A Copa do Mundo do Catar começou no dia 20 de novembro (para o Brasil, no dia 24), e junto com ela começou uma questão interessante: A Copa e os negócios. Prometendo movimentar muito mais do que o futebol. A competição deve gerar impactos positivos em setores como o comércio e os serviços e impulsionar a economia brasileira como um todo. Vale lembrar que a disputa está ocorrendo ao mesmo tempo que a Black Friday, este ano em 25 de novembro, e do período natalino, o que pode antecipar as compras previstas para essas tradicionais datas para o varejo.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta R$ 1,48 bilhão em vendas relacionadas diretamente à Copa do Mundo de 2022, percentual 7,9% acima do volume registrado no Mundial de 2018, realizado na Rússia, quando houve movimentação de R$ 1,37 bi para esses setores.
A Copa e os Negócios: Produtos mais vendidos nacionalmente
A maior projeção de vendas está no ramo de móveis e eletrodomésticos, registrando R$ 535,5 milhões, seguido dos eletroeletrônicos e artigos pessoais, com R$ 332,6 milhões. Em setembro, faltando ainda dois meses para a Copa do Mundo, houve aumento de 6,7% na pesquisa por smart TVs em lojas on-line, em comparação com agosto e a estimativa é que isso aumente ainda mais! Isso é parte do que se entende como Copa e negócios.
A Copa e os Negócios: A queda nos preços
A redução dos preços persistiu em setembro, provocada principalmente pelos televisores com telas pequenas e intermediárias. Os preços das TVs entre 40 e 49 polegadas caíram 5,8% desde abril deste ano, passando de R$ 1.963 para R$ 1.849, em média. Uma redução um pouco menos expressiva também é observada nas TVs com telas até 39 polegadas: 4,8% menor (R$ 1.103 contra R$ 1.159). Apenas os modelos com telas superiores a 50 polegadas apresentaram aumento, de R$ 2.413 em abril para R$ 2.526 em setembro, o que representa 4,7% a mais.
No terceiro trimestre deste ano, a importação de smart TVs mais que triplicou em relação ao mesmo período do ano passado – foram US$ 2,41 milhões negociados. Fica claro que a Copa do Mundo tem impacto direto não só na expectativa dos torcedores, mas também dos negócios! sim, é a Copa e os negócios.
A Diretalog é uma empresa nacional focada em soluções logísticas, especialmente em entregas de encomendas em envelopes, e que atua no mercado há mais de doze anos.
Venha nos conhecer e transportar com a Diretalog.
Veja também: Resumo da Copa: Como foi a fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar
Brasil na Copa do Mundo: Memórias da Coréia e Japão seguem vivas 20 anos depois do Penta!
É Tetra! É Tetra! É Tetra! Confira a caminhada do Brasil na Copa do Mundo dos EUA
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!