Salve meu fanático! Todos nós sabemos que começo de ano é tempo de assistir nosso time disputar o estadual. Pensando nisso bateu uma curiosidade sobre quais clubes são os maiores campeões estaduais do Brasil. Por isso preparei esse conteúdo especialmente para aqueles, que assim como nós aqui na Fut, gostam de saber as curiosidades do futebol.

Campeões estaduais

Os campeonatos estaduais se encaixam em apenas duas categorias e para cada pessoa ele está em uma, ou você ama ou você odeia. Mas tirando todas essas discussões sobre a necessidade e importância de cada estadual para o futebol nacional é sempre bom quando o seu time garante mais esse troféu. Por isso eu fiz um ranking dos clubes com mais títulos estaduais do Brasil. Confira o top 3 campeões estaduais de cada estado abaixo:

Campeonato Acriano:

No Acre o maior campeão do estado é o Rio Branco FC com 34 títulos, enquanto isso o AC Juventus com 14 títulos é o segundo maior campeão do Acre. O Independência com 11 anos fecha o top três campeões do Campeonato Acriano.

Campeonato Alagoano:

Em Alagoas dois clubes comandam o estadual e são disparados os maiores campeões estaduais de Alagoas. CSA com 40 títulos é o primeiro colocado e CRB com 33 títulos é o segundo colocado no ranking alagoano. Já em 3º lugar e correndo bem atrás nesse pódio temos o ASA com 07 títulos estaduais.

Campeonato Amapaense:

O Macapá com 17 taças é o maior campeão, o Amapá com 11 títulos é o segundo colocado seguido pelo Ypiranga com 11 títulos fechando o top 3 maiores campeões estaduais do Amapá.

Campeonato Amazonense:

No Amazonas a lista de campeões estaduais conta com 20 clubes. Nacional com 43 títulos é o maior campeão do estado, Rio Negro com 16 títulos estaduais ocupa a segunda colocação e fechando o pódio de campeões estaduais de Amazonas temos Fast e São Raimundo empatados com 7 títulos cada um.

Campeonato Baiano:

Bahia com 50 títulos é o maior campeão do estado e o segundo clube com mais títulos estaduais do Brasil. Vitória com 29 títulos é o segundo colocado e Ypiranga com 10 títulos é o terceiro colocado em número de títulos estaduais.

Bahia campeão estadual de 2023

Campeonato Brasiliense:

Já em Brasília, o Candangão, conta com 12 clubes campeões. Gama com 13 títulos é o maior campeão do estado, Brasiliense com 11 títulos é o segundo maior campeão e o Brasília FC com 08 títulos do Candangão fecha o pódio.

Campeonato Capixaba:

No Espírito Santo o maior campeão é o Rio Branco com 37 títulos é o maior campeão do Capixaba. Em segundo lugar no pódio temos a Desportiva Ferroviária com 18 títulos e o Vitória com 10 título é o terceiro colocado.

Campeonato Carioca:

Com 37 títulos cariocas o Flamengo é o maior campeão do estado, Fluminense com 33 títulos é o segundo maior campeão do Rio de Janeiro e o Vasco com 24 títulos fecha o pódio dos maiores campeões do carioca.

Fluminense campeão Carioca 2023

Campeonato Catarinense:

Em Santa Catarina temos um empate na disputa pelo título de maior campeão estadual. Avaí e Figueirense tem 18 títulos cada, com a medalha de prata temos o Joinville com 12 títulos que é seguido de perto pelo Criciúma com 11 taças estaduais.

Campeonato Cearense:

No Ceará a disputa é acirrada, Fortaleza com 46 títulos estaduais é o maior campeão atualmente, mas o Ceará com 45 títulos segue de perto seu rival na busca por esse título de maior campeão do campeonato Cearense. Fechando o pódio temos o Ferroviário com 09 títulos estaduais.

Campeonato Gaúcho:

Os dois gigantes do Rio Grande do Sul também mantém uma disputa acirrada, Internacional com 45 títulos Gaúchos é o maior campeão, mas é seguido de perto pelo Grêmio com 42 taças que está em busca dessa conquista. Fechando o pódio Gaúcho o Guarany de Bagé com 2 títulos estaduais.

Grêmio campeão Gaúcho 2023

Campeonato Goiano:

O Campeonato Goiano conta com 3 times de maior destaque nacional e são eles os maiores campeões estaduais. Goiás com 28 títulos é o maior campeão Goiano, Já em segundo lugar temos o Atlético Goianiense com 17 títulos e o Vila Nova com 15 taças fecha o pódio goiano.

