Fala fanático! Começaremos hoje a contar a trajetória da Seleção Brasileira nas cinco conquistas em Copa do Mundo. Então vem com a gente para a série Brasil na Copa do Mundo.

Hoje vamos começar com o primeiro título da nossa Seleção em 1958. O Mundial foi sediado na Suécia e o Brasil chegou ao torneio com carregando ainda o peso de perder o título em 1950 jogando no Brasil. Além disso, a Seleção vinha de um mundial ruim em 1954. Porém, na Copa do Mundo de 58 o Brasil deu a chance de um jovem jogador do Santos, de apenas 17 anos, ir para o mundial. Era só um tal de Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé.

Eliminatórias

A Seleção iniciou a caminha nas eliminatórias sul-americanas. No sorteio, o Brasil caiu no grupo 1, ao lado de Peru e Venezuela. A seleção ‘vinho tinto’ da Venezuela optou por não participar aquela edição das eliminatórias, então, o Brasil faria apenas dois jogos para garantir uma das três vagas no torneio.

Foram dois jogos contra o Peru. Na ida, o Brasil empatou por 1 a 1, o gol marcado por Índio dava ao Brasil a vantagem de jogar por uma vitória simples dentro de casa. E foi o que aconteceu, com gol do craque Didi, a Seleção venceu por 1 a 0 e conseguiu se classificar e seria a sexta vez do Brasil na Copa do Mundo.

O jogo foi disputado no Maracanã, para um público de quase 120 mil pessoas, no dia de Tiradentes, 21 de abril de 1957. Assim, o Brasil se classificaria para a Copa do Mundo do ano seguinte.

Início da caminhada

Ainda com muitas dúvidas, inclusive no comando técnico, a Seleção Brasileira começou a preparação. Vicente Feola, que inicialmente seria auxiliar técnico, foi promovido a técnico principal. Feola convocou 33 jogadores para a preparação, e foi cortando alguns nomes, como Almir Pernambuquinho do Vasco, até a lista final com 22.

Durante a preparação o Brasil fez dois jogos treinos, contra Corinthians e Flamengo, e quatro amistosos, contra Paraguai (1 vitória e 1 empate) e Bulgária (2 vitórias), antes de embarcar para a disputa.

A seleção chegou a Europa e deu seguimento a preparação na Itália, onde enfrentou Fiorentina e Internazionale de Milão, com duas vitórias por 4 a 0, antes de seguir rumo ao país nórdico.

A preparação para a Copa do Mundo terminou em Hindås, um vilarejo próximo a Gotemburgo, já na Suécia.

Os escolhidos do Brasil na Copa do Mundo

Brasil na Copa do Mundo

Os 22 escolhidos de Feola jogavam no Brasil. Doze jogavam em clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e Bangu) e dez jogavam em São Paulo (Corinthians, Portuguesa, Santos, São Paulo e Palmeiras). Pelé era o mais jovem, apenas 17 anos. Já o mais velho, ou melhor, mais experiente, era Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol.

Dentre os 22 escolhidos, dois craques despontavam no futebol local: Garrincha e Pelé. E eles seriam decisivos para a conquista do primeiro título mundial do Brasil na Copa do Mundo. Além deles, os 11 iniciais tinham vários craques, como o goleiro do Corinthians Gylmar dos Santos Neves, o zagueiro e capitão do Brasil na Copa do Mundo e do Vasco Bellini, os laterais Djalma Santos, da Portuguesa e Nilton Santos, do Botafogo. No meio campo craques como Didi, do Flamengo, Zito do Santos. O ataque que encantou o mundo era formado por Zagallo, Garrincha, Pelé e Vavá.

Um detalhe importante que foi crucial para o Brasil na Copa do Mundo de 1958 foi a mudança tática criada por Feola. O tradicional 4-2-4 se transformava, no momento defensivo, em um 4-3-3, algo impensável para o futebol brasileiro naquele momento.

