O Futebol Americano está para o fanático pela modalidade, como o futebol está para os torcedores mais fervorosos. Por este motivo, hoje, decidimos trazer para você 10 curiosidades sobre a maior final da modalidade, o Super Bowl!

Aliás, vale lembrar que essa final gigantesca já está para acontecer! É no próximo domingo, 07/02, a partir das 20h30, horário de Brasília.

Se você acompanha essa competição há anos ou é debutante, se liga que aqui você vai conhecer mais sobre a maior final de campeonato do mundo!

O que é o Super Bowl?

Eu aposto que você já ouviu falar em Super Bowl e por diversos motivos: o jogo em si, os shows, o evento… Tudo, absolutamente tudo o que acontece no Super Bowl é grande!

Crédito: Wikimedia Commons

Por este motivo, esse evento não é apenas uma final de campeonato, mas quase um feriado para aqueles que curtem e, principalmente, para os americanos.

O Super Bowl é a final do campeonato de futebol americano organizado pela NFL (National Football League). Acontecendo anualmente, a competição vai de setembro até janeiro/fevereiro .

super bowl

Crédito; Getty Images

A NFL é composta por 32 equipes. Os times são divididos em duas conferências, sendo: a NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference).

Durante o campeonato, cada time joga 16 vezes a competição regular. Dessas 16, as 6 melhores de cada conferência se encontram nos playoffs (tipo as quartas de final, sabe?). Os campeões de cada conferência disputam o Super Bowl.

Vale lembrar que, apesar de não fazer parte da nossa lista de 10 curiosidades, um fato interessante sobre o Super Bowl, é o fato de que as edições são marcadas por números romanos, como:
→ Super Bowl I – 1967, em Los Angeles;
→ Super Bowl II – 1968, em Miami;
.
.
.

→ Super Bowl LV – 2021, na Flórida.

Outra curiosidade é que, apenas na edição de número 50, a edição deixou os números romanos de lado.

Os finalistas do Super Bowl LV

Mesmo com a pandemia, o Super Bowl não passou nem perto de ser cancelado. Além disso, a própria NFL sofreu uma parada momentânea, mas voltou a ser disputada pouco tempo após.

Por ter sido apenas uma parada, o Super Bowl vai ser realizado nas mesmas datas em que foram realizadas as edições anteriores: último domingo de janeiro ou primeiro domingo de fevereiro, sendo a última citada a data da edição de 2021.

Crédito: Getty Images

Sobre a edição LV do Super Bowl, tudo indica, como nos anos anteriores, que será um evento marcante e histórico, principalmente pelas campanhas das equipes que chegaram na final até o momento.

De um lado encontramos os atuais campeões do Super Bowl: o Kansas City Chiefs. E, do outro: o Tampa Bay Buccaneers, que tem na sala de troféus apenas um Super Bowl, o de 2002.

De acordo com os números atuais, ambas as equipes prometem uma final de tirar o fôlego. Além disso, cada time tem uma peça chave para fazer o diferencial e buscar ainda mais o título.

No Buccaneers, o Brady é a carta na manga. Além de ser a peça chave, a equipe é o quinto time wild card desde a temporada 2000 e, a boa notícia, é que os antecedentes todos levaram a competição.

Do lado do Kansas, Patrick Mahomes promete fazer a diferença. O quarterback titular dos Chiefs desde a temporada de 2018, sempre participou dos playoffs e perdeu apenas um dos sete jogos da pós-temporada.

Crédito: Cliff Welch/Icon Sportswire via Getty Images

O show do Super Bowl

Antes de falar sobre o show em si, vale a pena lembrar que algumas restrições foram feitas na edição LV por conta da pandemia que ainda está acontecendo pelo mundo.

Porém, não é por isso que a competição vai deixar de acontecer e, principalmente, deixar de fazer história como todos os anos. Então, se liga no que você pode esperar no Super Bowl de 2021.

O número de torcedores presentes ainda não foi divulgado, porém a certeza é de que estarão lá. De acordo com o diretor médico da Liga, Dr. Allen Sills, o procedimento será igual ao que é imposto nas partidas anteriores, ou seja, com a capacidade reduzida.

