Pela primeira vez a FIFA desembarcou em competições adultas na Oceania. Dessa vez a Copa do Mundo Feminina de 2023 foi disputada na Austrália e na Nova Zelândia. A Seleção Brasileira decepcionou, caindo na 1ª fase. A surpresa ficou por conta da Colômbia e da revelação Linda Caicedo. Além disso, o torneio reservou uma campeã inédita.

Copa do Mundo Feminina de 2023

Fase de grupos – 1ª rodada

Chegou ao fim a 1ª rodada da Copa do Mundo Feminina de 2023. Foram anotados 34 gols nos 16 jogos, média de 2,12 gols por jogo. Algumas zebras passaram pelo frio da Austrália e da Nova Zelândia. Além disso, logo na primeira rodada da Copa do Mundo Feminina de 2023 já garantiu alguns recordes quebrados.

No grupo A, logo no primeiro jogo, as neozelandesas bateram a tradicionalíssima seleção da Noruega por 1 a 0. Na outra partida do grupo a Suíça venceu as Filipinas por 2 a 0.

Pelo grupo B, as australianas, também donas da casa, venceram na estreia a seleção da Irlanda, estreante em Copas, por 1 a 0. Já na outra partida do grupo, o forte time do Canadá ficou no 0 a 0 com a Nigéria, mais uma zebra na Oceania.

Copa do Mundo Feminina de 2023 - FutFanatics

Com duas candidatas ao título no grupo C, Zâmbia e e Costa Rica tiveram a difícil tarefa de estrearem contra Japão e Espanha, respectivamente. As espanholas confirmaram o favoritismo batendo a seleção da CONCACAF por 3 a 0. Se teve demonstração de força das europeias, as asiáticas do Japão também confirmaram o favoritismo vencendo a estreantes da Zâmbia por 5 a 0.

Outro grupo com candidata ao título, o grupo D contou com dois jogos equilibrados. A favoritaça Inglaterra venceu por 1 a 0 o Haiti. No outro jogo, a Dinamarca venceu, também por 1 a 0, a seleção da China.

As maiores campeãs, os Estados Unidos, estrearam com vitória por 3 a 0 diante do Vietnã no grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023. Candidata ao título, as americanas não forçaram as estreantes. Quem também estreou em Copas do Mundo Feminina foi Portugal. Diante da Holanda, as portuguesas foram derrotadas por 1 a 0 e, mesmo assim seguem sonhando com a vaga na próxima fase da Copa.

O Brasil está no TOPO. Pelo menos na tabela de artilheiras da primeira rodada da primeira fase da Copa do Mundo Feminina. A camisa 17 da seleção canarinha, Ary Borges, é a artilheira do torneio após o hat-trick anotado na estreia. As brasileiras venceram as estreantes do Panamá por 4 a 0. O outro gol brasileiro foi marcado por Bia Zaneratto. Na outra partida do grupo, a França, candidata ao título, ficou no empate contra a Jamaica. Olha a zebra passeando no meio dos cangurus e no grupo F da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Copa do Mundo Feminina de 2023 - FutFanatics

As nossa hermanas argentinas estão no grupo G e estrearam com derrota para a Itália, em um dos jogos mais equilibrados da primeira rodada da Copa do Mundo Feminina. O gol das italianos foi marcado por Cristiana Girell, aos 42 minutos do segundo tempo. Suécia e África do Sul se enfrentaram na outra partida do grupo, com vitória da boa seleção sueca por 2 a 1.

Copa do Mundo Feminina de 2023 - FutFanatics

A maior goleada ficou por conta da Alemanha, que aplicou 6 a 0 contra Marrocos, no jogo de abertura do grupo H. Pelo menos na 1ª rodada, teve passeio das alemãs, vamos ver o que vai acontecer nas próximas rodadas. Colômbia e Coréia do Sul se enfrentaram na outra partida do grupo. As sul americanas venceram por 2 a 0, com a colombiana Linda Caicedo, de 18 anos, conseguiu o feito de marcar gol nos Mundiais sub-17, sub-20 e adulto.

Copa do Mundo Feminina de 2023 - FutFanatics

Além da marca que a colombiana alcançou, o jogo também contou com o recorde de Casey Phair, da Coréia do Sul, que se torno a mais jovem jogadora na história das Copa do Mundo Feminina. Phair é filha de americano e entrou em campo com 16 anos e 26 dias, superando a marca da nigeriana Ifanyi Chiejine, que, em 1999, jogou com 16 anos e 34 dias.

Fase de grupos – 2ª rodada

A segunda rodada da Copa do Mundo Feminina de 2023 começou com uma vitória histórica. As Filipinas bateram as donas da casa, Nova Zelândia, por 1 a 0. Foi a primeira vez que o país conseguiu uma vitória em Copas do Mundo. Na outra partida, Suíça e Noruega ficaram no 0 a 0 e embolaram a classificação do Grupo A.

