Ei, atleta, tudo blz? Que tal entrar em campo e meter aquela perna com segurança? Nesse texto vamos falar sobre um dos acessórios mais importantes para os jogadores: a caneleira de futebol.

O uso obrigatório das caneleiras no âmbito do futebol já não é uma novidade. Para ser mais exato, há 27 anos a FIFA – entidade máxima do futebol – deixou bem claro que a ausência de acessórios de proteção durante a prática esportiva pode acarretar em um alto risco de lesões causadas por impactos, tornando a caneleira o acessório responsável por reduzir as pancadas na tíbia. E nenhum boleiro quer ficar de fora do jogo e se tornar o carregador oficial de Gatorade do time, certo?

Esta é aquela resenha óbvia, mas sempre necessária: antes de pisar nos gramados, o seu fardamento deve estar completo. Sempre verifique a regularidade da sua chuteira, travas, meiões e caneleiras, que são as peças-chave para a sua segurança dentro de campo. Na hora de se aquecer, faça alguns exercícios de corrida e peça para algum parceiro de time certificar que a sua caneleira de futebol não está se movendo. Assim você terá uma melhor performance, reduzindo o risco de terminar a partida com lesões ou machucados.

Como escolher a caneleira ideal?

Caneleira de Futebol

Imagem: DPA

Mesmo que pareça uma tarefa fácil, comprar uma caneleira de futebol exige conhecimento para adquirir um produto de qualidade com um bom custo x benefício, até porque o futebol é um esporte de contato, o que exige que a proteção seja assertiva.

Para garantir uma proteção adequada, é ideal que você encontre a caneleira de futebol perfeita para a sua altura. Pensando em facilitar a sua escolha, aqui na Fut você acha tanto modelos com os centímetros especificados, como também aquelas que possuem tamanho único. Observe na tabela abaixo as medidas que mais se adaptam ao seu tamanho:

 

Jogadores com menos de 1.10m = Caneleira PP
Jogadores com altura entre 1.10 m e 1.40 m = Caneleiras P
Jogadores com altura entre 1.40 m e 1.70 m = Caneleiras M
Jogadores com mais de 1.70 m = Caneleiras G

 

Tipos de caneleira

Algumas delas incluem proteção para o tornozelo, outras são amarradas, enquanto algumas são mantidas no lugar através do meião. É importante saber que elas se dividem em três categorias:

Proteção básica: aquelas que não possuem nenhuma fixação ou ajuste, podendo ser usada por dentro do meião; porém o risco de lesão poderá ser maior durante sua prática.

Proteção média: são as que possuem tiras elásticas e ajustáveis, geralmente com velcro, proporcionando maior proteção e fixação.

Proteção completa: são as que possuem tornozeleira acoplada, além de tiras elásticas e ajustáveis que fornecem uma segurança completa ao jogador.

Como usar

Caneleira de Futebol

Imagem: DPA

Não existe segredo, são projetadas para serem usadas por baixo da meia. Devem estar encaixadas em sua canela, sem impedir qualquer movimento ou desconforto. As caneleiras que tem tiras elásticas com fecho em velcro devem envolver toda a circunferência da perna. Lembre que o meião vem como o complemento-chave para esta proteção, já que ao colocá-lo sobre a caneleira, a fixação acontece de imediato, permitindo que o atleta se sinta confortável ao entrar em campo.

Recomendações de caneleiras

Puma Team Slip:

Com proteção básica, o modelo Team Slip da Puma pode ser usado em jogos iniciantes, bem como em partidas oficiais. Ela é produzida com materiais resistentes e além de trazer uma placa rígida, possui amortecimento em EVA na parte interna. As caneleiras dessa linha não possuem nenhuma fixação ou ajuste, sendo o meião o único responsável pela mobilização do acessório. Compre a caneleira da Puma aqui!

 Adidas Predator 20:

Foto: Adidas

A caneleira Predator da Adidas são firmemente presas por tiras duplas em velcro, o que proporciona uma proteção mediana. Trazendo placas rígidas com acolchoamento em EVA, ela prioriza tanto a segurança quanto o amortecimento em cada golpe.

Compre a caneleira  Predator na Fut!

  Dray Active

Foto: FutFanatics

Esse modelo oferece proteção máxima, já que possui tornozeleira acoplada à caneleira. Além de contar com tiras elásticas e ajustáveis, o item apresenta enchimento em EVA para maior absorção de impactos.

Compre Caneleira Dray aqui na Fut!

 Poker Defend

Com placa externa rígida em PVC, a caneleira Defend da Poker vem com revestimento interno em EVA e tira elástica para melhor fixação, sendo sua proteção mediana.

Compre a caneleira Poker na Fut!

 Umbro Attack

O modelo Attak CT da Umbro é aquela que traz maior sustentação. Com placas rígidas e flexíveis que se adaptam ao meião, esta caneleira de proteção máxima contém ajuste em velcro e acolchoamento reforçado.

Caneleira Umbo na Fut!

Escolha certo, meu consagrado

Por se tratar de um produto importante no meio do esporte, as caneleiras devem ser proporcionais ao gosto de cada jogador, para que o mesmo fique tranquilo e confortável sempre que ingressar aos gramados. É importante fazer uma pesquisa minuciosa na hora de escolher o melhor modelo, optando sempre pelas melhores marcas que fornecem acessórios de alta qualidade. Materiais ruins podem agredir a sua pele durante a partida ou, até mesmo, perderem o fechamento e a fixação. Dê uma filtrada no site da Fut e escolha a sua caneleira de futebol favorita. Ah, e não esqueça de conferir todas as informações antes de comprar, okay? Vem pro jogo!

veja também: Chuteiras para pés largos: dicas e modelos para ter mais conforto

caneleira de futebol

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!