Quem vê hoje as chuteiras super modernas, com materiais de alta qualidade e diversas cores, não imagina como foi a evolução da chuteira de futebol desde o 1º modelo.

Fique com a gente e viaje pela marcante história do calçado que faz a alegria de milhões de torcedores espalhados pelo mundo

1526 – A primeira chuteira

O curioso é que o primeiro registro de uma chuteira nem era para jogar futebol.

Conforme apontam relatos, o calçado era uma bota rústica de couro firme, com proteções de metal e um salto alto, desenvolvido a pedido da monarquia inglesa para a prática de outros esportes, como críquete, por volta de 1526, durante o reinado de Henrique VIII.

Pesquisadores dizem acreditar que seja difícil que o monarca tenha jogado realmente futebol, pois o esporte ainda não era praticado pela nobreza.

Mais tarde foi acrescido o uso de pregos como travas para evitar as constantes quedas.

1891 – O primeiro modelo de futebol

As primeiras chuteiras de futebol tiveram como base de formato as botas, daí terem solado liso e levar muito jogador a nocaute!

Sem os jogadores conseguirem parar em pé, em 1891 veio a ideia das travas, mas tudo dentro de regras e especificações para que nenhum jogador ou time levasse vantagem em relação ao outro.

As travas deveriam ser de couro e com no máximo 1,27 cm. Outra característica dessas chuteiras era a parte onde encaixaria o dedão do pé, que tinha um reforço, já que os lances mais comuns eram as bicudas.

Os modelos da época chegavam a pesar 1 kg, dificultando a prática do futebol arte no século XIX, piorando ainda mais em dias de chuva, fazendo a chuteira pesar ainda mais.

1925 – Um marco na evolução da chuteira de futebol

(Foto de Mario Tama/Getty Images)

Uma luz apareceu para os boleiros da época graças aos irmãos Dassler. Com a dificuldade de chutar e finalizar com um calçado pesado, a dupla Rudolf e Adolf Dassler foi um marco na história da evolução da chuteira de futebol.

Pioneiros na criação e produção dos calçados, eram sócios da empresa Dassler Brother Sport Shoe Company, que tinha sede na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha.

Em 1925, os irmãos realizaram modificações no calçado que o deixaram mais leve, com 500g, ou seja, metade do peso das chuteiras criadas até então.

Os canos também baixaram e as travas podiam ser trocadas de acordo com o terreno, tornando a chuteira mais confortável e com uma ergonomia melhor, de forma que os jogadores não tivessem bolhas e machucados causados pela própria chuteira, fazendo a alegria da boleiragem.

1948 – O rompimento dos irmãos Dassler

Já nos anos 40, uma reviravolta mudou a história dos materiais esportivos como conhecemos hoje e a evolução da chuteira de futebol. O rompimento entre os irmãos Adolf e Rudolf.

Adolf, que também era conhecido como “Adi”, fundou nada mais, nada menos que a Adidas em 1948 e logo se tornou o líder de mercado.

Mas Rudolf não ficou para trás e acabou criando alguns anos depois a Puma.

Conheça um pouco mais sobre a história da separação dos irmãos Dassler.

1954 – A primeira “três listras”

A partir dos anos 50 as chuteiras passaram a usar couro de vaca em sua confecção. No entanto, a Adidas criou modelos com couro de canguru e travas substituíveis, começando a trazer também as famosas três listras que são características fundamentais da marca.

Curiosidade

Todo o time alemão usava essa chuteira na final da Copa do Mundo de 1954, na Suíça, em um dia chuvoso. Com o gramado molhado, no intervalo do jogo contra a Hungria, Adi Dassler trocou as travas das chuteiras dos jogadores alemães, colocando travas maiores, ajudando a Alemanha vencer a partida e ser campeã da Copa de 1954. Com isso, sua empresa, a Adidas, disparou no mercado.

Anos 60 – Modelos mais leves

O desenvolvimento dos anos 60 ofereceu modelos mais leves, que ajudavam a proporcionar movimentos mais sutis aos atletas.

Pelé usou um destes experimentos inovadores da Puma na Copa de 1962, no Chile. Mesmo assim, quem dominou o período foi a Adidas. Um exemplo é o Mundial de 1966, na Inglaterra, em que cerca de 75% dos jogadores usaram chuteiras da marca alemã.

1970 – Puma King

O Rei Pelé fez história mais uma vez ao usar o primeiro modelo de chuteira personalizada, a Puma King, na Copa do Mundo de 1970, no México.

O modelo mais leve em relação a outras chuteiras da época também foi adotado pelos craques Johan Cruyff, da Holanda, e Eusébio, de Portugal.