No Grupo B, as canadenses, atuais campeãs olímpicas, venceram as estreantes da Irlanda por 2 a 1. Resultado que faz a seleção da CONCACAF depender apenas de si mesma na terceira rodada para garantir vaga no mata-mata. Já no outro jogo do Grupo B, as nigerianas surpreenderam e ganharam da Austrália por 3 a 2 em um baita jogo. Com os resultados, tudo ficou para a última rodada.

No entanto, no Grupo C nenhuma surpresa passou nesta segunda rodada. Japão e Espanha venceram Costa Rica e Zâmbia, respectivamente e confirmaram o favoritismo da chave, garantindo a classificação pras oitavas. Na terceira rodada o duelo entre as favoritas define a liderança do grupo.

Já que a onda é confirmar favoritismo, foi isso que a seleção da Inglaterra fez na segunda rodada. As inglesas superaram a boa seleção da Dinamarca por 1 a 0 e garantiu classificação do Grupo D. No outro jogo do grupo, a China bateu o Haiti por 1 a 0 e se manteve viva por uma vaga nas outavas da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Equilíbrio é a palavra que representa o Grupo E. As favoritas Holanda e Estados Unidos se enfrentaram na segunda rodada e o placar de 1 a 1 mostrou que a terceira rodada vai ser dura para ambas equipes. Portugal e Vietnã se encontraram no outro jogo do grupo. As portuguesas venceram por 2 a 0, garantindo a primeira vitória delas em Copas do Mundo Femininas.

Frustração. Esse foi o sentimento de todos os brasileiros após o jogo contra as favoritas da França. O Brasil queria ser líder e garantir a vaga para as oitavas vencendo e colocando os dois pés na porta, mostrando pro mundo o favoritismo. Mas não foi isso o que aconteceu. A seleção brasileira sofreu bastante com as bolas altas e foi derrotada por 2 a 1. A classificação e a vida na Copa do Mundo Feminina de 2023 vai ser definida na última rodada contra a surpreendente Jamaica. O time da terra do Bob Marley venceu as vizinhas continentais do Panamá por 1 a 0 e agora jogam o sonho de uma classificação contra o Brasil na última rodada do Grupo F.

Uma classificada e três com chances resume o Grupo G. A Suécia confirmou o favoritismo e espantou a zebra com uma goleada por 5 a 0 sobre a Itália. Com 6 pontos, as suecas já garantiram a vaga para as oitavas da Copa do Mundo Feminina de 2023 com uma rodada de antecedência. Mais tarde, Argentina e se encontraram para definir quem seguiria viva na disputa. O empate por 2 a 2 deixou tudo para os duelos da terceira rodada. As hermanas têm tarefa difícil contra a Suécia. Já Itália e África do Sul jogam pela classificação.

Linda Caicedo. Assim como na primeira rodada do Grupo H, a jovem colombiana encantou mais uma vez. Ao lado das suas compatriotas da Colômbia, a jogadora de 18 anos vai escrevendo sua história no torneio. Com um gol digno de Prêmio Puskas, derrotaram a Alemanha e assumiram a ponta do grupo. Na outra partida, Marrocos venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 e deixou tudo para a última rodada.

Fase de grupos – 3ª rodada

A última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023 definiu as classificadas para as oitavas de final do torneio disputado na Austrália e na Nova Zelândia.

No grupo A, avançaram Suíça e Noruega. As suíças lideraram a chave e eliminaram a Nova Zelândia. As donas da casa lutaram bastante, conseguiram empatar em 0 a 0, porém ficou pelo caminho graças a vitória das norueguesas sobre Filipinas por 6 a 0. As norueguesas passaram com saldo de gols de 5 gols positivos, contra 0 gols de saldo da Nova Zelândia.

Se no Grupo A uma das donas das casas ficaram no caminho, no Grupo B a história foi diferente. A Austrália avançou como primeira colocada. Na segunda colocação, a primeira zebra da Copa do Mundo Feminina de 2023, a Nigéria. As africanas fizeram bonito e eliminaram as atuais campeãs olímpicas, o Canadá. Na última rodada, o time da terra dos cangurus enfiou 4 a 0 no Canadá. Nigéria e Irlanda ficaram no 0 a 0, garantindo as nigerianas nas oitavas.

Já no Grupo C, a zebra não passeou pela Oceania. Japão e Espanha avançaram em 1º e 2º lugar, respectivamente. Na última rodada, as japonesas fizeram 4 a 0 no mistão espanhol e passou com três vitórias. As espanholas ficaram com sies pontos. Costa Rica e Zâmbia ficaram pelo caminho.

