E aí, meus Fanáticos de plantão! Tudo bem? Estamos a poucos meses do inpicio da Copa do Mundo e já estamos esquentando os motores para o maior evento de futebol do planeta. Este ano, a Copa vai reservar algumas curiosidades. Então bora curtir as 5 curiosidades da Copa do Mundo do Qatar.

5 Curiosidades da Copa do Mundo do Qatar 2022

1 – Copa disputada em novembro

Essa, na opinião deste autor, é a maior das 5 curiosidades Copa do Mundo do Qatar. Nenhuma das outras 21 edições do torneio a disputa aconteceu no final do ano. Isso se deve graças ao verão rigoroso que atinge o Qatar no meio do ano.

Normalmente, as temperaturas do verão no Qatar beiram os 50°C. Isso seria desumano para qualquer atleta. Além disso, existiria muitas dificuldades para os turistas que vão visitar o país. De forma inédita, a FIFA decidiu que o torneio seria disputado em novembro, no inverno, onde as temperaturas são mais amenas.

Mas não vá pensando que vai ser ‘friozinho’. A expectativa é de que as temperaturas atinjam os 40°C, mesmo na época ‘fria’ por lá. Devido ao forte calor, a organização da Copa já anunciou que os estádios serão climatizados, assim, diminuindo os efeitos das temperaturas altas.

2 – Lusail: A cidade da Copa

5 curiosidades da copa do mundo do Qatar - blog da fut
Divulgação

Estádios precisam ser construídos para uma Copa do Mundo. Agora uma cidade? Isso aí, Lusail é a cidade construída para receber o principal estádio dessa edição. A cidade de Lusail faz parte da lista de 5 curiosidades da Copa do Mundo exatamente por isso.

Pensada para desafogar o fluxo de pessoas da capital Doha, a cidade foi pensada para mostrar ao mundo que o Qatar é um país para o futuro e que irá receber o mundo. A expectativa é Lusail tenha entre 200 e 400 mil habitantes depois da Copa do Mundo.

O estádio de Lusail foi construído para receber 80 mil pessoas, tem sua fachada em referência a tigelas que serviam tâmaras da chamada ‘Era de Ouro’ do período islâmico. Ao final da Copa o espaço se manterá, mas não para a utilização do futebol. O Estádio de Lusail será um espeço comunitário, com escolas, shoppings, restaurantes e tudo o que couber por lá.

3 – Estádio desmontável

5 curiosidades da copa do mundo do Qatar - blog da fut
Divulgação

Palco do segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo deste ano, o Estádio 974 é uma das 5 curiosidades da Copa do Mundo do Qatar. Construído próximo ao porto de Doha, às margens do mar do Golfo, o estádio foi erguido com 974 containers.

Isso aí que você leu. A sustentação das arquibancadas e toda a faixada do estádio é de containers. O material utilizado para transportes navais está visível, e de longe, o Estádio 974 se parece com um estádio padrão FIFA.

Outra curiosidade dentro das 5 curiosidades das Copa do Mundo do Qatar, é que o nome ‘947’ também é uma homenagem ao código internacional do país. Após a Copa, o estádio também será desmontado.

4 – Primeira Copa do Mundo no Mundo Árabe

D

Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada no Oriente Médio. Essa região do mundo abriga Afeganistão, a Arábia Saudita, o Barein, o Catar, os Emirados Árabes Unidos, o Iêmen, o Irã, o Iraque, Israel, a Jordânia, o Kuwait, o Líbano, Omã, a Síria e a Turquia.

A área é uma das mais conflituosas do mundo. Porém, ao que tudo indica, não haverá problemas durante a Copa do Mundo, já que em 2022 a região apresenta estabilidade considerável. Além disso, a região está passando por uma grande fase de internacionalização e abertura de fronteiras. A Copa do Mundo no Qatar é uma prova disso.

Apesar da cultura Islâmica ainda ser bem rígida e diferente do que estamos acostumados no ocidente, diversas regras e normas foram flexibilizadas para receber bem turistas que virão de todo o planeta.

Recentemente, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e o Qatar travam uma disputa de poder e ostentação na região. Os três países são extremamente ricos graças a exploração de petróleo e estão cada vez mais abertos para novas tecnologias, novos visitantes e consequentemente, novas fontes de arrecadação.

5 – Última Copa com 32 seleções

Essa é uma das 5 curiosidades da Copa do Mundo do Qatar que vai impactar o futebol de uma vez por todas. A FIFA anunciou que está será a última edição do torneio com 32 participantes, como nos acostumamos.

Em 2026, na Copa do Mundo da América do Norte (Canadá, EUA e México) o torneio terá 48 seleções disputando o título mais desejado do mundo da bola.

E aí, curtiu as 5 curiosidades da Copa do Mundo do Qatar? Então se liga ano vídeo que o Brunão, do canal Ele Não Disse Isso preparou no nosso canal do YouTube.

Quer garantir produtos das seleções? Clique aqui e confira!

Garanta também a Al-Rihla, a bola oficial da Copa do Mundo de 2022.

Veja também: Top 5: Os melhores jogadores que nunca jogaram Copa do Mundo

Bolas da Copa do Mundo: A história das pelotas que rolaram nos mundiais

Bola da Copa do Mundo de 2022: conheça a Al Rihla pelota que será usada no Qatar

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!