No universo do futebol, a glória e o prestígio são sempre associados às principais ligas europeias, como a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa. Mas a UEFA Conference League foi criada recentemente e tem chamado a atenção e conquistado seu espaço no cenário internacional.

Conheça um pouco da história dessa competição criada recentemente e que representa a terceira divisão do Campeonato Europeu.

Conference League: o início

conference league

Anunciada pela primeira vez em dezembro de 2019, a UEFA Conference League foi pensada como parte de um novo formato de competições europeias. E projetada com um formato que oferece mais oportunidades aos clubes de países menores e menos representados nos torneios tradicionais da Europa. Além, é claro, de proporcionar uma experiência internacional mais ampla e equilibrada para clubes e fãs.

Participação e Qualificação

A participação na Conference League é determinada com base no desempenho dos clubes em suas ligas nacionais e nas competições da UEFA. Os clubes que não se qualificam para a Liga dos Campeões ou para a Liga Europa podem ter a chance de disputar a Conference League. Além disso, algumas equipes eliminadas nas fases preliminares da Liga Europa também têm uma segunda oportunidade de disputar nesta competição.

Formato da competição

O formato de competição da Conference League é semelhante ao que já é apresentado na Liga Europa. São 32 equipes que começam a disputa divididas em 8 grupos, com 4 equipes em cada grupo e os primeiros colocados de cada grupo avançam direto para as oitavas de final. Já as equipes que terminaram em segundo lugar nos grupos disputam play-offs contra os times que ficaram em terceiro lugar nos grupos da Liga Europa e avança para as oitavas os vencedores desses play-offs.

As disputas das oitavas de finais são definidas em sorteio e daí em diante segue para as quartas de finais, semifinais e um jogo para a grande decisão. E o grande campeão garante uma vaga na Liga Europa na temporada seguinte, impulsionando a reputação e o sucesso de seus clubes.

Campeões da Conference League

Nos anos desde o início da UEFA Conference League, vimos clubes menos conhecidos e inesperados se destacarem na competição. Eles enfrentaram adversários de diversos países europeus, o que proporcionou momentos memoráveis e rivalidades inesperadas e emocionantes.

A primeira edição da Conference League aconteceu na temporada 2021-22 e teve como grande campeã a Roma (Itália). Já em 2022-23, o grande campeão foi o Aston Villa (Inglaterra).

Curtiu conhecer um pouco mais sobre a história da Conference League?

Leia também: Brasileirão 2023: O que esperar do maior campeonato nacional das Américas?

Leia também: Copa do Mundo Feminina: curiosidades de cada edição do torneio

Clique no banner abaixo e confira ofertas de camisas de clubes internacionais disponíveis aqui na Fut.

Abaixo confira camisas de clubes da MLS e da América do Sul disponíveis aqui na Fut.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!