Onde a Zebra passou longe também foi no Grupo D da Copa do Mundo Feminina de 2023. As favoritas Inglaterra e Dinamarca passaram com alguma tranquilidade. As inglesas golearam por 6 a 1 a China na última rodada. Já a Dinamarca venceu por 2 a 0 o Haiti.

Por uma bola na trave! Essa a distância que a zebra passou do Grupo E. As atuais campeãs se safaram de um vexame de ficar na primeira fase da Copa do Mundo Feminina de 2023 graças a trave em um chute da atacante de Portugal. Os Estados Unidos ficaram em segundo no grupo, com 5 pontos, contra 4 das portuguesas. A Holanda bateu o Vietnã por 7 a 0 e passou em 1º com 7 pontos.

Lamentação, decepção, surpresa e vexame. Alguma dessas palavras definem o resultado final do grupo F. O Brasil, ficou pelo caminho. Fato raro, que não acontecia desde 1995. O Brasil precisava vencer por qualquer placar a Jamaica. Um empate não serviria, já que a França fatalmente ganharia o jogo do Panamá. Foi o que aconteceu, França 6 a 3. Na hora de fazer a nossa parte, faltou competência. O Brasil acabou empatando em 0 a 0, o que garantiu a vaga para a seleção jamaicana. A Copa do Mundo Feminina de 2023 foi a última da Rainha Marta.

Vamos seguir em frente, né… Pelo grupo G, mais uma seleção africana fez história. A África do Sul eliminou Itália e Argentina e passou na segunda colocação da chave. A Suécia, uma das favoritas ao título passou com 100% de aproveitamento e vai encontra a fortíssima seleção dos EUA nas oitavas.

Fechando a primeira fase, as zebras deram o ar da graça no Grupo H. Dessa vez, a Alemanha ficou pelo caminho. E novamente, uma seleção africana fez história. O Marrocos avançou na segunda colocação com 6 pontos, mesma pontuação da Colômbia, primeira colocada. Na última rodada, a Coréia do Sul, já eliminada, empatou com a Alemanha em 1 a 1. Isso significou a eliminação das bicampeãs do mundo.

Oitavas de final

Passada a primeira linha de corte da Copa do Mundo Feminina de 2023, ficaram 16 seleções pelo caminho e outras 16 seguem vivas.

Na primeira partida das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de 2023 a Espanha atropelou a Suíça por 5 a 1. As espanholas vão confirmando o favoritismo e deixando rivais pelo caminho. A adversária das quartas de final será a Holanda, que venceu a África do Sul por 2 a 0. Promessa de bom jogo.

Outra favorita que vai empilhando vitórias na Oceania é a seleção do Japão. As asiáticas campeãs do mundo em 2011 venceu por 3 a 1 a Noruega. As japonesas vão encarar a Suécia, que eliminou ninguém mais, ninguém menos que os Estados Unidos. O super jogo ficou no 0 a 0 durante o tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, brilhou a estrela das suecas, deixando os EUA, atuais campeãs pelo caminho. As americanas pela primeira vez na história das Copas do Mundo de Futebol Feminino não alcançam pelo menos a semifinal.

Quem segue fazendo bonito são as australianas. As donas da casa continuam lotando estádios e avançando. A seleção da Austrália bateu por 2 a 0 a forte seleção da Dinamarca. Até onde esse canguru vai pular? Pela frente, as australianas terão a França. líder da chave que tinha o Brasil. As francesas bateram Marrocos por 4 a 0 e duelam fora de casa, literalmente, por uma vaga entre as quatro principais seleções da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Dificuldade definiu o confronto de uma das favoritas contra uma das surpresas da Copa do Mundo Feminina de 2023. A Inglaterra encarou a Nigéria e ficou no 0 a 0. A classificação só veio nos pênaltis após um agitado 0 a 0. Agora, mais uma outsider pela frente das inglesas. Isso por que a Colômbia avançou diante da Jamaica com uma vitória simples. Agora, Inglaterra e Colômbia duelam por uma vaga nas semifinais.

Quartas de Final

As quartas de finais da Copa do Mundo Feminina de 2023 reservou duelos de surpresas contra favoritas e grandes times que se encontraram nessa fase. Na primeira disputa Espanha, que tem um baita time, bateu a Holanda, que foi vice-campeão em 2019, por 2 a 1.

As espanholas avançaram para encarar a Suécia, que bateu nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina de 2023 as favoritas e campeãs de 2011 do Japão. Usando a força da bola parada e da zagueira artilheira Amanda Ilestedt, a Suécia avançou ganhando também por 2 a 1.

