Fanático por futebol sabe a importância de um bom treinador na beira do gramado. Mas, você já parou pensar quem são os SUPER TÉCNICOS do futebol mundial? Então segura de que hoje chegamos com o Top 5 – Técnicos com mais títulos na história do futebol.
Caso ache que tem brasileiro na lista, é bom tirar o cavalinho da chuva. O treinador brasileiro com mais títulos na história do futebol é Luiz Felipe Scolari, com 26 taças. Entre os cinco primeiros estão um escocês, um romeno, um espanhol, um ucraniano e um italiano. Destes nomes a seguir, três seguem na ativa.
Confira os técnicos com mais títulos na história do futebol
1° – Sir Alex Ferguson (49 títulos)
O escocês, lenda do futebol mundial e maior figura da história do Manchester United lidera com folga a lista de técnicos com mais títulos na história do futebol. Engana-se quem pensa que os títulos do Sir vieram nos 1500 jogos e 27 anos à frente do United.
A primeira taça de Ferguson veio no St Mirren, time escocês, quando ganhou a Scottish Premiership na temporada 1976–77. Ainda no seu país de origem, dirigindo o Aberdeen, conquistou mais 11 títulos, sendo dois títulos continentais em 1983, quando ganhou a Recopa e a Supercopa da UEFA.
Durante os 27 anos em Old Trafford, Ferguson venceu tudo o que tinha direito. Só na cidade inglesa foram 38 troféus. Destaque para os 13 títulos da Premier League e duas UEFA Champions League, além de dois Mundiais de Clubes.
A lenda se aposentou em 2013 e até hoje os Diabos Vermelhos não conseguem se acertar com treinador algum.
2° – Mircea Lucescu (35 títulos)
Um romeno que fala português? Pois é, esse é Mircea Lucescu, treinador com currículo gigante em muitos países da Europa. Com 35 taças levantadas, o ex-jogador do Dinamo Bucareste, é segundo técnico dessa lista de técnicos com mais títulos na história do futebol.
Como treinador, ele colecionou taças muito além das fronteiras da Romenia. Lucescu conquistou títulos na Itália, Turquia, Rússia e Ucrânia, onde fez mais sucesso. Entre as 35 conquistas, duas foram continentais. Foram elas: Supercopa Europeia de 2000, comandando o Galatasaray e a Copa da Uefa dirigindo o Shakhtar Donetsk, em 2009.
Ah, sabe por que ele fala português? Um dos motivos de Lucescu ser um dos técnicos com mais títulos na história do futebol foi a incrível capacidade que ele tem de observar jovens talentos do futebol nacional. Por ter trabalhado com dezenas de brasileiros ele aprendeu a falar a nossa língua.
Atualmente, ele comanda o Dinamo de Kiev.
2° – Pep Guardiola (35 títulos)
Para muitos um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos. Confesso que, acredito ser o único capaz de alcançar o número de títulos conquistados pelo técnico com mais títulos na história do futebol.
Com 15 anos de carreira, Pep treinou apenas 3 clubes durante sua trajetória. Dentro do top 5 de técnicos com mais títulos na história do futebol, é o mais jovem. Ele ganhou as ligas Espanhola (3), Liga Alemã (3) e Liga Inglesa (4).
Entretanto, apenas com o Barcelona, clube que ele revolucionou com seu estilo de jogo, Guardiola conseguiu conquistar a UEFA Champions League, em duas oportunidades. Treinador que colocou o Tiki Taka em prática, tem apenas 52 anos e deve seguir empilhando taças.
Nesta última temporada (2022/23) foram mais três canecos conquistados comandando o Manchester City. Ele conseguiu pela segunda vez na carreira a Tríplice Coroa, ganhando a Copa da Inglaterra, a Premier League e a UEFA Champions League na mesma temporada.
Com o Barcelona, na temporada 2008/09, também já havia conseguido o feito vencendo a Copa do Rei, a La Liga e UCL.
4° – Valeriy Lobanovskyi (29 títulos)
Único dessa lista de técnicos com mais títulos na história do futebol que já faleceu, o ucraniano fez história no futebol soviético entre fim dos anos 60 e início do século XXI. Durante 33 anos de carreira, Lobanovskyi treinou duas equipes ucranianas, o Dnipro e o Dinamo de Kiev.
Treinador histórico, ele levou três títulos continentais, a Supercopa Europeia de 1975 e a Copa UEFA, equivalente a Liga Europa, em 75 e 86, com o Dinamo de Kiev. Sua história é tão ligada ao Dinamo de Kiev, que ele faleceu durante uma cirurgia no cérebro, depois de sofrer um AVC após uma partida da equipe de Kiev. Ele faleceu em 2002, aos 63 anos.
Mesmo com a carreira interrompida, Lobanovskyi conseguiu estar na lista de técnicos com mais títulos na história do futebol.
5° – Carlo Ancelotti (27 títulos)
Na quinta colocação, mas não menos importante, está o italiano Carlo Ancelotti. Se não está no topo da lista como os técnicos com mais títulos na história do futebol, ele está entre os técnicos que mais venceram a UEFA Champions League. Foram quatro conquistas da orelhuda para ex-jogador e ex-treinador do Milan.
Além disso, ‘Carleto’ é o único treinador na história do futebol a vencer as cinco principais ligas nacionais do mundo. Ele ganhou os campeonatos inglês, italiano, espanhol, francês e alemão.
Atualmente, ele é especulado como futuro treinador da Seleção Brasileira e pode aumentar a lista de títulos em breve, já que o Real Madrid, que ele comanda, está vivo na Champions desta temporada.
E aí, curtiu o texto de hoje? Deixe aí quem você acha que em breve estará nesta mesma lista. Aposta que algum técnico brasileiro vai conseguir atingir este nível?
Veja também: Meião cortado: Moda ou desempenho? Entendam o motivo dos jogadores de futebol terem adotado a mania de cortar o meião
Brasileirão 2023: O que esperar do maior campeonato nacional das Américas?
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!