Zagallo, que em 1970 iria revolucionar o futebol taticamente, era o falso ponta esquerda. Quando o time adversário tinha a posse de bola, Zagallo se transformava em meia pela esquerda, aumentando o poder defensivo e deixando Pelé e Garrincha livre para criarem as jogadas de ataque.

A caminhada rumo ao título

Brasil na Copa do Mundo

O Brasil na Copa do Mundo de 1958 disputou seis jogos. O sorteio da fase de grupos foi pedreira. O Brasil caiu no Grupo 4, ao lado de União Soviética, Inglaterra e Áustria. A missão seria complicada, mas as ideias do treinador Vicente Feola surtiram efeito positivo.

Na estreia a Seleção Brasileira encarou a Áustria e venceu por 3 a 0. Os gols foram marcados por Mazzola (2) e Nilton Santos. Mazzola, que posteriormente disputou outra Copa do Mundo, desta vez pela Itália. Na segunda partida, o Brasil não fez um bom jogo contra a Inglaterra, empate sem graça por 0 a 0. Então, Feola decidiu que faria mudanças. Saíram Joel, Mazzola e Dino Sani, entrariam Zito, Pelé e Garrincha.

O Brasil precisaria vencer os Soviéticos para garantir a classificação. O jogo disputado no Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo terminou com a vitória brasileira por 2 a 0, com dois gols do centroavante do Vasco Vavá. A classificação estava garantida.

Com a primeira colocação do grupo, o Brasil teria um caminho mais tranquilo nos jogos eliminatórios. O adversário das quartas de final foi o País de Gales. Naquele 19 de junho de 1958 o mundo passou a olhar com olhos mais atentos o que um garoto de 17 anos poderia fazer. Vitória por 1 a 0, gol do jovem Pelé e a caminhada do Brasil na Copa do Mundo seguia rumo à semifinal.

Fator Pelé+Garrincha

Brasil na Copa do Mundo
Rio de Janeiro; Brasil; Maracanã; 19/05/66; Amistoso da seleção brasileira contra o Chile; Ultima Hora/Arquivo do Estado; Brasil x Chile; Lance!

Os adversários do Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 1958 seriam os favoritos franceses, do craque Just Fontaine. O atacante dos “Blues” já havia marcado impressionantes 12 gols na campanha da França naquele mundial. A missão não seria nada fácil.

O que os franceses não contavam era que os dois craques brasileiros estavam em uma noite inspirada. Garrincha era o arco, Pelé a flecha. A dupla que venceu todos os jogos que disputaram juntos pela Seleção Brasileira deitaram e rolaram no Estádio Rasunda.

Vavá abriu o placar logo aos 2 minutos. A França conseguiu o empate aos 9, com gol do craque Fontaine, o 13º naquela edição, marca até hoje inalcançada em Copas. Aos 39 minutos, o criador da Folha Seca, Didi, fez o segundo do Brasil. O time comandado por Feola foi para o intervalo a frente no placar.

Na volta, só deu Brasil, aliás, só deu Pelé. O camisa 10 do Brasil na Copa do Mundo de 1958 fez três gols em 23 minutos. O que seria a missão mais complicada do Brasil na Copa do Mundo se transformou em uma goleada de 5 a 1. Já no finalzinho, a França descontou com Roger Piantoni.

O placar final de 5 a 2 era um presságio do que estava por vir na sequencia. O Brasil chegaria a sua primeira grande final de Copa do Mundo. Em 1950 o campeão foi decidido em um triangular, coube ao destino colocar Brasil e Uruguai na última partida.

O manto de Nossa Senhora

Brasil na Copa do Mundo

A final reservou o duelo dos donos da casa, os suecos, contra os brasileiros. Antes da decisão houve um impasse, as duas seleções vestiam amarelo. Naquela época não haviam uniformes alternativos. A FIFA então decidiu que a Suécia, por serem os donos da casa jogariam com a camisa amarela e o Brasil precisaria buscar uma alternativa.

