Correr mais rápido pode fazer muita diferença no esporte que você pratica, uma arrancada poderá deixar o adversário para trás. Mas como correr mais rápido do que você corre hoje?
Muitos esportes exigem velocidade de corrida e estar alguns passos à frente do seu adversário vai dar uma boa vantagem.
A corrida é um movimento simples e natural do corpo humano, explicando de uma forma simplista a corrida são vários saltos seguidos e ritmados. Guarde essa informação, ela será importante para você saber como correr mais rápido.
Bom, então vamos pôr as mãos na massa, ou melhor, as pernas.
1 – Fortalecimento: chave para saber como correr mais rápido
É importante fazer exercícios de fortalecimento para os membros inferiores uma vez que com as pernas mais fortes será mais fácil dar impulsão nas passadas e melhorar a potência.
A fórmula da potência muscular : potência = (força x distância)/tempo. Ou seja, quanto maior a força, maior será a potência muscular.
O fortalecimento ainda ajuda a prevenir lesões nas articulações pois poderá absorver mais o impacto e isso nos leva a dica número 2.
Mas antes eu separei um vídeo com alguns exercícios para fortalecimento de corrida.
2 – Pliometria para correr muito rápido
Talvez essa palavra seja nova para você mas você já deve ter visto muitos atletas treinarem isso.
Pliometria é o método que treina a fase elástica do músculo – sim, seu músculo tem uma propriedade elástica. Nesse momento serei um pouco técnico, mas vamos devagar:
- Na fase excêntrica do movimento o músculo alonga ganhando energia. Aqui atua a fase elástica e se acumula energia.
- Na fase concêntrica do movimento, se for feito uma rápida contração a energia acumulada dará mais potência no movimento.
Confuso? Vamos por em prática para visualizar melhor. Imagine que você fará um agachamento:
- Fase excêntrica: você começa a agachar devagar, seu músculo da coxa está super contraído apesar de você estar deixando o peso do seu corpo descer.
- Fase concêntrica – você contrai o músculo para subir o mais rápido possível, essa subida é tão forte que você sente seus pés saindo do chão.
Agora ficou mais fácil visualizar né? Porém se você realizar todo esse movimento bem devagar, sem a explosão, não terá a fase elástica, logo seus pés não sairão do chão. Faça o teste.
Agora você lembra que eu falei que a corrida são vários saltos ritmados? Se você tiver a fase elástica do músculo bem desenvolvida, será capaz de correr mais rápido, mais longe e o melhor, gastando menos energia.
Se achou isso interessante para esse tipo de treino é melhor ter uma consultoria de treino para um personal trainer te orientar qual é o melhor exercício para você e seu esporte.
3 – Alongamento para correr mais rápido
Essa dica pode parecer estranha, mas não é. Ser uma pessoa com boa flexibilidade além de prevenir lesões te ajudará a correr mais rápido.
De nada adianta você estar com muita força e com potência muscular se os seus músculos estiverem enrijecidos: seu posterior de coxa não consegue estender muito, o quadril não rotaciona, o tornozelo não realiza os movimentos para se adaptar ao solo. O resultado será uma lesão ou uma corrida extremamente exaustiva.
O alongamento deve ser feito fora dos horários de treinamento, ou seja, tem que ser um treino só de alongamento. Isso porque ao treinar os músculos ficam tensos e as fibras se aproximam, alongar nesse momento te ajudará a relaxar a musculatura, mas o ganho de flexibilidade será baixo.
Confira aqui na Fut colchonetes e tatames para o seu alongamento.
4 – Didáticos de corrida para saber como correr mais rápido
Esses exercícios têm como objetivo melhorar a técnica da corrida, a agilidade e a coordenação motora.
Talvez você seja uma pessoa forte, explosiva e bem alongada, porém sua técnica de corrida não é boa: não levanta o joelho o suficiente, não movimenta os braços, se perde nas passadas ao precisar acelerar ou mudar de direção.
Para isso existem alguns exercícios educativos que buscam melhorar a técnica da corrida. Muitas vezes são usadas até como aquecimento em alguns esportes.
São os famosos skipping alto, skipping baixo e o hop, por exemplo.
Com um treinamento periodizado e envolvendo esses quatro fatores acima, você passará a correr mais rápido!
Prepare-se e bom treino!
Confira também no Blog da Fut: Roupas e acessórios para treino – O que realmente precisa?
Qual o melhor tênis para correr? 5 modelos que valem a pena investir
Treino de pernas para mulheres : Conheça exercícios que vão ajudar no seu ganho de massa muscular
Exercícios para perder a barriga: Confira a 7 dicas para queimar aquela gordurinha
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!