Salve, salve meus Fanáticos! Estamos chegando aqui com mais uma lista para você. Dessa vez vamos falar dos brasileiros que brilharam na Terra do Tio Sam, os Estados Unidos. A primeira lista é sobre os 5 melhores brasileiros na NBA.

A história do Brasil na liga de basquete mais importante do planeta começou em 1976 com Marquinho Abdala, que foi draftado na 162ª posição do Draft da NBA pelo Portland Trial Blazers. Porém, Abdala nunca chegou a disputar uma partida pela franquia do estado de Oregon. 

Depois dele, em 1984, o mito do basquete Brasileiro Oscar Shimidt também foi selecionado em um Draft, mas nunca chegou a atuar na NBA, optando por continuar defendendo a Seleção Brasileira. O Mão Santa foi selecionado pelo New Jersey Nets, hoje Brooklyn Nets

O primeiro brasileiro a jogar de fato na NBA foi Rolando Ferreira, em 1988. Ele foi escolhido pelo Portland Trail Blazers e atuou por 12 jogos na liga. Em 1991 o ala-pivô Pipoka foi contratado pelo Dallas Mavericks, contudo atuou apenas uma vez.

Ao todo 18 brasileiro jogaram ao menos uma partida na NBA. O último que conquistou seu espaço é o jovem Didi Louzada, que atualmente está no Portland Trail Blazers, após passagem pelo New Orleans Pelicans

Mas vamos ao que interessa. Aqui estão os 5 melhores brasileiros na NBA. Caso você discorde da colocação que definimos, pode cornetar a vontade aqui na área de comentários do blog. Partiu ver a lista?

Brasileiros na NBA: 1º – Nenê Hilário

Brasileiros na NBA - Nenê Hilário
Reprodução/Instagram

No início dos anos 2000 o Brasil de fato passou a ter protagonismo na NBA. O pivô Nenê Hilário começou sua trajetória no Denver Nuggets em 2002, na 7ª posição daquele Draft, sendo escolhido e trocado em seguida pelo New York Knicks. Para este autor que vos escreve, o melhor brasileiro que já atuou na NBA. 

Mesmo sem ter conquistado algum título individual ou coletivo, Nenê foi quem teve a carreira mais consolidada na NBA. Foram 18 anos na NBA, somando ao todo 965 jogos. Apesar de pouco valorizado no Brasil e nos EUA, Nenê foi um dos melhores pivôs da liga no período que esteve por lá. 

As médias dele não me deixam mentir. Ele acumulou 11.3 pontos, 6 rebotes e 1.8 assistências. Na temporada 2008-09 ele viveu seu melhor momento. Ainda defendendo o Denver Nuggets, Nenê teve médias de 14.6 pontos, 7.8 rebotes e 1.4 assistências por partida. Ele era peça fundamental naquele time comandado por Carmelo Antony. 

Nenê encerrou sua carreira em 2018, após passagens por Washington Wizards e Houston Rockets

Produtos da NBA aqui na Fut!

Brasileiros na NBA: 2º – Leandro Barboza

Brasileiros na NBA - Leandrinho Barbosa
Reprodução

Leandrinho, ele mesmo, The Brazilian Blur, como era conhecido, teve longa carreira na NBA. Participou de 15 temporadas na liga americana. Ele foi draftado pelo San Antonio Spurs na 28ª, porém nunca atuou pela equipe do Texas. Ainda na noite do Draft foi trocado e se mudaria para o Arizona para jogar pelo Phoenix Suns

A partir dali sua vida mudaria. Em Phoenix ele se tornou ídolo e membro importante da rotação da equipe comandada pelo armador canadense Steve Nash. Na primeira temporada bons números. Foram médias de 7.9 pontos, 2.4 assistências e 1.8 rebotes, além de 1.3 roubos de bola. 

Na temporada 2006-07 foi eleito o Melhor Sexto Homem da NBA, sendo até hoje o único brasileiro que conseguiu um título individual na NBA. Naquele ele teve excelentes números na temporada regular, com 18.1 pontos, 4 assistências e 2.7 rebotes de média, além de 1.2 roubos de bola.

Nesta temporada ainda conseguiu um jogo de 41 pontos, seu recorde pessoal na liga. Os Suns chegaram aos playoffs, mas acabou sendo derrotada nas semifinais da conferência Oeste pelo time que seria campeão naquele ano, o San Antonio Spurs, derrotando em 4 jogos o Cleveland Cavaliers, time de outro brasileiro que em breve estará por aqui.

Depois de sair dos Suns em 2010, Leandrinho partiu para Toronto, onde ficou por 3 temporadas, sem grande protagonismo. Foi para o Indiana Pacers na metade da temporada 2011-12, onde fez apenas 33 partidas. Mesmo assim chegou aos playoffs sendo eliminado também pelos campeões Miami Heat.

Após sair de Indiana, Leandrinho viveu seu pior momento na carreira atuando pelo Boston Celtics na temporada 2012-13. Por lá sofreu uma grave lesão no joelho e não conseguiu jogar no mais alto nível. 

