A Copa na França foi a 16° edição e a segunda no país europeu. O torneio ficou marcado por acontecimentos curiosos na final entre o Brasil e a seleção francesa. Muitos apontam ter manipulações naquela edição. Porém, até hoje o caso é apenas especulação. Sem delongas, neste texto o assunto são as camisas das seleções.
Naquela edição tiveram várias histórias, como chegada da Nike na seleção brasileira, a força da Adidas com a França, entre outras. Aqui no Blog, já falamos dos uniformes das Copas de 1990 e 1994. Confira agora quais foram os uniformes marcantes da Copa de 98.
Estreias
A Copa contou com as estreias do Japão, Jamaica, África do Sul e Croácia. A seleção europeia ficou na terceira colocação, sendo a grande surpresa daquela Copa. O país tem um uniforme bem característico, com o uso do quadriculado da bandeira em sua camisa.
Nike e Copa do Mundo
Em 1998, a Nike entrou forte como patrocinador oficial de seleções. Foi a primeira Copa com a seleção brasileira, com uma camisa que para muitos é umas das camisas mais bonitas que o Brasil já teve. Além da amarelinha, a marca americana estampou sua logo nas camisas das seleções da Holanda, Itália, Estados Unidos, Nigéria e Coréia do Sul.
A Itália em 1994 era patrocinada pela a marca Diadora, tradicional empresa italiana. A entrada da Nike nas camisas da Azurra foi inusitada. Devido à uma cláusula no contrato, os italianos não estamparam a marca apenas na etiqueta.
Por ter chegado até a decisão do torneio, o Brasil foi o quem mais representou a marca americana. A camisa titular tinhas listras verdes no ombro e gola redonda. Outro detalhe importante foi o escudo da CBF, que voltava a ser menor do que na Copa de 94.
A força da Adidas na Copa do Mundo 98
Apesar da marca alemã ter ganhado uma concorrente à altura com a chegada da Nike, a seleção francesa foi a campeã daquela edição. Em 98, a Adidas vestiu as seleções da França, Alemanha, Argentina, Espanha, Iugoslávia e Romênia.
Inevitavelmente, a camisa mais marcante naquela Copa foi a dos bleus. Possuía três listras brancas na parte frontal e uma vermelha na região do peito. As mangas eram mais compridas e tinham as listras da marca, intercalando com as cores do país. A gola do tipo polo também contava com os detalhes das cores da bandeira.
Vale lembrar que força da Adidas em Copas continua sendo gigante: das últimas cinco edições, três campões eram patrocinados pelos alemães.
Puma correndo por fora
Nesta edição, a Puma foi a terceira marca com mais presença em patrocínios. A marca patrocinou cinco seleções: Áustria, Bulgária, Camarões, Irã e Marrocos. Teve grande investimento em seleções africanas, a estratégia usada até hoje pela marca alemã.
Tendência da Gola Polo
at the Stade Geofrroy Guichard in St Etienne, France. England lost on penalties. Mandatory Credit: Stu Forster /Allsport
Um fato interessante na Copa da França foi a quantidade de camisas com golas polo. Por conta disso, muitos uniformes se tornaram peças clássicas no mundo do futebol. Além da campeã, as marcas patrocinadas pela Umbro, como Inglaterra e Noruega usavam a gola polo com botões. Os modelos Umbro e Inglaterra tornaram-se relíquias para colecionadores de camisas.
Confira a lista das seleções por patrocinadores:
Adidas- 6 seleções: Alemanha, Argentina, Espanha, França, Iugoslávia e Romênia.
Nike- 6 seleções: Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Nigéria e Itália.
Puma- 5 seleções: Áustria, Bulgária, Camarões, Irã e Marrocos.
Umbro- 3 seleções: Inglaterra, Noruega e Escócia.
Rebook-3 seleções: Chile, Colômbia e Paraguai.
Kappa- 2 seleções: África do Sul e Jamaica.
Lotto- 2 seleções: Croácia e Tunísia.
ABA Sport-1 seleção: México.
Hummel- 1 seleção: Dinamarca.
Diadora- 1 seleção: Bélgica.
Asics-1 seleção: Japão.
Shamel-1 seleção: Arábia Saudita.
Veja abaixo o infográfico das camisas titulares de cada seleção. A imagem foi feita pela Classic Football Shirts. Confira!
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