Fala fanático! Tudo bem? Seguindo a tendencia da internet dos últimos meses, hoje vamos falar das luvas. Não, não tem relação com o cara da Luva de Pedreiro, a luva aqui é importante para os praticantes de futebol. Bora falar sobre luva de goleiro?

Qual luva é ideal para melhorar meu rendimento? Como escolher uma luva boa? Pois bem, algumas dúvidas são recorrentes na hora de escolher o seu par de luvas, porém, alguns fatores são importantes. Neste caso, a palma da luva é determinante para a escolha de uma luva ideal para bater uma bola com os amigos.

Tamanho da luva de goleiro

O tamanho também é importante na hora de escolher a luva ideal para seu bate bola. Para isso é preciso medir o tamanho da sua mão em comparação às medidas da luva. Uma dica importante é que não se compre uma luva tão apertada nem tão folgada, isso pode prejudicar o seu rendimento.

Para saber o tamanho exato de uma luva em comparação a sua mão é preciso medi-la. Abaixo segue uma lista com os tamanhos e medidas das luvas de goleiro. DICA IMPORTANTE: Sempre compre um número maior, pois facilitará a adaptação ao modelo.

Tabela de tamanhos - luva de goleiro

Tipos de palmas de luvas

Existem diversos tipos de palmas de luvas, são eles: Soft, Wet, Training, Rugada, Duo. Cada uma contém características diferentes entre as outras. A palma soft é a mais tradicional, destaca-se principalmente pela boa aderência. É confeccionada por látex e indicada para campos de grama natural ou sintética.

Já o tipo Duo é tido com perfeito para quem busca aderência, já que essas luvas são confeccionadas com camadas internas e externas de látex.

A palma Rugada são modelos de luvas versáteis e que normalmente tem uma durabilidade maior, pois é confeccionada com látex sintético e natural.   

A palma Wet é o famoso pneu de chuva na Formula 1. Esse tipo de luva é indicado para jogos em dias chuvosos. Ela é fabricada em Neoprene, o que garante ser impermeável durante o jogo.

Mas e o corte da luva?

Então, o corte da luva é mais uma característica legal para poder avaliar e escolher uma boa luva. Assim como a palma, o corte da luva também é importante. Também existem diversos tipos de cortes. São eles: Plano ou flat, Híbrido, Negativo e Rollfinger.

O Híbrido, como o próprio nome diz, é a combinação de diversos tipos de cortes. Ele combina os outros cortes para aumentar o conforto e estabilidade das mãos. Sem contar que ele amplia o contato da palma com a bola, melhorando o rendimento.

O corte Negativo é realizado dentro da luva. Esse modelo faz com o que a sensibilidade aumente, melhorando os lançamentos. Bastante utilizado por goleiros de futsal.

O Rollfinger é o corte onde a proteção de látex é estendida também aos dedos. Neste corte melhora o amortecimento e estabilidade no momento da pegada.

O corte Plano ou Flat, é o corte mais tradicional, completamente reto e plano. Quem busca conforto esse corte é perfeito, porém pode fazer falta na hora do contato com a bola e aderência.

Sistema de fechamento

Luva de goleiro: Luva Adidas Predator Training Juvenil Azul e Coral
Fechamento da Luva Adidas Predator Training Juvenil Azul e Coral é feito através de velcro

Existem no mercado diversos tipos de fechamentos, nas mais variadas formas, materiais e funções. Para que não haja alguma situação que possa interferir no rendimento, as luvas atualmente contam com mais de um tipo de fechamento.

Eles podem ser de elástico, velcro. Você pode encontrar vários sistemas de fechamento no mesmo modelo, que pode contar com até três tipos diferentes. A luva de goleiro sempre precisa estar bem encaixada e fechada nas mãos.

Agora que você conheceu todos as características de uma luva de goleiro, clique aqui para conferir qual se encaixa mais com seu perfil.

Agora que já sabe como escolher a melhor opção, confere as luvas disponíveis aqui na Fut!

Tipos de bola de futebol: Conheça os modelos certos para cada terreno

Brasileirão 2022: Expectativas e clubes de todas as divisões nacionais

Zebras da Copa do Brasil: Quais foram as maiores surpresas do torneio nos últimos anos?

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!