Correr mais rápido pode fazer muita diferença no esporte que você pratica, uma arrancada poderá deixar o adversário para trás. Mas como correr mais rápido do que você corre hoje? 

Muitos esportes exigem velocidade de corrida e estar alguns passos à frente do seu adversário vai dar uma boa vantagem.

A corrida é um movimento simples e natural do corpo humano, explicando de uma forma simplista a corrida são vários saltos seguidos e ritmados. Guarde essa informação, ela será importante para você saber como correr mais rápido.

Bom, então vamos pôr as mãos na massa, ou melhor, as pernas. 

1 – Fortalecimento: chave para saber como correr mais rápido 

É importante fazer exercícios de fortalecimento para os membros inferiores uma vez que com as pernas mais fortes será mais fácil dar impulsão nas passadas e melhorar a potência. 

A fórmula da potência muscular : potência = (força x distância)/tempo. Ou seja, quanto maior a força, maior será a potência muscular. 

O fortalecimento ainda ajuda a prevenir lesões nas articulações pois poderá absorver mais o impacto e isso nos leva a dica número 2. 

Mas antes eu separei um vídeo com alguns exercícios para fortalecimento de corrida. 

É ideal para o seu desempenho você estar vestindo roupas e usando assessórios adequados. Confira aqui na Fut!

2 – Pliometria para correr muito rápido

Talvez essa palavra seja nova para você mas você já deve ter visto muitos atletas treinarem isso. 

Pliometria é o método que treina a fase elástica do músculo – sim, seu músculo tem uma propriedade elástica. Nesse momento serei um pouco técnico, mas vamos devagar: 

  • Na fase excêntrica do movimento o músculo alonga ganhando energia. Aqui atua a fase elástica e se acumula energia. 
  • Na fase concêntrica do movimento, se for feito uma rápida contração a energia acumulada dará mais potência no movimento.  

Confuso? Vamos por em prática para visualizar melhor. Imagine que você fará um agachamento: 

  • Fase excêntrica: você começa a agachar devagar, seu músculo da coxa está super contraído apesar de você estar deixando o peso do seu corpo descer.
  • Fase concêntrica – você contrai o músculo para subir o mais rápido possível, essa subida é tão forte que você sente seus pés saindo do chão.
Como correr mais rápido - Blog da Fut

Agora ficou mais fácil visualizar né? Porém se você realizar todo esse movimento bem devagar,  sem a explosão, não terá a fase elástica, logo seus pés não sairão do chão. Faça o teste. 

Agora você lembra que eu falei que a corrida são vários saltos ritmados? Se você tiver a fase elástica do músculo bem desenvolvida, será capaz de correr mais rápido, mais longe e o melhor, gastando menos energia. 

Se achou isso interessante para esse tipo de treino é melhor ter uma consultoria de treino para um personal trainer te orientar qual é o melhor exercício para você e seu esporte. 

3 – Alongamento para correr mais rápido

Essa dica pode parecer estranha, mas não é. Ser uma pessoa com boa flexibilidade além de prevenir lesões te ajudará a correr mais rápido.  

De nada adianta você estar com muita força e com potência muscular se os seus músculos estiverem enrijecidos: seu posterior de coxa não consegue estender muito, o quadril não rotaciona, o tornozelo não realiza os movimentos para se adaptar ao solo. O resultado será uma lesão ou uma corrida extremamente exaustiva.

O alongamento deve ser feito fora dos horários de treinamento, ou seja, tem que ser um treino só de alongamento. Isso porque ao treinar os músculos ficam tensos e as fibras se aproximam, alongar nesse momento te ajudará a relaxar a musculatura, mas o ganho de flexibilidade será baixo. 

Confira aqui na Fut colchonetes e tatames para o seu alongamento.

4 – Didáticos de corrida para saber como correr mais rápido 

Esses exercícios têm como objetivo melhorar a técnica da corrida, a agilidade e a coordenação motora. 

Talvez você seja uma pessoa forte, explosiva e bem alongada, porém sua técnica de corrida não é boa: não levanta o joelho o suficiente, não movimenta os braços, se perde nas passadas ao precisar acelerar ou mudar de direção. 

Para isso existem alguns exercícios educativos que buscam melhorar a técnica da corrida. Muitas vezes são usadas até como aquecimento em alguns esportes. 

Como correr mais rápido - Blog da Fut

São os famosos skipping alto, skipping baixo e o hop, por exemplo. 

Com um treinamento periodizado e envolvendo esses quatro fatores acima, você passará a correr mais rápido! 

Prepare-se e bom treino! 

Confira também no Blog da Fut: Roupas e acessórios para treino – O que realmente precisa?

Qual o melhor tênis para correr? 5 modelos que valem a pena investir

Treino de pernas para mulheres : Conheça exercícios que vão ajudar no seu ganho de massa muscular

Exercícios para perder a barriga: Confira a 7 dicas para queimar aquela gordurinha

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!