Fala fanático! Como vai o Fut? Por aqui a gente apareceu pra você se lembrar de que o futebol vai além de camisa e chuteira, aliás, você usa caneleira? O item obrigatório do futebol profissional, também tem que ser indispensável na pelada, e vamos explicar por quê e como surgiu a caneleira.
Como surgiu a Caneleira
Para quem conhece o futebol das antigas, já reparou que muitos jogadores usavam o meião abaixado, lá no tornozelo. A partir daí surge a dúvida: cadê as caneleiras? Mesmo quem usava a meia alta, não havia obrigatoriedade do uso da caneleira e poucos atletas usavam o acessório.
Porém, no início dos anos 1990 a FIFA transformou a caneleira como parte obrigatório do fardamento do jogador de futebol. O adendo a regra entrou no item 4 do regimento do futebol. Após esse adendo, se explica como surgiu a caneleira no mundo da bola.
“O equipamento básico dos jogadores é: agasalho ou camiseta, calção, meias, caneleiras e chuteiras. O goleiro deve usar cores que o diferencie dos demais jogadores.
O atleta não pode usar nada que seja perigoso para os outros jogadores.
As caneleiras devem ser completamente cobertas pelas meias e devem ser feitas de material apropriado (borracha, plástico ou similares), proporcionando um grau razoável de proteção.
O jogador que infringir essa regra será retirado do campo pelo juiz na primeira oportunidade de bola parada. Para voltar, o atleta deve recompor o seu equipamento.”
Por que usar caneleira?
A caneleira passou a ser item de proteção, principalmente para evitar lesões nos ossos da canela (fíbula e tíbia). Além deste fator importante, prevenir lesões na canela, o item também ajuda na higiene do atleta.
Isso aí, é comum acontecer cortes nas canelas dos jogadores de futebol, o uso da caneleira evita infeccionar os cortes.
Tipos de caneleiras
Existem diversos tipos de caneleiras, desde a tradicional, até as caneleiras que são parte de meias de compressão.
As mais tradicionais são as caneleiras soltas, que ganharam mercado a partir dos anos 2000. Essas caneleiras ficam presas apenas pelo meião. Além disso, esse tipo de caneleira é mais adaptável a perna do jogador.
Existem também as caneleiras que são presas por fitas de velcro. Essas caneleiras prezam pela estabilidade, além do conforto.
Já as primeiras caneleiras eram presas no tornozelo. Até hoje são vendidas, porém, pouco usadas por boleiros.
E aí, curtiu as dicas de hoje? Se liga nas opções de caneleiras disponíveis aqui na Fut.
Veja também: Top 5 – Conheça quem são os técnicos com mais títulos na história do futebol
Brasileirão 2023: O que esperar do maior campeonato nacional das Américas?
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!