Esse é aquele tema que todo mundo quer saber: qual fórmula? Qual o chá? Como faço para me livrar desse pneuzinho aqui? Vou te explicar porque é tão difícil perder barriga e quais exercícios são os ideais para uma melhor definição. Então respira fundo e bora para a dica dos sete exercícios para perder a barriga! 

A gordura abdominal 

Claro que existem motivos para nosso corpo acumular gordura e os dois principais são: para estocar energia e para a proteção dos órgãos (tanto para impacto como para mudanças drásticas de temperatura). Não é à toa que nós temos mais gordura na região abdominal. 

Porém, claro, tudo em excesso é perigoso e uma alta concentração de gordura nessa região pode ser um risco alto para sua saúde. Esse acúmulo ocorre porque ingerimos mais calorias do que gastamos, ou seja, se você quer perder barriga a alimentação é muito importante. Por mais que você faça os exercícios para perder a barriga que vou indicar abaixo, se não estiver com uma alimentação adequada não irá queimar a gordura da região abdominal, no máximo não aumentará. Então foco na alimentação também. 

Outro ponto que pouca gente sabe é que seu corpo armazena de propósito essa gordura. Existem células específicas só para isso, são chamadas de células adiposas. Quando você emagrece essas células liberam a gordura mas elas ainda estão lá, esperando você dar uma pisada na jaca, para segurar toda aquela gordura de novo. É o famoso “efeito sanfona”! E acredite, é preciso anos para o corpo entender que não há mais necessidade de tanta célula adiposa. 

Portanto esqueça aquelas dietas e treinos milagrosos. O milagre é treinar com frequência e se alimentar bem e isso só você pode realizar. 

Siga as dicas abaixo de exercícios para perder a barriga e bora queimar o bacon!  

Exemplos de exercícios para perder a barriga

Exercícios aeróbios

Exercícios para perder a barriga: Confira a 7 dicas para queimar aquela gordurinha - Blog da Fut - Miguel A. Amutio/Unsplash
Miguel A. Amutio/Unsplash

Esses exercícios são os mais indicados para quem busca emagrecer e consequentemente perder barriga e realmente funcionam, mas para isso funcionar bem segue algumas dicas: 

Busque ultrapassar 15-20 minutos, a não ser que esteja combinado com outra atividade física como musculação, por exemplo. Esses 15 minutos iniciais queimamos muita glicose (energia) que já está nos músculos, logo a gordura não foi acionada para servir como fonte de energia. 

É importante controlar os batimentos cardíacos (bpm) e ficar acima de 65% da sua frequência cardíaca máxima. Talvez aqui eu esteja falando grego para você, mas em muitas academias e nos próprios relógios de bpm pode te ajudar com esse dado. Treinar acima desse bpm irá queimar mais gordura e é por isso que muitas vezes o simples caminhar pode não estar funcionando para você. 

Também é importante não deixar passar de 80%, porque aí você já está próximo do seu máximo e não irá aguentar a atividade por muito tempo. 

Varie o máximo que puder, se você corre na esteira, não faça sempre a mesma velocidade, altere a inclinação, isso fará com que seu corpo tenha que se adaptar a estímulos diferentes e consequentemente gastar mais calorias. 

1 – Correr – é simples, barato e fácil, só precisa de um bom tênis de corrida. Mas tome cuidado com relevo e com impacto demais. 

2 – Pedalar – principalmente se ergométrica e spinning, será mais fácil controlar as cargas e a velocidade.

3 – Natação – é uma excelente atividade, principalmente se possui alguma lesão nos membros inferiores. 

4 – Remo – não é fácil remar por mais de 20 minutos se for iniciante precisa ter uma boa técnica para não se lesionar. 

5 – Escada – Pode começar subindo a escada do seu prédio, mas desça de elevador (descer força muito os joelhos). 

6 – Corda – A boa e velha corda sempre funciona, é barato e dá para levar e fazer em qualquer lugar. 

7 – Abdominais

Opa… opa… mas Renato, me falaram que exercício abdominal não queima gordura do abdômen. 

É verdade, exercícios abdominais não vão queimar a gordura daquela região mas irá trabalhar a musculatura. Se você quer definir o abdômen é preciso ter músculos e isso se constrói com os exercícios abdominais. 

Claro que separei um vídeo com exercícios básicos e avançados. Trabalhando todos os músculos do abdômen. 

Esses exercícios são ótimos, você só precisa de um colchonete e dependendo do solo recomendo sempre acima de 30mm de espessura, será mais confortável.

Se quer um treino mais personalizado para você, contrate uma consultoria de treino! Junto com um aeróbico e com a alimentação, diga adeus a barriguinha. 

Atenção na respiração e no movimento: nada de puxar o pescoço. 

Bons treinos! 

Confira também: 5 Regras da natação: Conheça as principais normas do esporte

Mãe Fanática: Dicas de presentes para o Dia Das Mães na FutFanatics

Qual o melhor tênis para correr? 5 modelos que valem a pena investir

Treino de salto: Confira dicas para pular mais alto que o CR7

Confira artigos de treino aqui na Fut!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!