Fala fanático! Hoje o papo por aqui vai auxiliar muito o seu rachão, ou seu bate bola, sua pelada, seu baba, independente da forma que se fala na sua região, aquela partida com os amigos. A resenha de hoje é sobre os tipos de bola de futebol e suas curiosidades. Já te adianto, muita lenda cairá por terra ainda neste texto.

No Brasil existem diversos tipos de lugares que você pode reunir seus amigos para jogar bola. Pode ser na rua, na praia, na quadra de cimento, na quadra de grama sintética, nos campos tradicionais, enfim, onde quer que você vá, terá alguém chutando uma bola. Mas você sabe quais tipos de bola de futebol é indicada para cada terreno?

Dentre todos esses tipos já citados por aqui, existem quatro tipos de bolas de futebol distintas. Os tipos de bola de futebol são: Bola de futebol de campo, bola de futebol Society, bola de Futsal e bola de Beach Soccer. Então fique aqui que a Fut explica pra você a diferença de cada uma.

Já faço um spoiler: além dos tipos de bola de futebol, teremos uma pitadinha de ciência e curiosidades.

Tipos de bola de futebol: Futebol de campo

Talvez seja o tipo de bola mais visto pelos 4 cantos do Brasil, jogada também em terrenos mais tradicionais, as gramas naturais. Uma bola de futebol de campo deve pesar entre 410 e 450 gramas e não pode ter diâmetro inferior a 68 centímetros e superior a 70 centímetros. Além disso ela deve ter pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 – 1100 g/cm2) ao nível do mar.

Essa bola tem o tamanho 5, indicada para praticantes acima dos 13 anos. Porém existem outros tamanhos para bolas de futebol de campo. Existem outros três tamanhos. A bola de tamanho 4 é indicada a pessoas entre 8 a 12 anos e medem entre 63,5 e 66 centímetros de diâmetro.

Já a bola de tamanho 3 é indicada para a criançada ainda mais nova, de 5 a 8 anos. Elas medem entre 58,5 e 61 centímetros de diâmetro. Por fim, as bolas de tamanho 1 são indicadas a todas idades. Aos adultos é indicada para treinamentos de habilidades e para crianças é indicada para a iniciação no esporte.

Diferente do que era visto antigamente, a grande maioria dos tipos de bola de futebol de campo não contam com costura. O que vimos com o passar dos anos foi a diminuição de gomos e a fixação feita através de termofusão.

Confira as melhores ofertas de bolas de futebol de campo aqui na Fut!

Tipos de Bola de Futebol: Bola Penalty Campo

Tipos de bola de futebol: Bola de Futsal

Este tipo de bola de futebol é indicado necessária mente para o chão duro, a quadra de cimento, o Futsal. O esporte famoso por ser da ‘bola pesada’ é muito praticado no Brasil. Mas trarei uma informação que vai te deixar de queixo caído: A BOLA DE FUTSAL É MAIS LEVE QUE A BOLA DE CAMPO.

Caiu da cadeira aí? Eu quando estava pesquisando tive que me levantar pra tomar um ar, por que olha, essa me pegou demais!

Pois é, a bola de Futsal é menor de diâmetro em comparação a bola de futebol de campo. Ela deve medir entre 60 e 62 centímetros de circunferência e pesar de 410 a 430 gramas. O que faz com que ela pareça mais pesada é justamente o tamanho, pois o ar comprimido lá dentro está em um espaço menor, causando essa impressão. A bola de Futsal deve ter pressão equivalente a 0,6 a 0,9 atmosferas (600–900g/cm2) ao nível do mar.

Adquira agora sua ‘bola pesada’ aqui na Fut.

Tipos de Bola de Futebol: Tiro League Sala

Tipos de bola de futebol: Bola de futebol Society

Este tipo de bola de futebol é indicado para terrenos com gramas sintéticas. Aquelas quadras de Fut7, Society, Suíço, fale como quiser. A indicação vem justamente pelo tipo de terreno. O gramado sintético, por ser mais duro que a grama natural, exige que a bola quique menos.

