Fala, craque! Bora conhecer um pouco mais a fundo sobre alguns clubes? O assunto hoje é mais simples, mas que tem uma pegada histórica bem legal: explicação sobre escudos de futebol.

Vale lembrar que nem todos os clubes têm em registro oficial as histórias dos escudos de futebol. Porém, buscamos o máximo de informações possíveis para passar para vocês.
Então, caso falte alguma informação que vocês saibam, já aproveita para deixar registrado aí nos comentários.

Sem mais delongas, bora acompanhar as histórias de alguns escudos de futebol.

Escudos de futebol de 12 clubes brasileiros

Botafogo

escudos de futebol

Divulgação: Botafogo

O Club de Regatas Botafogo tem a estrela solitária como o símbolo máximo do seu escudo desde sempre. Aliás, até quando o escudo não era oficial, a estrela já estava presente.

Em 1894, a estrela dividia espaço com remos e as iniciais CRB entrelaçadas. O contorno já era parecido com o que é usado atualmente.

Em 1904, quando surgiu o Botafogo Football Club, a estrela passou a ficar do lado de fora e em cima do escudo. Com o contorno semelhante ao anterior, dentro do escudo estavam apenas as iniciais entrelaçadas.

Já em 1919 a estrela volta a ser a maior representatividade do escudo. Maior do que anteriormente, a estrela passou a ser o contorno do escudo e, no centro, permaneceram as iniciais.

Mais de 20 anos depois, houve a fusão e o surgimento do Botafogo de Futebol e Regatas. Por isso, mais uma alteração foi feita. O formato, inspirado em um escudo suíço, permaneceu. A estrela passou a ser no lugar das iniciais, ou seja, no centro. O fundo passou a ser preto, com dois contornos, um branco e um preto.

Vasco

escudos de futebol

Crédito: Divulgação Vasco

Se formos comparar com alguns outros clubes, o Vasco é um dos que menos mexeu no escudo ao longo da história.

O primeiro brasão, em 1903, foi redondo e, ainda, sem a faixa diagonal. Porém, a caravela já aparecia no centro. No entorno, as cruzes e o nome completo do clube também apareciam.

Em 1920, a modificação tornou o escudo mais próximo do que é visto hoje. Com essa modificação, o brasão também ganhou a faixa diagonal branca.

Por fim, na década de 80, a versão mais moderna foi colocada em uso. Com uma forma mais redonda do que a anterior, algumas modificações pequenas foram feitas nas cores da caravela.

Outras mudanças que têm que ser colocadas quando o assunto é o escudo do Vasco é a Cruz de Malta. Em 1903, a Cruz de Cristo aparece no brasão. Anos depois, essa cruz foi substituída pela Cruz de Malta. Porém, anos após, descobriu-se que a cruz, na verdade, é uma Cruz Pátea.

Fluminense

Crédito: Divulgação Fluminense

Assim como o Vasco, o Fluminense não mudou muito o escudo durante os anos. Porém, houve uma mudança brusca entre o primeiro e o segundo brasão, que já tem as formas do distintivo usado atualmente.

O time carioca iniciou sua história vestindo branco e cinza. Na camisa, eram apenas bordadas as iniciais FFC em vermelho, o que era usado como brasão.

Já em 1904, pela dificuldade em fabricar os uniformes em branco e cinza, o clube decidiu trocar suas cores e também o brasão. A partir desse momento, o Fluminense passou a ser tricolor e também começou a utilizar um distintivo bem parecido com o atual.

Inspirado em modelos suíços e com letras no estilo gótico, o distintivo utilizado ganhou as cores branca, vermelha e verde. Assim como, também recebeu ao centro as iniciais FFC.

Palmeiras

Se passamos por alguns clubes que não mudaram muito o escudo, o Palmeiras vai pelo contrário. Se pararmos para comparar, o clube paulista pode ser um dos que mais mudou o escudo ao longo dos anos.

O primeiro escudo que se tem informações, são as iniciais P e I com fonte arcaica e nas cores brancas. Esse modelo foi usado no primeiro jogo da equipe, no dia 24 de janeiro de 1915.

Já no ano seguinte houve uma mudança. A diretoria da época, importou um jogo de camisas com o escudo da Cruz de Savóia, símbolo da Casa Real Italiana.

Em 1917 a terceira mudança ocorreu. O escudo permaneceu com o contorno da Cruz de Savóia, mas o desenho interno mudou. No centro, teve o retorno das iniciais P e I, com um fundo verde.

Um ano depois, as mudanças foram mais leves e se restringiram à modificação das cores. O formato ganhou um contorno na cor vermelha com um preenchimento branco e as iniciais passaram a ser na cor verde.