1979 – A chuteira mais vendida da história

Chuteira Copa Mundial 1979

Em 1979, a Adidas lançou a Copa Mundial, simplesmente a chuteira mais vendida de todos os tempos. Feita em couro de canguru e com solado de poliuretano, o modelo pesava 270g e foi uma febre internacional, reinando absoluta na década de 80.

A Copa Mundial foi usada por jogadores do calibre de Maradona, Beckenbauer e Platini

Anos 90 – Nascem duas lendas

Adidas Predator

Primeira chuteira Predator, fenômeno na evolução da chuteira de futebol

Em 1994, a Adidas lançou a Predator, revolucionária em termos de performance, com combinações de tipos de borracha que prometiam facilitar o controle de bola.

O modelo ficou consagrado nos pés de Zinédine Zidane, David Beckham e Del Piero.

 

Nike Mercurial

Mais tarde, em 1998, a gigante Nike entrou no mercado das chuteiras com a sua Mercurial e, desde então, ajuda na evolução da chuteira de futebol.

Ninguém duvida que a Nike Mercurial é uma lenda. Desenhada para garantir velocidade explosiva e o mais alto desempenho, ela estreou em 1998 nos pés do fenomenal atacante brasileiro Ronaldo, na França, durante o maior torneio do futebol mundial.

Foi com o modelo R9 que Ronaldo marcou o primeiro gol da história a bordo de uma chuteira Mercurial.

O modelo pesava 200g, a primeira com várias opções e cores, o que se tornou uma febre entre jogadores profissionais e boleiros de final de semana.

Anos 2000

 

Nike Zoom Air Total 90

A chuteira que todo mundo queria!

O nome já diz tudo: Total 90, projetada para dar conforto ao jogador durante os 90 minutos de jogo. Os modelos davam show em tecnologia com uso de silicone para proteção e ataque e algumas até com aerodinâmica com inclusão de uma camada de ar no solado.

Foi o grande lançamento da primeira década do século XXI. Todo boleiro que se preze já quis ter uma dessa.

Jogadores como: Fernando Torres, e o inglês Wayne Rooney, o lateral, Roberto Carlos usaram o modelo em campo.

Adidas F50

Foto de David Ramos/Getty Images para Adidas

Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Lionel Messi exerceu boa parte do seu trabalho de outro planeta com a chuteira F50, da Adidas.

A ideia dos novos tipos deste artefato se confunde com as próprias características do atleta argentino.

Puma V1.06

Lançada originalmente em 2006, a Puma V1.06 foi um marco na história da fornecedora alemã. Além de ser a primeira chuteira da história com o cabedal feito com uma microfibra têxtil, o modelo foi, na época, o mais leve produzido pela Puma, pesando apenas 218g.

O camaronês, Samuel Eto’o, foi o principal modelo da chuteira na época.

 

A edição comemorativa tem exatamente a mesma estrutura e tecnologias da versão original, como o material do cabedal, cadarço assimétrico, e solado com travas longitudinais e placa em fibra de carbono. O selo comemorativo de 10 anos vai na palmilha. Foram produzidos apenas 500 pares do modelo.

2010 – Chuteira de cano alto

Neymar escolheu a Nike Hypervenom Phantom

Essa década viu surgir novamente as chuteiras de cano alto, mais conhecidas como chuteiras botinhas.

As chuteiras botinhas têm o objetivo de trazer ao atleta maior sensibilidade com a bola. A ideia é fazer que o jogador sinta realmente a sensação do contato com ela, aumentando o domínio e controlando melhor o seu jogo.

O tamanho e a quantidade das travas da chuteira também influencia muito no estilo de jogo. Com a evolução do futebol, elas também mudaram, ajudando nos mais diferenciado tipos de gramado.

Um exemplo é a diferença entre chuteiras FG e SG para campo.

 

Chuteiras dos craques da atualidade

 

Messi

Lionel Messi lidera este lançamento com seu novo modelo, desenhado especialmente para ele, em uma combinação do Nemeziz e Copa em azul, branco e preto, com a assinatura Team Messi – sua linha exclusiva de equipamentos para futebol.

 

Cristiano Ronaldo

 

Nike Mercurial Superfly VI Elite

 

Neymar

Nike Mercurial “Silencio”

 

Antoine Griezmann

Puma Future

 

Pepe

Umbro Medusae II

 

Meu parça boleiro, esse foi o nosso texto: a evolução da chuteira do futebol. Uma verdadeira viagem na história de uma das ferramentas mais importantes para os fanáticos por futebol.

Veja também: Chuteiras de futebol: Cinco modelos que fizeram história

 

CONFIRA TODOS OS MODELOS DE CHUTEIRAS AQUI NA FUT. CLIQUE NO BANNER.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!