

Digo que foi tranquila apenas nos números, porque já na estreia do Brasil na Copa do Mundo, os Turcos quase complicaram o nosso caminho. A ida para o primeiro intervalo do Mundial foi acompanhada de 1 a 0 para o adversário. Porém, no retorno para a segunda etapa, o empate veio com gol de Ronaldo e, a virada, saiu dos pés de Rivaldo.

E, apesar do primeiro jogo ter sido assustador, os dois próximos, que fecharam a fase de grupos, deixaram os torcedores mais animados. Contra a China, o placar foi de 4 a 0, já contra a Costa Rica a vitória veio por 5 a 2.

Brasil na Copa do Mundo - 2002

Oitavas de Final

Após uma fase de grupos de altos e baixos, o Brasil encontrava a seleção da Bélgica, nas Oitavas de Final. Muito diferente da geração belga atual, a Seleção não teve problemas para avançar na competição.

Brasil na Copa do Mundo - 2002
Robson Fernandes

A vitória foi de 2 a 0, com Ronaldo e Rivaldo marcando novamente.

Quartas de final

Contra a Inglaterra, o Brasil não tinha pela frente apenas um nível técnico e tático superior, mas também uma torcida rival em peso. Os torcedores da casa viam Beckham como um popstar e, por isso, escolheram o time inglês para dedicarem sua torcida.

Brasil na Copa do Mundo - 2002
Arquivo CBF

Mas ao fim, quem se deu melhor foi a Seleção do Canarinho, que venceu por 2 a 1. Rivaldo marcara novamente e Ronaldinho Gaúcho anotava o famoso gol de falta que encobriu o goleiro adversário.

Semifinal

No último jogo antes da grande final, o Brasil encontrava a Turquia novamente. Apesar da vitória na fase de grupos, a Seleção sabia que o jogo não seria fácil. E realmente não foi.

Brasil na Copa do Mundo - 2002
FIFA

Na ocasião, mais um gol famoso deu a classificação para a Seleção Brasileiros: o gol de biquinho de Ronaldo. Brasil 1 a 0 Turquia.

É penta!

A final da Copa do Mundo de 2002 foi digna: muito marcação, truncada, disputada e, principalmente, decidida no detalhe.

O primeiro gol do Brasil foi anotado aos 21 minutos da segunda etapa. Rivaldo investiu em um chute de fora da área, o goleiro adversário espalmou e Ronaldo chegou para completar para o gol.

Brasil na Copa do Mundo - 2002
Divulgação

Para garantir a festa, o segundo gol também foi marcado por Ronaldo. O artilheiro recebeu a bola na entrada da área e bateu colocado. Neste momento, não só os torcedores que se encontravam em Yokohama já comemoravam o título, como o Brasil todo saía as ruas para a celebração.

No gramado, após o apito final, os jogadores, a maioria enrolados em bandeiras do Brasil, fizeram a festa e, emocionados, sentiam um peso sair das costas. Assim como, claro, se orgulhavam da conquista.

O responsável por erguer a taça foi Cafu. O atleta também aproveitou para homenagear o bairro onde cresceu em São Paulo, com uma camisa escrito “100% Jardim Irene” e falou a famosa frase “Regina, eu te amo”, para sua esposa.

Que venha o Hexa pro Brasil na Copa do Mundo do Qatar!

Fim de papo sobre o Penta, agora é hora de rolar a bola para o Hexa. Falta pouco para torcermos pelo Brasil na Copa do Mundo, novamente!

Confira aqui produtos para torcer pelo hexa da nossa seleça!

Mas quer continuar nesse clima de pré-copa, relembrando nossas conquistas? Então se liga nesse texto que temos aqui no Blog da Fut: A coroação do Rei e um esquadrão imbatível no México

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!