Fala fanáticos, tudo certo? Estamos animados! Vamos iniciar mais uma série de textos aqui no Blog da Fut. A ideia é falar sobre as camisas históricas do futebol, contando um pouco sobre a história de um uniforme que marcou época dentro dos principais clubes do mundo.

Para dar partida a série, vamos começar pelos quatro grandes do Rio de Janeiro, lembrando uma camisa histórica de cada clube, os craques que vestiram o manto e fizeram história. Bora pro texto:

#Vasco

Camisa do Vasco de 1974 – O primeiro carioca a ser campão Brasileiro

Time base: Andrada, Fidélis (Paulo César), Miguel (Marcelo), Moisés (Joel Santana) e Alfinete; Alcir Portella, Zanata e Ademir (Fred, Peres); Jorginho Carvoeiro (Jaílson), Roberto e Luiz Carlos (Amarildo). Técnico: Mário Travaglini

O primeiro título do Brasileiro do Vasco aconteceu em 1974, melhor que isso, foi o primeiro clube do Rio do janeiro a ser campeão no novo formato do futebol nacional. Naquele ano, foi disputada a Copa do Mundo na Alemanha, e como o Gigante da Colina não havia jogadores convocados, pode contar com força máxima no Brasileiro.

O formato do campeonato na época era totalmente diferente. Contava com 40 clubes na primeira fase. O Vasco caiu no grupo A, tendo 7 vitórias e 8 empates, ficando em sétimo e classificando para a próxima fase. Foi um caminho longo até chegar à final com o Cruzeiro de Nelinho e Piazza.

O primeiro título veio diante de 100 mil pessoas no Maracanã. O jogo ficou 2×1 para os Gigantes da Colina, com gols de Jorginho Carvoeiro.

A camisa de 74 enche de orgulho a torcida vascaína. E para mostrar toda essa paixão a Fut tem o modelo inspirado na camisa de 1974. Confira!

 

#Flamengo

Camisa do Flamengo 1981- Libertadores da América

Time base: Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade, Leandro, Zico, Tita, Nunes e Adílio. Técnico: Paulo César Carpegiani.

O Flamengo comandado pelo galinho Zico foi indiscutivelmente um dos melhores times do mundo nos anos 80. Ganharam o Brasileiro de 1980, a Libertadores do ano seguinte e o incrível mundial em cima do Liverpool. Mas a camisa que gostaríamos de prestigiar é da Liberta: um manto lindo que com certeza faz parte das camisas histórias.

A classificação do Mengão veio através do título Brasileiro do ano anterior. A segunda vaga ficou com Atlético-MG, que, coincidentemente caiu no mesmo grupo. Muitos apontam que Flamengo e Atlético como uma das maiores rivalidades interestaduais.

Classificando para semifinal, os rubro-negros jogaram contra Deportivo Cali e Jorge Wilsterman pelo grupo A da semi. Com quatro vitórias, o Flamengo foi à final contra o Cobreloa do Chile.

O primeiro jogo da final foi no Maracanã, com vitória por 2×1. No jogo de volta o clube perdeu por placar mínimo. No jogo de desempate em Montevidéu, o Rubro-negro teve calma para colocar a bola no chão vencendo os chilenos por 2×0 e se consagrando campeão da América.

Muitos desses jogadores fizeram parte do elenco da incrível seleção de 82 de Telê Santana. Para relembrar e se orgulhar da Libertadores do Flamengo, a Fut possui o modelo retrô da camisa usada na partida da Final. Confira!

 

#Botafogo

Camisa do Botafogo 1962 – Geração de Ouro

Time base:  Paulistinha, Manga, Jadir, Nilton Santos, Airton, Rildo; agachados Garrincha, Edson, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.

Bom, quando falamos da década de 60, é impossível não se lembrar do grande time da estrela solitária. Foi uma geração marcada não por apenas um título, mas por um legado no futebol brasileiro e mundial. Por todos os triunfos da geração de Garrincha, o time está na lista dos clubes do século, divulgado pela FIFA em 2000.

Ao lado do Santos, o fogão foi o time responsável por ceder os seus craques à seleção que conquistou o bi mundial no Chile. Foram convocados: Didi, Garrincha, Amarildo e Nilton Santos. Que time, meus amigos.

Naquele ano, o clube ganhou também o bi carioca em cima do Flamengo e o torneio Rio-SP em cima do time do Palmeiras. Além disso, o time excursionou mundo à fora e conquistou diversos títulos internacionais que fizera conhecido a estrela solitária. Foi uma temporada implacável!

Veja o modelo da Camisa do Fogão da geração de ouro aqui na Fut. Confira!

 

#Fluminense

Camisa Fluminense 1984- Campeão Brasileiro

Time base: Aldo, Paulo Victor, Duilio, Ricardo Gomes, Jandir y Branco; Romerito, Delei, Washington, Assis e Tato.

O time do Flu em 1984 era uma potência no futebol nacional. Contava com os craques Branco e Ricardo Gomes e comandada por Parreira, eterno técnico do tetra brasileiro. Não menos notável é também a dupla de ataque Assis e Washington, apelidados como “casal 20”, que fizeram a diferença no jogo contra o Coxa nas quartas de final.

Na semi, o tricolor das laranjeiras enfrentou o timão e a sua eterna democracia corintiana, perdendo o primeiro jogo em casa por 2×0. Em casa, o Flu com mais 118 mil torcedores segurou o resultado e foi à final do campeonato.

A final daquele Brasileirão foi um clássico carioca, entre Flu e o Vasco da Gama, liderada pelo seu maior ídolo, Dinamite. No primeiro jogo o Flu ganhou por 1×0 e segurou o resultado no segundo tempo em pleno Maracanã. Foi o bi nacional dos tricolores.

Torcedor tricolor, eternize esse momento com a camisa retrô tricolor dessa temporada. Confira aqui na Fut!

Essa foi uma breve história de quatro camisas que ficaram marcadas no futebol brasileiro. E com certeza, qualquer torcedor se orgulha desses mantos.

PARA OS FANÁTICOS CARIOCAS, VEJA TODA LINHA DOS TIMES DO RIO DE JANEIRO AQUI NA FUT!

Veja também: Coleção de camisas de futebol: Como começar?

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!