Fala Fanático! Tudo bem? Sei que você se impressiona com os números do Cristiano Ronaldo. Mas não pode deixar de lembrar que a capacidade física do Robozão impressiona. E para isso, ele treina muito. Quer saltar alto como CR7, confira uma dica de treino de salto para conseguir isso.

Bom, não é novidade para ninguém que o Cristiano Ronaldo é um robô fora do normal: várias vezes seus saltos para buscar a bola impressionam a todos. Mas será que existe alguma forma de pular tão alto como Cristiano Ronaldo?  

CR7 é um jogador diferenciado, além de habilidoso ele é fruto de muito, mas muito treino, principalmente muito treino de salto. Seu desempenho físico faz com que ele se destaque ainda mais nas partidas, virando até notícia de jornal. Claro que para saltar aquela altura ele tem algum treino de salto específico para isso. E é sobre isso que vou falar aqui hoje. 

É mais comum você ver saltos tão altos em atletas de ginásticas, basquete e vôlei, afinal são esportes que pular é fundamental. No futebol, apesar de ser um requisito importante, não é o mais cobrado por treinadores. 

Treino de salto: Pliometria e os benefícios de treinar pulo 

Antes de explicar o treino de salto, é importante você entender como funciona nossa musculatura (isso fará diferença no seu treino). 

Nosso músculo é como um elástico, quanto mais “estica”, mais rápido ele retorna, ou seja, é capaz de fazer menos contratações para realizar o mesmo movimento. 

Agora imagina você usando a fase elástica do músculo e usando sua capacidade máxima de contração, provavelmente seu salto será bem maior. 

É exatamente o que Cristiano Ronaldo e muitos atletas treinam para saltar mais alto: melhorar a capacidade elástica e a maior contração muscular, tornando o músculo mais forte e mais rápido, logo mais potente. 

Assim surge o treino de pliometria que é o método de treino usado para melhorar a capacidade elástica do músculo. 

Mas treinar salto traz outros benefícios, sendo breve, segue alguns: 

  • Aumento de massa óssea – menor risco de lesão e doenças como osteoporose 
  • Aumento de potência muscular – logo você sentirá que irá correr mais rápido com menor esforço. 
  • Fortalecimento de membro inferiores – As pernas ficarão mais fortes 

Treino de salto: Como treinar para pular mais alto que o CR7? 

Para pular alto como CR7 primeiro você precisa estar bem equipado para não ter nenhum risco de se lesionar. Portanto, use um tênis adequado, maleável, com solas antiderrapante – tênis de corrida são ótimos para esse caso. 

Atenção também para os shorts: cuidado com bermudas ou calças muito largas pois podem enroscar atrapalhando seu movimento. 

Para ajudar na evolução do treino você pode segurar halteres ou anilhas nas mãos, mas apenas em exercícios de saltos no chão. Se for pular na caixa, não tenha nada em mãos. Utilize um peso máximo entre 5 e 10 quilos, mais que isso não é necessário, irá tirar toda sua explosão muscular. 

Bora ao treino? Separei o vídeo abaixo com exercícios do iniciante ao avançado. 

Faça os exercícios em dias alternados ou dando dois dias de descanso! 

As repetições podem variar de 12 a 20, dependendo do seu nível. Se perceber que caiu a qualidade do movimento, pare imediatamente o exercício e descanse para próxima. 

Sempre faça um bom aquecimento antes de começar a pular. Para isso é importante realizar movimentos simples de flexão de joelho, quadril e tornozelo. 

Com meus alunos eu gosto de passar alguns exercícios como agachamento e abdominal durante o aquecimento para aumentar ainda mais a ativação dessa musculatura. E sim, abdominal é importante para o salto, principalmente para absorver o impacto. 

Se você for avançado também pode fazer os exercícios de iniciante, como um bom aquecimento, antes de sair pulando tudo.  

Em algumas semanas de treino você sentirá uma diferença no seu salto. Pode acreditar. Depois volte para me contar! 

Gostou? Compartilhe! 

Bom treino! 

Texto por: Renato Santiago 

Personal Trainer fundador da Hora do Treino 

TREINO DE SALTO - BANNER - BLOG DA FUT - HORA DO TREINO

Quer um treino personalizado para você? Tenha uma consultoria de treino online! 

Confira também: Treino para mulheres: Confira cinco dicas de exercícios que você pode fazer em casa ou ao ar livre

Tendências de treinos para 2022: as principais para você começar a treinar

Tênis para treino de perna: Qual é o calçado correto?

Qual o melhor tênis para correr? 5 modelos que valem a pena investir

Confira abaixo alguns artigos para garantir o conforto em todos os treinos:

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!