Crédito: The Weekend

Sobre o famoso show que ocorre no intervalo, um nome já foi confirmado: The Weekend. O cantor é um dos poucos que entra para a lista daqueles que se apresentaram no evento e se juntou a um grupo seleto que conta com, por exemplo: Michael Jackson, Lady Gaga, Beyoncé, Madonna e Paul McCartney.

Crédito; Getty Images

A popularidade nos EUA

Com mais de 150 anos de história, o futebol americano não é apenas a competição mais assistida nos Estados Unidos, como também o maior evento da modalidade é dono da maior receita no país: a NFL.

Apesar da NFL ter nascido bem após os primeiros jogos de futebol americano no país, o evento é responsável por quase realizar um feriado nacional. E, como se não bastasse, a cada ano que passa ela vai se estende por países fora.

Crédito: Andressa Pellanda

Tanto é que a organização da competição não esconde a vontade de desenvolver as disputas no México e na Inglaterra. Além disso, a NFL tem plena noção dos consumidores fanáticos que têm em países como o Brasil e a Alemanha.

Apenas essas informações já provam a grandiosidade da NFL e, consequentemente, do Super Bowl. Mas, mais números podem garantir que a NFL é um vício mundial, como os fatos:

→ O Super Bowl Sunday é o segundo maior dia para o consumo de alimentos nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Dia de Ação de Graças;

→ Um comercial de 30 segundos que vai ao ar durante o Super Bowl custa aos anunciantes mais de US $ 5 milhões.

Crédito: Andressa Pellanda

Vamos ao TOP 10…

Eu sei que fomos soltando várias curiosidades ao longo do texto, mas separamos as melhores para a lista oficial do Blog da Fut, então se liga!

1) Em 2015, o Super Bowl foi o programa de televisão mais assistido do ano, com 112.2 milhões de telespectadores;

Crédito: NFL/SUPER BOWL

2) Para quem pensa que futebol é esporte de homem, saiba que as mulheres representaram 46.8% do público;

3) Muitos músicos ficam aguardando ansiosos a divulgação de quem será a celebridade que irá fazer o show do intervalo. E sempre são cantores ou bandas muito famosas, que garantam que o show seja enorme;

4) As propagandas são exemplos de show a parte e se tornam um dos momentos mais comentados no dia seguinte;

Crédito: Tom Pennington/Getty Images

5) Um boato persistente diz que os sistemas de esgoto nas principais cidades ocasionalmente falham durante os intervalos do Super Bowl. Isso porque um grande volume de pessoas supostamente descarregam seus banheiros simultaneamente;

6) Peyton Manning é o único quarterback a vencer um Super Bowl com duas equipes diferentes : o Indianapolis Colts em 2007 e o Denver Broncos em 2016;

Crédito: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports

7) Os maiores vencedores do Super Bowl são o Dallas Cowboys e o San Francisco 49ers, cada um com 5 vitórias. O Dallas Cowboys foi o time que mais disputou a final: marcou presença em 8 Super Bowls;

8) A vitória obtida com a maior margem foi conseguida em 1990 pelo San Francisco 49ers, que derrotou o Denver Broncos por 55 a 10;

9) Tendo como base as três últimas edições do Grande Jogo, o preço médio dos ingressos fica entre 4.500 e 5.000,00 dólares;

10) O Troféu Vince Lombardi, dado ao time vencedor do Super Bowl, é feito pela “Tiffany´s and Co.” e vale aproximadamente US$ 25 mil.

Com esse top 10 nota-se a importância da competição e, consequentemente, do dinheiro que ele recolhe, né?!

Por fim, resta perguntar se você já escolheu um time para torcer! Porque, como já dissemos: o Super Bowl LV já está aí!

super bowl

Crédito: Michael Colangelo

Falando em eventos esportivos que tem uma grande popularidade, por que você não aproveita e dá uma olhada no texto que fizemos sobre a final da Libertadores? Claro que damos as devidas proporções, mas a Libertadores também é obsessão, né?!

veja também: Regras do Futebol Americano: Saiba como jogar o esporte da bola oval

Enfim, para finalizar, que tal passar pela loja da Fut e garantir a camisa do seu time da NFL para assistir o Super Bowl, domingo? Corre lá!

super bowl

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!