No ano de 1919, o formato circular, que está presente até hoje no distintivo do clube, ganhou espaço. No centro, a letra P se tornou verde e a I, vermelha. Esse foi o escudo usado no primeiro título do Campeonato Paulista, de 1920.

Após 8 anos, o escudo permaneceu com o mesmo formato. Porém, a disposição das cores mudou novamente. O fundo se tornou verde e as iniciais ficaram vermelhas.

Em 1942, o brasão teve uma pequena alteração que consistiu em tirar a letra I e a cor vermelha. Sendo assim, permaneceu a cor verde de fundo e a letra P com a cor branca.

Mas foi em 1959 que o escudo do Palmeiras ficou da forma que é conhecido hoje em dia. Ou seja, a alteração foi grande, de acordo com o que vinha sendo apresentado nos outros anos.

Dessa vez, o brasão conta com dois círculos, sendo um deles o contorno de todo o escudo. Na circunferência menor, que fica dentro do círculo maior, foi recolocado o contorno da Cruz de Savóia com 26 linhas que são alusivas ao dia de fundação do clube. Além disso, o tradicional P também foi incluído.

Na circunferência maior, com fundo verde, está escrito Palmeiras em branco com oito estrelas. Além disso, também foi colocado o ano de fundação do time paulista.

São Paulo

Crédito: Divulgação São Paulo

O São Paulo é outro clube que não modificou muitas vezes o escudo. Ou seja, o “coração de cinco pontas” foi anunciado já nos primeiros dias de fundação da equipe, lá em 1930.

Porém, a escolha do escudo foi um pouco diferente do que vimos até o momento. Por meio de um concurso interno, o estilista Walter Ostrich juntamente com um dos fundadores do clube, Firmiano de Morais Pinto Filho, foram os responsáveis pela criação do brasão são-paulino.

Até então, o seu formato era único e também inédito, já que não haviam registros similares ao símbolo do São Paulo naquela época.

Com poucas mudanças ao longo dos anos, o distintivo do São Paulo é definido, pelo próprio Estatuto Social do clube da seguinte forma. “Composto por um triângulo isósceles com o lado superior maior encimado por um retângulo, com altura equivalente a metade da lateral do triângulo, fundo preto e letras SPFC, tipo mensageiro ‘courier’, em branco. No interior do triângulo acima descrito, uma faixa branca central com ¼ da lateral menor, rodeado por um triângulo escaleno vermelho e outro preto, nessa ordem”.

Conheça a história do tricolor no nosso almanaque do torcedor. 

Atlético Mineiro

Crédito: Divulgação Atlético MG

O Galo é outro clube que não realizou variadas modificações em seu brasão. A diferença mais notória é do primeiro modelo para o segundo.

O primeiro distintivo contava com as iniciais CAM no formato oval. Já, a partir da segunda modificação, é possível observar semelhanças com o escudo que é usado nos dias de hoje.

Grêmio

Crédito: Divulgação Grêmio

Se formos parar para analisar os escudos e observar qual mais representa o futebol em si, damos de cara com o Grêmio. Isso porque o brasão do clube representa, nada mais e nada menos, que uma bola de futebol e suas costuras.

O 1° desenho que se tem registro, foi o brasão de 1903 que foi usado até meados de 1919. E, já no ano seguinte, foi possível observar mudanças pequenas, porém significativas, nas linhas fundamentais. Linhas que permanecem até os dias de hoje.

Já em 63, outra mudança ocorreu e foi bastante significativa. Em destaque, no centro, foi colocado o nome do clube, acima o ano de fundação e, abaixo, as iniciais FBPA.

Santos

Crédito: Divulgação Santos

Inicialmente em azul, o símbolo do Santos passou por um processo de minimização entre as décadas de 1910 e 1930.

Após, foi incluído um mapa-múndi colorido, que passou a ser preto e branco alguns anos depois.

Em 1915, o Santos adotou o pseudônimo de União FC para que pudesse disputar o Campeonato Santista. Por esse motivo, surgiu um novo escudo para ser usado provisoriamente.

Já na década de 30, um novo escudo foi montado. Com as inicias SFC entrelaçadas, o brasão contava com um fundo branco e uma borda preta.

Pouco tempo depois, o distintivo ganhou as formas que tem hoje em dia e, ao longo dos anos, foram poucas as alterações feitas.

Flamengo

Crédito: Divulgação Flamengo

O primeiro distintivo do clube rubro-negro trazia dois remos cruzados por cima de uma âncora e as cores predominantes eram vermelho e preto.

Em 1895, uma coisa curiosa aconteceu no Flamengo, isso porque o clube possuía três desenhos diferentes, ou seja, cada camisa contava com um brasão diferente. Porém, o mais conhecido foi o que está na imagem acima, com fundo vermelho e preto e a permanência dos remos e da âncora.