A bola de futebol Society ela difere da bola de futebol de campo em alguns fatores. Segundo as regras da CBF7 (Confederação Brasileira de Futebol de 7) as bolas não podem quicar mais que 80 centímetros de altura quando lançada a dois metros.

Então, a bola de futebol Society tem a fama de ser mais pesada que a bola de campo, mas não é bem assim. De acordo com as regras estipuladas, as semelhanças são várias. A bola de Fut7 deve pesar entre 420 a 450 gramas e ser calibrada entre 8 a 10 libras, a mesma pressão no futebol de campo. Sem contar que o diâmetro recomendado é entre 66 a 69 centímetros. Normalmente elas quicam menos, por terem mais pressão do ar dentro dela. 

Elas são desenvolvidas para facilitar o jogo, que já é mais intenso pelo tamanho das quadras. Então, quanto menos quicar, melhor. Por isso, o material para a produção é diferente. Enquanto as bolas de futebol de campo, em sua maioria, são fabricadas com revestimento em Poliuretano termoplástico (TPU), as de futebol Society são revestidas de PVC ou PU.

As melhores bolas para sua partida com os amigos estão aqui.

Tipos de Bola de Futebol: Bola Umbro

Tipos de bola de futebol: Bola de Beach Soccer

A bola de Beach Soccer é indicada para se jogar futebol na praia. Seria obvio se o esporte não fosse difundido por diversos lugares que não são banhados pelo mar. A bola de Beach soccer necessariamente deve ter uma cor diferente das outras, já que devido a areia branca e alto índice de luminosidade, seria difícil ver a pelota se ela fosse branca.

Normalmente alaranjada, a bola de Beach Soccer tem circunferência entre 68 e 70 centímetros de diâmetro e pesar entre 400 a 440 gramas. Na média, igual a todos os outros tipos de bola de futebol. A principal diferença, além das cores, é claro, está na pressão e calibragem da bola de Beach Soccer.

De acordo com as regras da FIFA, a bola de Beach Soccer deve ter entre 0.4 e 0.6 atmosferas (400-600g/cm2) quando medidas no nível do mar. Ou seja, elas dão a impressão de serem mais leves, mas na realidade não são.

Pé na areia, aquela bolinha… Confira bolas de beach soccer aqui na Fut!

Tipos de Bola de Futebol: Bola Topper Beach Soccer

Bônus – Por que determinados tipos de bola de futebol é mais pesada que a outra?

Calma lá amigão, ainda não acabou. Muitas vezes você já ouviu alguém reclamar no rachão: “Essa bola tá leve! Ela tá quicando muito”. Mas qual o motivo de isso acontecer? A física te explica.

Para se calcular a pressão de uma bola, independente do esporte, a maioria das federações usam a medida atm ou atmosferas como amostras. E é essa pressão que vai resultar na reclamação daquele chato da pelada.

Quanto mais pressão o ar tiver dentro da bola e mais próximo da pressão atmosférica fora daquela esfera, mais ‘pesada’ ela ficara. Além disso, essa pressão é variável de acordo com o espaço em que ela é exercida. Quanto maior a pressão, em um passo menor, mais pesada ela ficará. Como no caso do Futsal.

Devido a essa pressão atmosférica presente na Terra, é comum a gente ouvir que uma partida de futebol disputada na altitude fica com a bola mais rápida. Quanto mais alto subirmos, menor será a nossa pressão atmosférica e consequentemente, menos moléculas de gás atmosférico irão interferir no caminho da bola até o destino dela, tornando-a mais rápida.

Ufa, depois dessa “aula” de física, ficou fácil de entender algumas coisas. Uma solução rápida é conferir as ofertas de bombas de bola aqui na Fut!

Caso tenha curtido, pode compartilhar essas informações com amigos, nas redes sociais, onde quiser.

Confira também:

Bolas de futebol baratas para comprar: escolha a sua e bora pro Fut

Bolas da Champions League: Conheça os modelos e a sua evolução

Evolução das bolas da copa do mundo

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!