Até 1950 o Brasil tinha a o branco como cor principal do uniforme. A mudança para o amarelo aconteceu por superstição, para tirar a “zica” de 1950. Mas o que seria feito agora, já que não poderia usar a camisa amarela? Então, um membro da delegação brasileira, que era devoto de Nossa Senhora Aparecida, providenciou o segundo uniforme, na cor azul, a cor do manto de Nossa Senhora.

Não seria somente a primeira final do Brasil na Copa do Mundo, mas também seria a estreia do uniforme 2, azul como o manto de Nossa Senhora Aparecida.

A coroação de um Rei

Brasil na Copa do Mundo

Era tarde do dia 29 de junho de 1958, em Gotemburgo, no Estádio da Rasunda, Suécia e Brasil iam se enfrentar pra definir o novo Campeão do Mundo. A Suécia foi a campo com Kalle Svensson, Orvar Bergmark, Sigge Parling, Bengt Gustavsson, Sven Axbom; Reino Börjesson, Gunnar Gren, Nils Liedholm; Kurt Hamrin, Lennart Skoglund e Agne Simonsson. Técnico: George Raynor.

O Brasil foi escalado com força máxima. Além disso era o time havia encaixado a partir da terceira partida contra a União Soviética. O Brasil foi a campo com: Gylmar, Djalma Santos, Orlando, Bellini e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. Técnico: Vicente Feola.

Jogando contra a equipe da Suécia e quase 50 mil torcedores adversários e Brasil não tomou conhecimento dos donos da casa. Mas antes disso, houve um grande susto. Aos 4 minutos do primeiro tempo, o meia Liedholm abriu o placar. Na sequencia, o Brasil pressionou e conseguiu empatar aos 9 minutos com Vavá.

Ali, o resultado ainda não refletia o domínio do Brasil, mas mostrava o que estava por vir. Aos 32 minutos e atacante do Vasco fez seu segundo gol na partida. O Brasil virava antes do intervalo. Na volta, o Rei Pelé mostraria ao mundo o motivo de ser chamado de Rei até hoje.

Com 10 minutos da segunda etapa o camisa 10 fez o terceiro do Brasil, ampliando a vantagem. A partida caminhava para uma goleada, e o velho lobo Zagallo fez o quarto gol aos 23 minutos. A seleção mostrava o seria o Brasil na Copa do Mundo. A dominação que começou naquela tarde em Gotemburgo não seria tão fácil.

Os donos da casa tentaram reagir e assustava a baliza de Gylmar. Aos 35 minutos, Simonson diminuiu para a Suécia. MAs então, o camisa 10, o Rei, o maior de todos os tempos, entrou em ação, anotando um dos seus gols mais icônicos.

Cruzamento de Zagallo pela esquerda, Pelé dentro da área, bela matada no peito, sem deixar a bola cair, chapéu no primeiro, tinha cobertura, ‘totózinho’ no segundo, finalização no canto direito do goleiro. Aos 45 do segundo tempo, praticamente o último lance da partida, o Brasil confirmava ali o título mundial da Copa do Mundo de 1958. O primeiro dos cinco mundiais do Brasil.

E aí, curtiu a nova série do Blog da Fut? Então você não pode perder os outros textos sobre a Copa do Mundo do Qatar e sobre a história do Brasil na Copa do Mundo.

Confira: Brasileiros melhor jogador da Copa do Mundo: Brasil teve o Bola de Ouro em 1/3 das edições de Copa

O Qatar é logo ali: Faltando menos de 100 dias para a bola rolar, conheça 5 curiosidades da Copa do Mundo do Qatar

História da Copa do Mundo: Como surgiu o maior torneio de futebol do planeta

Saiba quais são as oito camisas mais marcantes da Copa do Mundo

Curiosidades da Copa do Mundo: Conheça uma peculiaridade de cada edição da Copa

Veja também a linha exclusiva da FutFanatics para você torcer pelo Hexa.

Garanta o seu manto de seleções do mundo todo aqui na Fut.

almanaque da fut - brasil na copa do mundo

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!