Você sabe como usar joelheira corretamente?

Com certeza você já viu alguém usando uma por aí. Ainda mais agora com a nova onda do crossfit, em que os praticantes usam com bastante regularidade para treinar.

Seja nas quadras de vôlei ou futsal para proteger os joelhos do impacto com o solo ou nos campos de futebol, a joelheira é um recurso importante disponível para atletas profissionais e amadores.

No entanto, quando se trata de prevenir ou tratar lesões, é extremamente importante consultar um especialista, porque o uso errado da joelheira pode agravar o problema.

Por isso, estamos aqui para explicar o que é e como usar joelheira, além dos tipos de produtos que você vai encontrar no mercado. Confira:

 

O que é joelheira e para que serve?

Como usar joelheira: o que é e pra que serve

Foto: Pinterest

A joelheira é um artigo flexível usado em um ou nos dois joelhos, que não limita e nem tem a função de substituir um joelho saudável.

A finalidade do produto é dar suporte mecânico para as articulações, prevenindo o joelho de lesões e riscos de ferimentos.

A proteção da joelheira se torna muito útil para quem costuma caminhar, corrersaltar ou levantar peso regularmente.

 

Benefícios da joelheira

Os principais benefícios da joelheira são:

  • Manter a temperatura no local de uso, imprimindo uma força compressiva, capaz de aumentar o mecanismo de propriocepção, ou seja, de perceber os movimentos do próprio corpo;
  • Estimular a circulação sanguínea, o que diminui o inchaço, acelera a recuperação e diminui a possibilidade de machucados;
  • Proteger o joelho no contato com o solo. Exemplo: no vôlei de quadra, os jogadores têm contato direto com o chão, às vezes até brusco, assim como os goleiros de futsal.

 

Tipos de joelheiras

Existem algumas categorias diferentes de joelheiras, com materiais, formatos e cores distintas, cada uma com uma suposta indicação de uso específico. Confira quais são elas e em que momento utilizá-las:

 

Joelheira elástica: é indicada como suporte do joelho na prática esportiva regular, geralmente para atletas com joelhos saudáveis que realizam exercícios de nível médio a alto de intensidade.

 

Joelheira com orifício: é indicada para uso ortopédico ou para a prática de esportes. Ela auxilia na prevenção e recuperação de lesões na região e o orifício frontal, dependendo do material, limita o movimento da patela, reduzindo o movimento excessivo e dando mais estabilidade ao joelho.

Como usar joelheira com orifício

Foto: Globo Esporte

 

Órteses de reabilitação ou funcionais: esses modelos são mais comuns quando já existe uma lesão. A joelheira nesse caso serviria para realizar a compressão, mantando a patela no lugar ou limitando o movimento do joelho pós-lesão ou cirurgia. As órteses podem ter o orifício na patela ou não.

Também ajudaria na proteção de ligamentos rompidos, como os colaterais após entorse, evitando piorar a lesão.

 

Faixa elástica simples: populares entre competidores de levantamento de peso, são faixas firmemente passadas ao redor dos joelhos de forma espiral. As mais comum delas, entretanto, são as faixas elásticas flexíveis, usadas por esportistas do mundo todo e vistas com frequência nas academias.

Como usar joelheira elástica

Foto: Globo Esporte

Com relação às faixas elásticas simples, seu objetivo seria aumentar o desempenho e evitar lesões associadas a altas cargas e agachamentos. No entanto, de acordo com os fabricantes, se usadas de maneira incorreta as faixas podem pressionar demais a patela contra a cartilagem do fêmur, resultando em dano cartilaginoso agudo ou crônico e demais problemas ligados à sobrecarga.

 

AVISO!

Lembrando novamente: qualquer uso de joelheira que não seja para a proteção do contato com o solo deve ser recomendado por um ortopedista, fisioterapeuta ou especialista.

O uso ortopédico da joalheira ou para cuidar de lesões deve ser complementar a outras formas de tratamento, como fortalecimento muscular, controle motor e exercícios de propriocepção, que estimulam o equilíbrio corporal.

É importante lembrar que para utilizar as órteses deve-se seguir a orientação de um fisioterapeuta sobre o tempo de uso, quais atividades e quais formas complementares de tratamento serão realizadas. Evite o uso contínuo e permanente para que não haja nenhuma adaptação neuromuscular.

Outro cuidado importante é evitar a compressão demasiada na articulação para não prejudicar a circulação sanguínea ou causar lesões na pele, e, também, não usar a joelheira em cima de feridas abertas.

A joelheira pode fazer mal quando o paciente a usa de forma inadequada. Podendo piorar ainda mais sua lesão.

 

Como usar joelheira Crossfit

É bom mesmo usar joelheira para Crossfit? Trouxemos esse vídeo pra te explicar as vantagens e desvantagens de usar o item na modalidade esportiva. Confira:

Confira as joelheiras de treino na Fut

 

Joelheiras para vôlei

Como usar joelheira para vôlei

Foto: Mundo do Vôlei

Para proteger os joelhos nos ‘peixinhos’ e possíveis quedas ou contatos com a quadra, existem joelheiras para vôlei específicas.

Confira os modelos disponíveis na Fut.

 

Joelheira para futsal

Como usar joelheira no futsal

Foto: OCP Online

Outro atleta que tem muito contato com a quadra é o goleiro de futsal. Seja para proteger o ângulo ou fazer aquela defesa milagrosa, a joelheira de goleiro ajuda muito o jogador a não se machucar.

Confira o modelo de joelheira para goleiro de futsal na Fut.

Nosso post como usar joelheira? Saiba porque ela é importante pro seu treino foi útil pra você? Comente suas dúvidas sobre joelheira que nós te respondemos.

Veja também: Bermuda Térmica: como usar e suas vantagens pro treino

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!