Fala, Craque! Tudo certo? Me contaram por aí que muitos ciclistas nos acompanham. Então, trouxemos um assunto interessante sobre: roupas de ciclismo.

Assim como os outros esportes, a vestimenta para pedalar influencia no momento de praticar o ciclismo. Por isso, é importante se atentar aos detalhes que as roupas específicas que a modalidade oferece.

Bora conhecer?

Roupas de ciclismo: vantagens 

Assim como já dito, a roupa de ciclismo tem grande influência e proporciona que a atividade seja ainda mais prazerosa para aqueles que curtem uma pedalada.

O fato das vestimentas serem fabricadas exclusivamente para o ciclismo, garantem que elas proporcionem maior conforto. Além disso, as peças, individualmente ou quando usadas em conjunto, garantem maior segurança e outros benefícios para os ciclistas, como:

→ Maior visibilidade

É fato que os ciclistas devem estar visíveis para outras pessoas e veículos, tanto em estradas quanto em ruas. Por isso, não é de hoje que as roupas de ciclismo tem o foco de proporcionarem isso.

roupas de ciclismo

Getty Imagens

Por este motivo, normalmente, as roupas de ciclismo possuem cores mais claras e também áreas refletivas.

→ Melhor aerodinâmica

As roupas de ciclismo, como muitos já devem ter notado, são mais coladas ao corpo. Com isso, elas influenciam diretamente no ganho de velocidade e na fonte de arrasto aerodinâmico.

Por isso, é verdade quando falam que quanto mais justa a roupa de ciclismo for, mais velocidade você vai ganhar na atividade.

→ Mais liberdade de movimento

Além de coladas ao corpo, as roupas de ciclismo são elásticas e o fato de não terem costuras aumentam o conforto e garantem maior liberdade de movimento.

Getty Images

→ Maior proteção contra o sol e bactérias

Está aí uma vantagem que poucos conhecem: a proteção das roupas de ciclismo. Fabricadas com tecidos inteligentes, sejam camisetas ou bermudas de ciclismo, as peças oferecem proteção contra raios UV.

Além disso, também possuem um tratamento antibacteriano, que garante também a redução de odor.

Vantagens das bermudas de ciclismo

Todas as bermudas usadas por ciclistas são responsáveis por garantir melhor conforto, independente da quantidade de horas em que serão usadas. Normalmente, as de lycra são opções daqueles que estão iniciando no ciclismo, já o bretelle fica para aqueles que já tem certa experiência.

E, se você está começando e precisa de uma bermuda mais básica, se liga nessa que está disponível na loja da Fut: Bermuda Ciclista Poliamida!

Aliás, acredito que vale a pena explicar a diferença entre bermuda e bretelle, né? Então vamos lá. Podemos dizer que o bretelle é o irmão mais moderno da bermuda, ou seja, apresenta algumas mudanças e, principalmente, é mais evoluído.

roupas de ciclismo

Getty Images

O custo mais elevado da peça se justifica pelo fato de que o bretelle possui uma almofada integrada e também alças. A partir disso, a peça garante maior conforto e ainda evita dores e assaduras na região.

Ah, e vale a pena destacar que o uso de bermudas mais largas não é proibido, principalmente se a bermuda for acompanhada de um forro. Porém, é válido lembrar que o risco de enroscar no selim e de perder a aerodinâmica é grande quando se usa um modelo mais largo.

Vantagens das camisetas de ciclismo

Em geral, existem dois modelos de camisetas de ciclismo: com ou sem zíper na frente. Podemos dizer que as duas oferecem vantagens parecidas e garantem o conforto necessário ao ciclista.

Além disso, ambos os modelos são fáceis de serem guardados, já que ao enrolar, elas ficam compactadas. As camisetas também são difíceis de amassar, ou seja, você pode levar elas em qualquer espacinho.

Porém, a diferença dos dois modelos é vista pela ventilação maior que a camiseta com zíper proporciona. Normalmente, a com zíper ajuda a manter o corpo mais frio, quando o tempo está quente, e mais aquecido quando o clima está mais frio.

Como é o caso desta camisa da Placar Congo, que está disponível na loja da Fut. Além do zíper, o modelo ainda oferece grandes bolsos na parte traseira. Os bolsos garantem ainda mais conforto aos ciclistas, já que não precisam ficar se preocupando onde vão guardar seus pertences.

roupas de ciclismo

Vantagens das luvas de ciclismo

As luvas de ciclismo são um dos itens que proporcionam maior proteção para aquele que pedala. Isso porque, quando ocorre algum escorregão ou tombo, a mão é a primeira parte do corpo que ganha o reflexo para se proteger. Sendo assim, uma luva de qualidade é responsável por evitar ferimentos.

Além disso, as luvas também evitam dores, formigamentos e aumentam a aderência das mãos.

No quesito luvas, os ciclistas também encontram dois tipos: as que fecham totalmente as mãos e os dedos, e as que deixam os dedos amostras. E, caso você se interesse nesse modelo, confere essa que está disponível na Loja da Fut: Luva Kanxa Esportiva!

roupas de ciclismo

Em termos de conforto e proteção, ambas são bem parecidas. Porém, a luva fechada é mais indicada para trilhas e a luvas aberta mais indicada para estradas em geral.

Vantagens da sapatilha

Ao contrário do que muitos pensam, os sapatos indicados para pedalar não são os tênis, mas sim, as sapatilhas.

roupas de ciclismo

Esse modelo de calçado é feito pensando exclusivamente nos ciclistas. Por isso, ela tem um encaixe para os pedais e, dessa forma, ajuda na pedalada com maior potência e ajuda a controlar a traseira da bicicleta.

Vantagem das meias de ciclismo

Assim como as camisetas e bermudas, as meias são fabricadas com tecidos especiais, a fim de evitar a proliferação de bactérias e ajudar na transpiração. Além disso, elas também podem ser usadas para tornar o ciclista mais visível para outras pessoas.

Mas, caso você opte por deixar a visibilidade para a camiseta e a bermuda, também existem os modelos mais básicos de meias. Como é o caso da Meia Kanxa Master, que está disponível na Loja da Fut. Se liga!

Atente às suas necessidades

Bom, as vestimentas necessárias para a prática do ciclismo já foram citadas. Agora, para você acertar em todas as escolhas, além de entrar na loja da Fut, vale você observar quais são as suas necessidades e quais peças melhor te atendem. Ou seja, para escolher, você precisa analisar o turno em que pedala, quantas horas, por exemplo…

E aí, curtiu esse tema? Se sim, comenta aí mais ideias do que a gente pode falar de ciclismo!

Ah, e não esquece de dar uma passada na loja da Fut! Lá, você consegue encontrar as melhores opções de vestimenta para ciclismo! Se liga!

Confira as vestimentas de ciclismo aqui na Fut

Veja também: São Silvestre: a história da corrida mais famosa da América Latina

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!