Fala Fanático! Tudo bem com você? Hoje a resenha vai ser sobre treino de futebol. Isso aí, prepare seu bloco de notas ou pegue o papel e caneta para anotar tudo e destruir seus amigos quando for disputar aquele rachão com a turma.

Você quer treinar e melhorar suas habilidades no futebol? Quero mostrar para você como deve ser o treinamento para quem pratica futebol e como melhorar seu jogo! O treino de futebol está cada vez mais específico por posição. Não só na parte técnica, como também na parte física.

A especificidade do treinamento é importante para detalhar e estimular o atleta a desenvolver no treino de futebol o que ele vai realizar e desempenhar na hora que o bicho pegar dentro de campo.

Há uns 10 ou 15 anos, muitos esportes coletivos (futebol/ basquete/ handebol) davam o mesmo treinamento para seus atletas. 

Ou seja, todos os jogadores, indiferente da posição, faziam o mesmo tipo de treino, os mesmos exercícios. Acreditava-se que já que todos deviam chutar a bola e correr em algum momento, todos devem ter o mesmo tipo de treinamento. 

Porém com o tempo se percebeu que esse não é o tipo ideal de treinamento pois não é muito eficiente e não atinge o potencial máximo do atleta, trazendo pouco resultado para o clube. Assim, com os anos passou-se a enxergar o atleta de forma individual.  

Para você melhorar seu futebol é preciso melhorar sua capacidade física de destaque e as capacidades exigidas da sua posição. 

O treino físico inserido para um treino de futebol

Dica do Profissional - Blog da Fut - Treino de Futebol
Gustavo Aleixo/Cruzeiro

No futebol cada atleta tem uma capacidade física diferenciada: um é rápido nos tiros, outro é resistente, um é muito forte, outro é ágil nos dribles… cada posição exige uma certa capacidade física. Você quer um zagueiro forte para não cair em qualquer trombada, um atacante de saída rápida, um volante resistente que aguenta correr o campo o tempo inteiro durante toda a partida. 

Sabendo isso fica mais fácil entender como deve ser o treino de cada atleta. Alguns exemplos: 

  • Se você gosta de jogar no ataque, tem explosão muscular, mas a cada trombada sai voando: precisa aumentar a capacidade de força, potência e equilíbrio. 

Para aprimorar força e equilíbrio o treinamento funcional e a musculação são importantes; para melhorar a potência é importante praticar sprints com cargas e com mudança de direção em curvas.

Esse treino é aquela famosa corrida com vários sprints. Isso aumentará a sua resistência aeróbica e a anaeróbica. Provavelmente nunca será um corredor rápido como o cara de potência, mas será capaz de fazer vários tiros durante o jogo. 

  • Você é goleiro precisa treinar agilidade e tempo de reação (termo muito confundido com famoso reflexo).

Esse treino tem que ter muita mudança de direção, de preferência com o atleta que está cansado, em que a agilidade começa a ficar mais lenta e exige maior atenção. 

Esses foram alguns exemplos para você entender que cada atleta e cada posição em campo exige uma capacidade física que exigirá um treinamento específico. 

Perceba que eu só falei sobre as capacidades físicas, mas as habilidades de chutar, dominar, driblar também são importantes. Portanto o treino físico pode/deve ser feito com bola, uma coisa será dar um tiro sozinho, outra coisa é dar um tiro com a bola nos pés. 

É essencial ter um profissional orientando, você pode ter um treino personalizado para você e seu esporte, treinando onde quiser na Hora do Treino. Isso fará toda diferença.

Tive muitos alunos jogadores, acredite, além de melhorar seu jogo irá ajudar a prevenir lesões, uma recuperação mais rápida e o esporte se tornará muito mais prazeroso. 

Bons treinos! 

Veja também no Blog da Fut:

Cafu: 100% Jardim Irene, 100% campeão! Conheça a Lenda do Futebol, um dos maiores laterais de todos os tempos

Coleção Adidas Alma resgata história e tradição do Futebol Brasileiro

Chuteira Society: 5 modelos com o melhor custo benefício

Top 5: Os melhores jogadores que nunca jogaram Copa do Mundo

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!