Após rápidas passagens pelo NBB, atuando pelo Pinheiros, Leandrinho foi para sua segunda passagem pelo Phoenix Suns. Atuou apenas 20 partidas, suficientes para conseguir o contrato com o Golden State Warriors

Na primeira temporada (2014-15) ele conquistou o título da NBA ao lado de estrelas como Stephen Curry e Klay Thompson. Tendo papel importante no vestiário dos Warriors pelo seu carisma, Leandrinho foi muito importante nas séries finais contra o Cleveland Cavaliers

Na temporada 2016-17 voltou para sua despedida nos Suns, onde atuou por 67 partidas e se despedindo da NBA como jogador. Atualmente Leandrinho é assistente técnico do Golden State Warriors e conquistou seu segundo título de NBA, desta vez no banco de reservas. 

Produtos da NBA aqui na Fut!

Brasileiros na NBA: 3º – Anderson Varejão

Brasileiros na NBA - Anderson Varejão
Reprodução/Instagram

Ídolo! Essa palavra resume o que é Varejão para a torcida do Cleveland Cavaliers. Foram 14 temporadas na NBA, sendo 12 em Cleveland. Varejão se tornou ídolo pela sua raça e seu estilo de jogo aguerrido. Além disso o cabelo cacheado fazia sucesso, até mesmo merecendo um dia de jogo só em sua homenagem, quando o ginásio todo vestiu uma peruca. 

Na NBA ele teve médias de 7.2 pontos, 7.2 rebotes e 1.2 assistências. Varejão foi o primeiro brasileiro a alcançar uma final de NBA. Na temporada 2006-07 chegou a decisão, mas foi varrido pelos Spurs por 4×0 na final. Mesmo assim é lembrado por ter sido o primeiro brasuca campeão de conferência. 

Em 2015, também com o Cleveland, chegou a mais uma decisão, desta vez derrotado diante dos Warriors de Leandrinho Barbosa. Na temporada seguinte, ele chegaria a mais uma final de NBA. Curiosamente, foi derrotado pelo Cleveland Cavaliers, seu ex clube que havia sido trocado naquele ano pelo Portland Trail Blazers, que o dispensou e ele caiu de paraquedas na rotação dos Warriors. 

Após 13 temporadas na NBA, 12 nos Cavs e uma nos Warriors, Varejão viu seus minutos em quadra e suas médias despencaram na temporada 2016-17. Após 14 jogos pelo Warriors, ele foi dispensado. Mesmo assim recebeu o anel de campeão daquela temporada como forma de homenagem de seus ex-companheiros. 

Após duas temporadas atuando no NBB pelo Flamengo, Varejão retornou para um contrato de 10 dias para se despedir do Cleveland Cavaliers aos 38 anos na temporada 2020-21. 

Produtos da NBA aqui na Fut!

Brasileiros na NBA: 4º – Tiago Splitter

Brasileiros na NBA - Tiago Splitter
Reprodução/Instagram

O primeiro brasileiro campeão da NBA. Tiago Splitter chegou na NBA depois de muitos anos de sucesso no basquete europeu. Splitter foi draftado pelo Spurs no Draft de 2007, na 28ª escolha, porém estreou apenas em 2010.

Por ter uma carreira consolidada no basquete espanhol, Splitter tinha salários melhores do que um novato na NBA. Mantendo contrato com o Spurs, chegou na NBA aos 26 anos. Ao todo foram 7 temporadas na liga, com médias de 7.9 pontos, 5.0 rebotes e 1.2 assistências.  

Na temporada 2013-14 ele sagrou-se campeão da NBA com os Spurs ao lado de grandes estrelas como Tim Duncan, Tony Parker, Kawhi Leonard e Manu Ginobili. Nas finais encararam o Miami Heat de LeBron James, vencendo em cinco partidas. 

Atrapalhado por lesões, Splitter foi trocado para o Atlanta Hawks, onde não se firmou. Depois teve uma rápida passagem pelo Philadelphia 76ers, onde também sofreu com os problemas físicos. Aposentou-se em 2017.

Desde 2018 ele faz parte da comissão técnica do Brooklyn Nets e em 2022 foi anunciado como treinador principal da equipe sub-23 da Seleção Brasileira de basquete. 

Produtos da NBA aqui na Fut!

Brasileiros na NBA: 5º – Raul Neto 

Brasileiros na NBA - Raul Neto
Reprodução/Instagram

Único da lista ainda atuando, Raulzinho merece estar entre os cinco desta lista pela sua regularidade. Desde quando foi draftado com 47ª escolha pelo Atlanta Hawks, em 2013, o armador brasileiro sempre manteve bons números. 

Após ser draftado pelos Hawks, Raulzinho foi trocado e parou no Utah Jazz. Por lá atuou por 4 temporadas, entre 2015 e 2018. Após uma troca, foi para o Philadelphia 76ers, ficando por lá uma temporada. 

Em 2020 chegou ao Washington Wizards. Na temporada 2021-22 teve 19.6 minutos em quadra de média, atuando em 70 jogos, sendo 19 como titular. O mineiro ainda atuou em 5 playoffs da NBA.

Em 2016 Raulzinho atuou no final de semana do All-Star Game na partida dos calouros. Atualmente ele está prestes a se tornar agente livre e tem ótimas chances de continuar na NBA por mais algumas temporadas. 

E aí, Fanáticos, curtiram a lista de hoje? Então que tal conferir os produtos da NBA aqui na Fut.

Caso discorde de alguém nessa lista, deixe sua opinião nos comentários. 

Confira também: Top 5: Maiores arremessadores da história da NBA

Tênis de basquete: como escolher o modelo certo para o seu jogo

Como jogar basquete? Saiba tudo sobre o esporte

Estilo Basquete: Tendências do esporte na moda urbana

Bolas de basquete: como escolher?

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!