Salve, Fanáticos e Fanáticas de todo o Brasil! Ansiosos para a estreia da Copa do Mundo Feminina de futebol? A edição 2023 será realizada pela primeira vez em dois países diferentes: Austrália e Nova Zelândia. Mas você conhece a história do torneio?

História do Futebol Feminina

Nos anos 70, os primeiros torneios entre seleções femininas de futebol foram organizados na Europa. Inicialmente, a Itália sediou alguns desses torneios. Entre eles, o Martini & Rossi Cup. Posteriormente, o México também sediou um torneio que a final foi realizada no histórico Estádio Azteca.

Nos anos 80, alguns Mundialitos foram organizados. Neste meio tempo, alguns países tiraram a proibição da prática do futebol entre as mulheres. Para se ter uma ideia, Entre os anos de 1941 e 1983 o futebol feminino foi proibido no Brasil.

Em 1988, a FIFA organizou um torneio como teste para uma possível edição da Copa do Mundo feminina de futebol. A competição foi organizada na China. O resto é história. As mulheres superaram com muita luta e talento. Agora, a Seleção Brasileira participa de mais uma edição da Copa do Mundo feminina sendo o único país da América do Sul que esteve em todas as edições do torneio. 

Seleção Brasileira Feminina – a história das nossas Guerreiras em Copas do Mundo

Copa do Mundo Feminina 2023

A 9ª edição da Copa do Mundo é histórica! Desta vez, a disputa vai ocorrer na Oceania, com dois países sedes: Austrália e Nova Zelandia. É a primeira vez que uma competição adulta da FIFA desembarca no continente do canguru. O Brasil chega com uma equipe jovem e será comandada pela Rainha Marta, a maior artilheira da história das Copas, entre homens e mulheres.

Curiosidades da Copa do Mundo Feminina de Futebol

1991 – China

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º EUA, 2º Noruega, 3º Suécia
  • Artilheira: Michelle Akers (EUA) – 10 gols
  • Curiosidades: Depois de 61 anos as mulheres passaram a ter uma Copa do Mundo oficializada pela FIFA. O torneio teve média de 18.344 torcedores nos estádios.

1995 – Suécia

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º Noruega, 2º Alemanha, 3º EUA
  • Artilheira: Ann Kristin Aarønes (NOR) – 6 gols
  • Curiosidades: Essa foi 1ª participação em Copas do Mundo da brasileira Formiga, jogadora que participou de sete edições durante a sua carreira, única atleta do futebol a conquistar o feito entre homens e mulheres (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019)

1999 – EUA

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º EUA, 2º China, 3º Brasil
  • Artilheira: Sissi (BRA) e Sun Wen (CHI) – 7 gols
  • Curiosidades: Foi a primeira vez que o Brasil conseguiu chegar ao pódio da Copa do Mundo. Na primeira fase foram duas vitórias e um empate. Nas quartas, bateu a Nigéria na prorrogação. As brasileiras caíram na Semi para os EUA. Na disputa do 3º lugar, vitória nos pênaltis contra a forte Noruega.

2003 – EUA

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º Alemanha, 2º Suécia, 3º EUA
  • Artilheira: Birgit Prinz (ALE) – 7 gols
  • Curiosidades: Essa Copa deveria ter acontecido na China, mas por causa de uma epidemia de SARS no país o evento teve que voltar para sua última sede, os Estados Unidos.

2007 – China

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º Alemanha, 2º Brasil, 3º EUA
  • Artilheira: Marta (BRA) 7 gols
  • Curiosidades: Nas semifinais, a Seleção da Rainha Marta goleou as americanas por 4 a 0 com um dos gols mais bonitos da história marcado pela camisa 10 do Brasa.

2011 – Alemanha

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio:1º Japão, 2º EUA, 3º Suécia
  • Artilheira: Homare Sawa (JAP) – 5 gols
  • Curiosidades: Em 2011 foi uma das eliminações mais doloridas da história da Seleção Brasileira. Nas quartas de final, contra as multicampeãs dos EUA, o Brasil sofreu o gol de empate no último lance da prorrogação e acabou eliminada nos pênaltis.

2015 – Canadá

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º EUA, 2º Japão, 3º Inglaterra
  • Artilheira: Célia Šašić (ALE) e Carli Lloyd (EUA) – 6 gols
  • Curiosidades: Essa foi a primeira edição com 24 seleções. Além disso, foi o torneio com o maior público total da história, com 1.353.506 torcedores nas arquibancadas.

2019 – França

Copa do Mundo Feminina - FutFanatics
  • Pódio: 1º EUA, 2º Holanda, 3º Suécia
  • Artilheira: Ellen White (ING), Alex Morgan (EUA), Megan Rapinoe (EUA) – 6 gols
  • Curiosidades: Essa edição foi transmitida para 1.12 Bi de pessoas, entrando para a história como o Mundial mais assistido. Além disso, em 2019, Marta se consolidou como maior artilheira da história das Copas com 17 gols e Formiga como a única atleta a participar de 7 edições do torneio.

2023 – Austrália e Nova Zela

Pela primeira vez com sede em dois países, Austrália e Nova Zelandia recebem a maior Copa do Mundo feminina de todos os tempos. Será a primeira edição que 32 seleções estarão na disputa. A Rainha Marta, vai para sua 6ª Copa do Mundo tentar trazer o título inédito para o Brasil. Na 1ª fase o Brasil enfrenta França, Jamaica e Panamá. A final vai ser dia 20 de agosto, Estádio Olímpico de Sydney.

A Fut DELAS

A FutFanatics preparou uma campanha exclusiva para elas, isso aí, é a hora DELAS. As camisas de várias seleções que estão disputando a taça na Oceania estão disponíveis na Fut. Além disso, preparamos um cupom de desconto com 10% de desconto na loja toda para marcarmos presença na Copa junto. Use e abuse do cupom COPADELAS10!

Veja também as camisas de clubes brasileiros na Fut!

Confira também: Chuteiras de campo: Conheça as melhores por menos de R$ 150,00 aqui na Fut

Umbro Pro 5 Bump – As chuteiras de futsal que é a escolha perfeita para o seu jogo com a bola pesada

Olympikus Corre – Conheça a tecnologia da linha de tênis de corrida da Olympikus

Como conservar a sua personalização em camisas de futebol?

Como surgiu a Caneleira: Item obrigatório nas regras do futebol evita fraturas e conta com diversos tipos de produtos

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!