Do outro lado da chave a surpresa Colômbia encarou a boa seleção da Inglaterra. Em um bom jogo, a seleção inglesa garantiu a terceira classificação para as semifinais da Copa do Mundo Feminina de sua história e de forma consecutiva. A vitória por 2 a 1 eliminou a última seleção sul-americana que ainda estava viva no torneio.

Agora, a Inglaterra vai disputar a vaga na final contra a Austrália, maior surpresa do torneio. As Matildas, como é conhecida a Seleção Australiana de futebol, eliminou a França, uma das principais favoritas ao título da Copa do Mundo Feminina de 2023. O jogo foi muito truncado e o zero não saiu do placar em 120 minutos de jogo. A vaga para as semifinais ficou com a Austrália após vencer por 7 a 6 nas penalidades.

Austrália, Espanha, Inglaterra e Suécia lutam pelo título inédito.

Semifinais

O primeiro duelo das semifinais colocou uma seleção latina na final da Copa do Mundo Feminina de 2023. A Espanha bateu a Suécia por 2 a 1 e conquistou a vaga. O destaque dessa semifinal ficou com Salma Paralluelo, a atacante do Barcelona marcou um dos gols. Uma curiosidade é que ela esteve, até os 18 anos, em torneios de atletismo, chegando até a seleção espanhola da modalidade. Ela era especialista nos 400 metros rasos e escolheu a carreira no futebol após uma lesão e uma proposta do Barcelona.

A outra finalista saiu do confronto entre as donas da casa, a Austrália e a favorita Inglaterra. Os autralianos lotaram o Estádio Olímpico de Sydney e empurram as Matildas em busca da final inédita. Porém, as inglesas não tomaram conhecimento e não sentiram o peso de uma semifinal na casa adversária.

A Inglaterra saiu na frente com Ella Toone. A estrela australiana Sam Kerr empatou o jogo, para a loucura de todo um continente. Porém, a alegria não durou muito. Apenas oito minutos depois do gol de empate marcado pela Sam Kerr, a inglesa Lauren Hemp colocou as britânicas novamente a frente no placar. No fim, a Inglaterra confirmou o favoritismo e avançou por 3 a 1.

Disputa do 3º lugar

As Matildas já tinha feito história na Copa do Mundo Feminina de 2023 alcançando as semifinais. Após a derrota para a Inglaterra, Sam Kerr e companhia queriam ao menos o terceiro lugar. As adversárias eram as suecas, eliminadas pela Espanha. A chance de vitória era grande por parte das donas da casa, mas o time da Suécia queria botar água no chopp das australianas.

O time da terra do canguru não conseguiu segurar a pressão do time nórdico e sucumbiu após um 2 a 0 contra. Os gols que deram a terceira colocação para a Suécia foram marcados por Fridolina Rolfo e Kosovare Asllani.

Final eletrizante

A grande final da Copa do Mundo Feminina de 2023 definiria uma nova campeã. Inglaterra e Espanha se enfrentavam para definir não só o título, mas também o projeto a longo prazo mais bem sucedido. Na Inglaterra, os times passaram a investir em novos talentos e em uma liga forte. Na Espanha a coisa foi parecida, porém a seleção é o carro forte. Para se ter ideia, o time da Península Ibérica foi campeão dos mundiais sub-17 e sub-20, faltava então o título entre as adultas.

O jogo foi acirrado, as espanholas saíram na frente e souberam se defender durante o primeiro tempo. Após o gol marcado pela lateral e capitã Olga Carmona, aos 29 minutos, o plano de jogo do técnico Jorge Vilda foi muito bem executado, mesmo estando em total desalinho com as jogadoras. A comissão técnica da Espanha e as jogadoras romperam relações durante o torneio.

Mesmo assim, o que foi planejado aconteceu. A Inglaterra iria pressionar e atacar, a Espanha iria usar a juventude e velocidade de suas atletas. Mesmo terminando o jogo sofrendo pressão, as espanholas finalizaram mais vezes (13 x 8) e teve mais posse de bola (58% x 42%). Por fim, o placar não se alterou e a Copa do Mundo Feminina de 2023 teve a Espanha como campeã.

Curtiu o conteúdo? Deixa o like e aproveite para conferir os mantos da Copa do Mundo Feminina aqui na Fut.

Veja também: Seleção Brasileira Feminina – a história das nossas Guerreiras em Copas do Mundo

Seleção feminina – conheça as brasileiras que estão em busca da nossa primeira estrela

Copa do Mundo Feminina: curiosidades de cada edição do torneio

Chuteiras de campo: Conheça as melhores por menos de R$ 150,00 aqui na Fut

Umbro Pro 5 Bump – As chuteiras de futsal que é a escolha perfeita para o seu jogo com a bola pesada

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!