Todo ano é a mesma história: você promete que vai entrar no shape e a promessa só fica nas palavras. Fazer exercícios físicos é muito importante e a academia é uma das melhores formas de alcançar esse objetivo. Uma das formas de conseguir bater as proteínas são os suplementos, mas afinal, quando usar suplementos alimentares? Segue o fio que ao final deste artigo você vai ficar por dentro.
O que são suplementos alimentares?
Suplementos alimentares são grupos de alimentos utilizados com o objetivo de complementar a alimentação, podendo ser indicados para ajudar no tratamento de possíveis deficiências nutricionais e também no ganho de massa muscular ou emagrecimento. Geralmente, eles são vendidos em lojas especializadas e até farmácias, em formato de cápsulas, comprimidos, pós e até goma de mascar. Podem conter vitaminas, proteínas e até extratos vegetais.
Veja a reportagem do Hoje em Dia falando sobre o que são e os riscos do uso indiscriminado dos suplementos alimentares!
Quem pode usar suplementos alimentares?
Eles podem ser utilizados quando a alimentação não consegue suprir as necessidades nutricionais. Isso vale para idosos, atletas, mulheres grávidas ou amamentando e até em algumas doenças específicas. Não são todas as pessoas que precisam de suplementos. Na teoria, se a pessoa consegue alcançar os seus macros apenas com alimentação, não é necessário recorrer a eles. Porém, saber quando usar suplementos alimentares pode ser um diferencial para dar um UP no desempenho e na recuperação.
Evolução dos suplementos alimentares

59% dos lares brasileiros contam com pelo menos uma pessoa que consome suplemento com frequência.
O mercado mudou muito no Brasil, principalmente com a globalização. Dados do Ministério da Saúde indicam que 59% dos lares brasileiros têm ao menos uma pessoa que consome algum tipo de suplemento com frequência. Antigamente era comum achar que suplemento era anabolizante. Doideira, né? Hoje, temos produtos acessíveis, saborosos e com muita tecnologia envolvida. Os mais comuns são o Whey Protein e a Creatina — considerados entre os melhores suplementos alimentares do mercado, justamente por serem os mais estudados e comprovados cientificamente. Mas é importante sempre procurar marcas certificadas para evitar produtos adulterados.
Suplemento é complemento, não alimento
Aqui é importante deixar claro que a Anvisa considera suplemento e complemento duas coisas diferentes, mas ambos têm o mesmo objetivo: complementar, e não substituir. Na prática, vamos dizer que você tem o metabolismo basal de 2.000 calorias e 80 quilos. Você tem dificuldades em chegar a pelo menos 100 gramas de proteínas por dia. Nessa hora, o Whey pode entrar em cena. Quer saber para quê serve o Whey? Ele ajuda justamente a bater essa meta proteica com praticidade.
Da mesma forma, se a dúvida for como usar creatina, basta entender que a suplementação contínua aumenta a força e a resistência, sendo ótima aliada em treinos de alta intensidade.
Afinal, quando consumir?
A resposta é simples: quando usar suplementos alimentares faz sentido dentro da sua rotina e das suas metas. Isso pode ser quando você não consegue bater a quantidade de proteínas apenas com comida, quando precisa de mais energia e força nos treinos ou quando busca uma recuperação mais rápida. É importante sempre consultar um nutricionista ou médico, ler o rótulo e analisar se aquele suplemento realmente se encaixa na sua dieta.
O médico e especialista Fitness Paulo Muzy respondeu uma pergunta sobre qual suplemento tomar. Vale a pena dar uma olhada!
Suplementos alimentares na Futfanatics
A Futfanatics é uma loja feita para os fanáticos por esportes, e sabe que o uso de suplementos pode estar diretamente ligado ao desempenho em diferentes modalidades. Aqui você encontra creatinas da Max Titanium, barras de proteína da Atlhetica, repositores, Whey Protein e muito mais. Se você ainda tinha dúvidas sobre quando usar suplementos alimentares, a Futfanatics te ajuda a encontrar as melhores opções para turbinar sua performance.
                        