Fala, craque! Bora conhecer um pouco mais a fundo sobre alguns clubes? O assunto hoje tem uma pegada histórica bem legal: vamos explicar sobre os escudos de futebol.
Vale lembrar que nem todos os clubes têm em registro oficial as histórias dos escudos de futebol. Porém, buscamos o máximo de informações possíveis.
Escudos de futebol de 12 clubes brasileiros
Botafogo

Divulgação: Botafogo
O Club de Regatas Botafogo tem a estrela solitária como o símbolo máximo do seu escudo desde sempre. Aliás, até quando o escudo não era oficial, a estrela já estava presente.
Em 1894, a estrela dividia espaço com remos e as iniciais CRB entrelaçadas. O contorno já era parecido com o que é usado atualmente.
Em 1904, quando surgiu o Botafogo Football Club, a estrela passou a ficar do lado de fora e em cima do escudo. Com o contorno semelhante ao anterior, dentro do escudo estavam apenas as iniciais entrelaçadas.
Já em 1919 a estrela volta a ser a maior representatividade do escudo. Maior do que anteriormente, a estrela passou a ser o contorno do escudo e, no centro, permaneceram as iniciais.
Mais de 20 anos depois, houve a fusão e o surgimento do Botafogo de Futebol e Regatas. Por isso, mais uma alteração foi feita. O formato, inspirado em um escudo suíço, permaneceu. A estrela passou a ser no lugar das iniciais, ou seja, no centro. O fundo passou a ser preto, com dois contornos, um branco e um preto.

Vasco

Crédito: Divulgação Vasco
Se formos comparar com alguns outros clubes, o Vasco é um dos que menos mexeu no escudo ao longo da história.
O primeiro brasão, em 1903, foi redondo e, ainda, sem a faixa diagonal. Porém, a caravela já aparecia no centro. No entorno, as cruzes e o nome completo do clube também apareciam.
Em 1920, a modificação tornou o escudo mais próximo do que é visto hoje. Com essa modificação, o brasão também ganhou a faixa diagonal branca.
Por fim, na década de 80, a versão mais moderna foi colocada em uso. Com uma forma mais redonda do que a anterior, algumas modificações pequenas foram feitas nas cores da caravela.
Outras mudanças que têm que ser colocadas quando o assunto é o escudo do Vasco é a Cruz de Malta. Em 1903, a Cruz de Cristo aparece no brasão. Anos depois, essa cruz foi substituída pela Cruz de Malta. Porém, anos após, descobriu-se que a cruz, na verdade, é uma Cruz Pátea.