Campeonato Maranhense:

O Sampaio Corrêa com 36 títulos é o maior campeão do Maranhão, já o segundo lugar fica com o Moto Club com 26 títulos estaduais e em terceiro lugar o Maranhão com 15 títulos fecha a lista de 3 maiores campões do estado.

Campeonato Mato-grossense:

Em Mato Grosso o maior campeão estadual é o Mixto com 24 títulos estaduais, Cuiabá e Operário VG com 12 taças cada estão na segunda colocação nesse pódio. Em terceiro temos o Dom Bosco com 6 títulos fecha o top-3 de maiores campeões estaduais do Mato Grosso.

Campeonato Mineiro:

Em Minas quem manda é o Galo. Atlético com 48 títulos é o maior campeão estadual, enquanto isso o Cruzeiro com 38 títulos é o segundo maior campeão do estado e fechando a lista temos o América com 16 títulos do campeonato Mineiro.

Atlético campeão Mineiro 2023

Campeonato Paraense:

No Pará o estadual é dominado pela dupla RePa, Paysandu com 49 títulos é o maior campeão do estado, Remo com 47 taças é o segundo colocado. O terceiro maior campeão do campeonato Paraense é o Tuna Luso com 10 títulos estaduais.

Campeonato Paraibano:

No campeonato Paraibano o Botafogo-PB com 30 títulos é o maior campeão, em segundo lugar o Campinense com 22 títulos e temos o Treze com 17 títulos fechando o pódio de maiores campeões da Paraíba.

Campeonato Paranaense:

No Paraná as camisas são pesadas e o Coritiba com 39 títulos lidera, Athletico com 27 taças é o segundo maior campeão do estado. E fechando o ranking Ferroviário com 08 títulos é o terceiro maior campeão estadual do Paraná.

Athletico campeão Paranaense 2023

Campeonato Paulista:

O mais disputado dos estaduais tem um ranking nada surpreendente. Corinthians com 30 taças é o maior campeão, O rival Palmeiras com 25 títulos segue na segunda posição. E fechando o pódio temos Santos e São Paulo com 22 taças cada empatados na terceira colocação..

Campeonato Pernambucano:

Na galeria de maiores campeões estaduais de Pernambuco, o Sport lidera com 43 títulos. Em segundo lugar temos o Santa Cruz com 30 conquistas estaduais e o Náutico é o terceiro colocado com 24 taças.

Campeonato Piauiense:

O campeonato Piauiense tem o River -PI com 32 títulos como maior campeão, Flamengo-PI com 17 taças é o segundo no ranking e temos o Parnahyba com 13 títulos fechando o pódio.

Campeonato Potiguar:

No campeonato Potiguar temos o maior campeão estadual do Brasil. ABC com 57 títulos é o maior campeão do estado e também o recordista de títulos do país. Em segundo temos o América com 37 títulos e o Alecrim com 07 taças do campeonato.

América campeão Potiguar 2023

Campeonato Rondoniense:

Em Rondônia temos o Ferroviário com 18 taças, em segundo lugar temos um empate entre o Flamengo de Porto Velho e o Moto Clube Rondônia com 10 títulos cada. E fechando o ranking temos o Ji-Paraná com 09 títulos estaduais.

Campeonato Roraimense:

O campeonato Roraimense conta com 3 clubes que dominam o campeonato estadual já que Baré, Atlético Roraima e São Raimundo possuem juntos 67 dos 80 títulos disputados. Baré com 30 taças é o maior campeão, Atlético Roraima com 23 títulos é o segundo colocado e Raimundo com 14 títulos fecha o pódio de campeões em Roraima.

Campeonato Sergipano:

O Club Sportivo Sergipe com 37 títulos é o maior vencedor do Campeonato Sergipano, seguido pelo Confiança com 22 títulos e pelo Itabaiana com 10 títulos que fecha o pódio de maiores campeões do estado.

Itabaiana campeão Sergipano 2023

Campeonato Sul-Mato-Grossense:

No Campeonato Sul-Mato-Grossense o Operário com 12 títulos é o maior campeão do estado. Comercial com 09 títulos é o segundo maior campeão e CENE com 06 títulos fecha o pódio de maiores campeões estaduais do Mato Grosso do Sul.

Campeonato Tocantinense:

Em Tocantins o Palmas com 08 títulos é o maior campeão do estado. Na segunda colocação temos um empate entre Gurupi e Tocantinópolis com 06 títulos cada, e na terceira colocação do pódio temos o Interporto com 04 taças do Tocantinense.

Tocantinópolis campeão Tocantinense 2023

Gostou do conteúdo? Leia também…

Glória Eterna: Relembre a campanha do Fluminense campeão da Libertadores de 2023

Quer conferir os uniformes dos maiores campeões estaduais do Brasil? Confira abaixo.

Campeões estaduais

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!