Fala meus Fanáticos! Tudo bem? Seguindo a linha dos esportes americanos, hoje iremos resenhar sobre o Football. Pois é, não confunda com o soccer, são coisas diferentes. Você sabia que existem brasileiros na NFL, a liga de Futebol Americano? Pois é, hoje vamos falar dos brasileiros que jogam ou chegaram perto de jogar na liga de futebol americano nos EUA.

O brasileiro de maior sucesso e o primeiro nascido e criado por aqui a chegar na NFL é o Kicker Cairo Santos. Em 2014 ele foi escolhido pelo Kansas City Chiefs e atuou em jogos da temporada regular no mesmo ano. 

Brasileiros na NFL - Cairo Santos
Reprodução/Instagram

Natural de Limeira-SP, ele foi para os EUA para jogar pela Tulane University e ganhou o troféu Lou Groza de melhor Kicker do College, em 2012. Ele tem tanta moral na universidade que em 2021 entrou para o Hall da Fama da instituição.

Nos Chiefs ficou por três temporadas completas e teve ótimos números. Em 2014, foram 25 de 30 field goals convertidos. Já no ano seguinte, em 2015, ele ficou com 30 de 37. Em 2016, 31 de 35, números excelentes para um Kicker iniciante na NFL. Mas após uma  lesão, o primeiro brasileiro na NFL acabou dispensado.

Desde 2016 ele rodou por outras franquias da NFL. Passou por Chicago Bears, New York Jets, Tampa Bay Buccaneers e Tennessee Titans. Depois de rodar, voltou para o Chicago Bears. Em 2021 Cairo Santos assinou sua renovação no time de Chicago e ficará por lá até 2026 em um contrato que gira em torno de US$16 milhões. Portanto, Cairo é garantia de um brasileiro na NFL.

Brasileiros na NFL - Cairo Santos 2
Cairo Santos em ação pelos Bears (Reprodução/Instagram)

Manto dos Bears aqui na Fut!

Brasileiros na NFL: Quem esteve perto?

Reprodução/Instagram

O cuiabano,  formado em agronomia, Durval Queiroz Neto, o Duzão, chegou na NFL através do International Player Pathway (NFL Undiscovered), um programa da NFL para recrutar talentos pelo mundo. 

No Combine, época da temporada que aspirantes a profissionais participam de treinamentos organizados pela liga, Duzão conseguiu bons resultados e foi contratado pelo Miami Dolphins. 

Porém o brasileiro nunca estreou na NFL. Ele assinou por dois anos pelos Dolphins, ainda teve uma renovação de um ano em seu contrato, mas ficou apenas no Practice Squad, o time que não é elegível para as partidas, apenas completam os treinamentos. 

Depois disso, Duzão foi dispensado, apesar de ainda sonhar em ser um brasileiro na NFL.

Camisa dos Dolphins é aqui!

Brasileiros na NFL: Quem foi especulado?

Dois jogadores de futebol foram especulados na NFL. Aliás, um jogador de futebol, além dele, um tal de Pelé. Isso mesmo, o Rei postou recentemente em suas redes sociais que o New York Giants chegou a convidá-lo para testes na Kicker daquela franquia. 

De acordo com Pelé em seu post, ele recusou. “Uma vez os Giants me convidaram para ser kicker, mas não iria me acostumar a chutar por cima da trave”, dizia a postagem do Rei.

O outro jogador brasileiro que quase esteve na NFL foi Adhemar, que despontou naquele time incrível do São Caetano no início dos anos 2000. Famoso pelo seu chute forte e calibrado, Adhemar foi artilheiro do Brasileirão de 2000, quando o São Caetano foi vice-campeão.

Brasileiros na NFL - Adhemar
Adhemar durante passagem pelo VfB Stuttgart (Reprodução)

Já aposentado, em 2006, um empresário veio ao Brasil na intenção levá-lo ao Tampa Bay Buccaneers. Segundo matéria da Folha de S.Paulo, em 2012, ele impressionou os observadores acertando 9 dos 10 chutes de 50 jardas. 

Porém o negócio acabou não sendo finalizado pois Adhemar teria de ficar 3 meses em uma Escola de Kickers, não poderia levar a família e não teria direito ao visto de trabalho, apenas de estudante naquele período. Pois é, um artilheiro do Brasileirão por pouco não foi o primeiro brasileiro na NFL.

Brasileiros na NFL: O que esperar no futuro?

Brasileiros na NFL - Davi Belfort
Reprodução/Instagram

E a expectativa de termos mais jogadores na NFL nos próximos anos é gigante. Hoje, três brasileiros estão nos radares das franquias da NFL. Dois são Kickers e um Quarterback. 

Os mais próximos disso são os Kickers João Lima, que está na Alderson Broaddus University, da Divisão 2 da NCAA e Thiago Kapps, que segundo alguns analistas vem mostrando serviço na Divisão 1 da NCAA, o College Football.

O outro é ainda jovem, e tem nome de campeão: Davi Belfort. O QB que ainda está no High School é visto como uma promessa do futebol americano pelos próprios americanos. O filho do multicampeão de MMA Vitor Belfort já chamou a atenção de muitas universidades e conta com mais de 10 propostas de bolsa na mesa. E são universidades tradicionais, como Alabama, Michigan, Florida Gators, entre outras da D1.

E aí, Fanático, curtiu nosso conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo falando o que achou dos brasileiros na NFL. 

Você sabia que a FutFanatics também é fanática por NFL? Clique aqui e confira nossos produtos de franquias da NFL.

Confira aqui no Blog da Fut: Regras do Futebol Americano: Saiba como jogar o esporte da bola oval

Super Bowl: 10 curiosidades sobre o Super Jogo

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!