Fala, fanático! Se você é um praticante de tênis ou está iniciando na modalidade, esse texto é para você. Sabendo que a escolha da raquete é uma etapa importante, preparamos dicas de como escolher raquete de tênis.

Ah, e essas dicas são para iniciantes ou profissionais, ok? Então, independente do seu nível de intimidade com o esporte, fica aqui com a gente para você aprender a como escolher raquete de tênis!

Como escolher raquete de tênis ideal

Sabemos que a raquete de tênis faz toda diferença ao jogar. Isso porque, se você não souber como escolher raquete de tênis, o seu jogo pode ficar todo errado independentemente do quanto você se esforce.

Alguns precisam de potência, outros de precisão e tem até aqueles que precisam de ambos. Além disso, todas as raquetes contam com diferentes tamanhos de cabeça, o que dificulta saber como escolher raquete de tênis.

Vale lembrar ainda que, apesar do seu jogo parecer com o do seu amigo, alguns detalhes diferenciam a escolha da raquete, como o nível de experiência, por exemplo.

Mas, nada de ficar com medo de não saber como escolher raquete de tênis ideal. Até porque preparamos essas dicas especialmente para você. E, sem mais conversa, vamos direto para as dicas!

Dicas de como escolher raquete ideal

como escolher raquete de tênis

Getty Images

Nível de prática

Como dissemos, é essencial que você tenha noção do quão íntimo você está do tênis. Para te ajudar, vamos levar em conta três níveis de prática:

1] Prática ocasional

Se você é aquele que não pratica regularmente mas que às vezes tem vontade de jogar, você precisa de uma raquete que tenha fácil manuseio. Isso porque esse modelo torna o seu jogo mais fácil.

As que te dão maleabilidade contam com uma cabeça grande e são de alumínio. Esse tipo de raquete conta com um equilíbrio entre o cabo e a cabeça ou, caso prefira e para facilitar ainda mais, há os modelos que possuem mais peso na cabeça.

2] Prática regular

Para aqueles que praticam a modalidade regularmente, o ideal é buscar o conforto. Ou seja, você deve procurar uma raquete grafite, que possua um equilíbrio entre o cabo e a cabeça que deve ter 645 cm².

Mas se você também procura maneabilidade, também pode apostar em uma raquete que tenha o peso entre 260 e 280g. E, caso procure potência, a raquete deve pesar entre 280 e 295g.

3] Prática intensiva

Para quem já é quase profissional no tênis, é normal que a procura esteja em uma raquete de potência e precisão. Para isso e para melhor desempenho no jogo, a dica é também uma raquete grafite.

A raquete deve ser equilibrada e com a cabeça entre 630 e 645 cm². E seu peso deve ser superior a 295g.

Cabo da raquete

como escolher raquete de tênis

Getty Images

O tamanho do cabo da sua raquete é um ponto importante que não deve ser deixado de lado. A parte boa é que o cabo da raquete é dividida em tamanhos já estabelecidos, como:

Tamanho 0: Adaptada às crianças.

Tamanho 1: Adaptada aos adolescentes iniciantes ou mulheres com mãos pequenas.

Tamanho 2: Tamanho padrão para mulheres ou para homens com mãos pequenas.

Tamanho 3: Tamanho mais comum e padrão para homens de porte médio ou para mulheres com mãos grandes. Como a Raquete de Tênis Wilson Ultra Power XL II 112.

Tamanho 4: Adaptada a homens com mãos grandes. Como é o caso da Raquete de Tênis Wilson MatchPoint XL, disponível na Loja da Fut. Clique aqui e dá uma olhada!

Tamanho da cabeça da raquete

como escolher raquete de tênis

Divulgação Wilson

Por último, e não menos importante, é o tamanho da tela da sua raquete. Porém, assim como o cabo, a cabeça é dividida por tamanho e facilita muito o processo de escolha.

Pequena

A superfície da raquete com cabeça pequena é de cerca de 96 in, ou seja, 600cm2. As raquetes com esse tamanho são destinadas aos jogadores intensivos. Isso porque elas exigem um bom controle, pois não são fáceis de jogar por conta de seu tamanho.

Ou seja, só use esse tamanho se você já tiver o controle do seu jogo, beleza?

Média

Já as cabeças médias variam entre 98 in, sendo 630cm2, e 100 in, 645cm2. São telas médias que servem para iniciantes ou jogadores quase profissionais. Esse tamanho de raquete garante um “sweet spot” seguro para uma boa troca de bola e um bom jogo.

Grande

As raquetes ideias para jogadores iniciantes variam 101 in (660cm2) e 107 in (740cm2). Elas também podem ser usadas para aqueles que realizam uma série de efeitos baseados no tênis. Esse tipo de raquete ajuda a aumentar a potência dos golpes e garante ainda mais segurança na hora do golpe.

Já escolheu a sua?

E aí, fanático, conseguiu pegar bem as dicas para escolher a sua raquete de tênis? Ah, se você é iniciante e quer conhecer mais sobre a modalidade, se liga nesse texto: Como jogar tênis: Dicas para aprender a modalidade.

E não esquece, na Loja da Fut tem opções de raquetes e de outros objetos que são essenciais para uma boa partida de tênis.

como escolher raquete de tênis

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!