Começou a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2026 e a Bola Trionda foi anunciada para ser um dos objetos mais cobiçados do ano.  

A edição de 2026 vai ser histórica por vários motivos. Será a primeira edição organizada em três países: Canadá, Estados Unidos e México. Também será a primeira edição com 48 seleções participantes. Com mais jogos e muuuuita mais emoção. 

Por que o nome Trionda?

O nome da bola oficial da Copa do Mundo 2026, a Bola Trionda, foi escolhido para celebrar a união e a energia desta edição histórica. A palavra vem do espanhol e significa “três ondas”, fazendo uma dupla referência: primeiro, à famosa “ola” que a torcida faz nos estádios, simbolizando a paixão dos fãs. E também ao fato do torneio ser sediado em três países. 

Veja o lançamento oficial da Trionda no Canal da Uol Esportes com nomes de peso, como Zidane e Cafu: 

O design da bola Trionda

Todo o design é inspirado nos ícones dos três países-sede. Foto: divulgação. 

O design da Bola Trionda também é uma homenagem aos três países anfitriões. O modelo desenvolvido pela Adidas foge do tradicional e utiliza uma construção de quatro painéis de alto desempenho, com uma geometria que imita o movimento das ondas, reforçando a ideia de união no nome “Trionda”. 

Cores como o azul, o vermelho e o verde se entrelaçam no design para representar as bandeiras e a cultura de cada país. Para complementar o significado tricontinental da Bola Trionda, o design inclui ícones específicos para cada país. 

O Canadá é representado pela estilizada folha de bordo, enquanto o México é homenageado com a figura da águia, e os Estados Unidos, com a estrela. Detalhes em dourado estão presentes na superfície da bola, servindo como uma reverência ao troféu da Copa do Mundo

A Trionda veio para conquistar o coração do amante de futebol. Foto: divulgação. 

A tecnologia em campo

Um dos grandes diferenciais da Bola Trionda é a sua tecnologia de ponta, que a eleva além de uma simples Bola da Copa do Mundo. Ela tem um chip revolucionário, parte da tecnologia de Bola Conectada da Adidas, que vai ajudar e muito nas decisões da arbitragem em tempo real. 

Este chip de movimento envia dados precisos instantaneamente para o VAR, garantindo maior agilidade e precisão em lances cruciais, como impedimentos e gols duvidosos. Essa inovação na Bola Trionda representa um avanço significativo.

A superfície da bola foi desenhada com um relevo estrategicamente confeccionado para contribuir para maior aderência ao drible e aos chutes. Essa textura é fundamental, principalmente quando o gramado está molhado ou úmido.

Em 2010, o meia Frank Lampard viu a Inglaterra ser eliminada pela Alemanha na Copa do Mundo, em um jogo que ficou marcado por um gol seu que, apesar de ter cruzado a linha em mais de 30 centímetros, não foi validado. Foto: Getty Images. 

Top 3 bolas históricas da Copa do Mundo

As bolas da Copa do Mundo marcam gerações. Quem não tem aquele primo que tem várias colecionáveis no armário e causa inveja para os colecionadores de plantão? Separamos abaixo três nomes icônicos.

1 – Telstar (México 1970)

Se você nunca viu a Telstar, você não assistiu futebol. Foto: WorldCupWiki. 

A Telstar é a bola mais icônica de todos os tempos. Lançada na Copa do Mundo de 1970, no México, ela foi a primeira bola oficial da Adidas no torneio e a primeira a utilizar o famoso design de 32 gomos. Esse padrão preto e branco foi pensado para ter a máxima visibilidade nas televisões em preto e branco da época, se tornando o símbolo universal de uma bola de futebol até hoje. 

2 – Tango (Argentina 1978)

A Tango revolucionou o design e a durabilidade das bolas de futebol. Foto: WorthPoint. 

A Tango representou uma verdadeira revolução em design e durabilidade. Utilizada na Copa de 1978, na Argentina, ela manteve o padrão de 20 gomos, mas inovou ao adicionar um design de “tríades” pretas que criavam a ilusão de 12 círculos idênticos em toda a superfície da bola. Essa aparência se tornou a base estética para as bolas das Copas seguintes, com variações que duraram até o modelo da Copa de 1998. 

3 – Jabulani (África do Sul 2010)

A Jabulani representa uma das edições mais divertidas da Copa do Mundo. E ela era o verdadeiro terror dos goleiros. Foto: AFP/Joe Klamar. 

A Jabulani é famosa por uma razão diferente: a polêmica. Com seu design colorido e uma construção com apenas oito painéis termicamente colados, ela foi apresentada como o ápice da aerodinâmica para a Copa de 2010, na África do Sul. Ela se tornou o “terror dos goleiros” e de muitos jogadores. A principal reclamação era que a bola mudava de direção de forma brusca e imprevisível no ar, especialmente em chutes de média e longa distância. 

Sua bola Trionda para todos os estilos de jogo

Na Futfanatics, você pode escolher a Bola Trionda perfeita para a sua necessidade. A linha completa da bola oficial da Copa do Mundo está disponível em diversas versões, garantindo que você encontre a tecnologia e o design que mais se encaixam no seu jogo:

Trionda Pro Campo: a versão exata utilizada nos gramados da Copa do Mundo, com a mais alta tecnologia.

Trionda Pro Beach: perfeita para partidas na areia, mantendo a qualidade da principal Bola Trionda.

Trionda League Campo: qualidade profissional e ideal para jogos de alto nível.

Trionda Training Futsal e Trionda Training Campo: modelos resistentes e ideais para aprimorar suas habilidades no dia a dia.

Trionda Clube Campo: excelente custo-benefício para aquela partida com os amigos.

Mini Bola Trionda: o modelo em escala reduzida, perfeito para quem busca um autêntico item entre os Colecionáveis da Copa.