E aí, meus fanáticos e minhas fanáticas! Tudo bem? Dessa vez vim tirar uma dúvida recorrente dos fanáticos por futebol: Por que jogadores de futebol jogam com meião cortado? Hoje o papo vai explicar o motivo de até algumas marcas já produzirem os meiões sem os ‘pés’.

A moda de cortar o meião começou no início dos anos de 2010 entre os atletas de alto rendimento e atualmente é possível ver também entre jogadores amadores. Mas você sabe o porquê jogadores de futebol usam o meião cortado? A resposta é simples: desempenho e segurança.

Isso mesmo, os atletas de futebol optam por usar meias que trazem mais firmeza aos pés dentro da chuteira, ou seja, deixa tudo mais firme, evitando torções, por exemplo. Alguns atletas reclamavam que o material dos pés dos meiões de futebol era fino, o que causava esse desconforto. Isso resultou que a grande maioria optasse por utilizar o meião cortado.

Portanto, quanto mais firmeza nos pés, mais estabilidade e, consequentemente, mais segurança durante a partida. As meias tradicionais de treino são mais grossas e acabaram sendo a preferida. Contudo, o meião cortado ainda é utilizado, mas apenas como parte complementar do uniforme e não mais como acessório para o jogo.

Além disso, essa firmeza evita a instabilidade do tornozelo na hora de mudar de direção, de usar a perna de apoio para um passe ou um chute. Essa segurança melhora o desempenho do atleta.

Meias antiderrapantes impulsionaram a moda do meião cortado

meião cortado - Foto: Vitor Silva/Botafogo
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Aproveitando a mania da boleirada de jogar com o meião cortado, as marcas começaram a investir na melhoria das meias tradicionais. Já que a aderência da chuteira era uma das principais queixas, algumas marcas passaram a produzir meias com tecnologia antiderrapante.

Logo que chegou na boca dos jogadores, que já usavam o meião cortado, as meias antiderrapantes logo passaram a ser frequentes nos jogos de futebol. Muito mais firme e segura que as meias que já era usadas junto ao meião cortado, a meia antiderrapante passou a ser acessório obrigatório.

Algumas marcas também produzem o meião com os pés que já contam com a tecnologia antiderrapante. É o caso da Umbro, que usa a tecnologia Grip nas suas meias ¾ para jogadores de futebol e nos seus meiões. E aí, o que acha que vale mais a pena?

As meias antiderrapantes estão disponíveis aqui na FutFanatics.

Os meiões Umbro Grip podem ser encontrados aqui!

Marcas já fabricam o meião cortado sem os pés

meião cortado - Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A mania de cortar o meião pegou tanto que agora é possível ver as marcas fabricando para os atletas e revenda apenas parte do meião tradicional, ou seja, sem os pés. Também conhecidos como canelitos, as marcas apostaram no sucesso e na melhora do desempenho e agora vendem como acessórios.

Conheça os canelitos da Fut!

E aí, você é do meião cortado ou do meião tradicional?

Confira também no Blog da Fut: Bloke Core: O que é a vertente da moda que combina camisas de time com moda casual e muito estilo

Patchs na camisa de futebol: Usado para identificar competições, homenagear ídolos ou ser apenas exclusivo

Lançou na Fut: Confira as novas camisas oficiais apresentadas em janeiro de 2023

As camisas de futebol mais bonitas de 2022: Confira as dez escolhidas pelos Fanáticos

FutFanatics fecha parceria com clubes tradicionais do Rio de Janeiro e São Paulo

meião cortado - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!