Já em 1912, as mudanças chegaram até o desenho que se tornou o tradicional, com listras em preto e vermelho, além do uso das iniciais do clube.

Atualmente, o time utiliza apenas as iniciais do clube entrelaçadas e uma única estrela no topo.

Cruzeiro

Crédito: Divulgação Cruzeiro

Assim como o Palmeiras, o Cruzeiro também já se chamou Palestra Itália. Por isso, em 1921, o primeiro escudo do clube levava consigo as cores da pátria de seus fundadores: o verde, o vermelho e o amarelo.

Seis anos após, o antigo Palestra Itália incluiu o S de “Societá” e também o S de “Sportiva” no centro do escudo.

Já em 1942, com a campanha de nacionalização rolando, o clube teve que mudar de nome e o símbolo típico nacional foi o escolhido: Cruzeiro. O escudo não era muito difícil de ser relacionado com o clube, já que era o próprio Cruzeiro do Sul com um retorno azul.

Em 1959, uma mudança significativa ocorreu no escudo. No entorno, foi incluído o nome do clube na parte superior e, na parte inferior, o nome da cidade de Belo Horizonte.

Mais de 20 anos depois, o clube decidiu retirar o nome da cidade e distribuir melhor o nome do time no entorno do brasão. Por isso, houve o aumento das letras.

A outra mudança ocorreu apenas em 2004, quando o Cruzeiro conquistou a tríplice coroa e, a partir disso, utilizou uma coroa em homenagem à conquista de 2003. Até 2015 o desenho da coroa não sofreu alterações, mas a partir de 2016 o Cruzeiro contou com um desenho novo no símbolo.

Crédito: Divulgação Cruzeiro

E, em 2021, o clube contou com a mudança mais recente em seu escudo. Atualmente, o brasão conta com uma tonalidade de azul mais escuro e não é mais usada a coroa. Além disso, na camisa do clube, o símbolo usado são apenas as estrelas do Cruzeiro do Sul, sem o contorno em azul.

Corinthians

Crédito: Divulgação Corinthians

Que o Corinthians é o time do povo, isso não é novidade. Porém, o fato de não ter escudo nos primeiros anos do clube, pode ser um assunto novo para muitos.

Entre 1910 e 1914, o time paulista não tinha condições para estampar o brasão nas camisas e, por isso, jogava sem eles.

Além disso, o primeiro registro de um distintivo do Corinthians não foi feito no futebol, mas sim na corrida de 10km que, futuramente, vinha a ser conhecida como a São Silvestre. Na época, o operário espanhol, João Collina, representou o clube paulista fazendo uso das iniciais CP em sua camisa.

Já em 1914, o litógrafo Hermógenes Barbuy, realizou a elaboração de outro distintivo e, dessa vez, o símbolo passou a incluir a letra S.

Dois anos após, pequenas mudanças ocorreram, mas especificamente nas letras, que passaram a ser mais finas, e no contorno, que se tornou um círculo.

A partir de 1919, a mudança radical ocorreu e deu vida ao brasão que conhecemos atualmente. Sendo um círculo preto preenchido, o distintivo ainda levava o nome do clube e seu ano de fundação. No centro, a bandeira paulista foi estampada.

Em 1940, para dar ainda mais vida ao escudo usado atualmente, foram colocadas a âncora e os dois remos, símbolos esses que fazem referência aos esportes náuticos.

De lá para cá, apenas alguns ajustes no desenho foram aplicados, como a borda preta, em torno de todo o símbolo.

Internacional

Crédito: Divulgação Internacional

Na década de 20, o primeiro uniforme do Internacional contou com as iniciais SCI bordadas em vermelho com o fundo branco. Logo em seguida, o clube inclui a borda vermelha no brasão.

Em 1960, o clube realizou uma mudança considerável no escudo, onde todas as cores foram invertidas. Ou seja, onde era branco ficou vermelho e vice-versa.

Após 20 anos, o desenho começou a se aproximar do que é conhecido e usado atualmente. No desenho, foi incluído um contorno branco e também um vermelho. Além disso, ao longo dos anos foram colocados alguns detalhes no distintivo, como pode ser visto na imagem acima.

Já em 2009 houve a mudança mais recente e significativa, onde o clube estampou, em torno do símbolo, o nome e ano de fundação do clube.

Outros escudos de futebol

Fanático, a lista de escudos de futebol de hoje terminou, mas caso queira que a gente continue, é só fazer seu pedido aí nos comentários.

Além disso, não esquece de dar uma passeada aqui pelo blog e conferir outros textos, como esse: A história dos Campeonatos Estaduais

Ah, falando em estaduais, eles já começaram! Que tal dar uma passada na Loja da Fut para garantir o seu manto novo para acompanhar mais uma edição?! Corre lá!

escudos de futebol

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!